A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, ...
O que é atenção primária à saúde? A atenção primária à saúde (APS) é geralmente o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o ...
O QUE É O PROGRAMA? O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) tem como objetivo promover a cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária.
Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.
Quais as 4 principais funções da Atenção Básica na rede de atenção à saúde?
A Atenção Primária em Saúde abrange “a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde apresentadas pela população de um território“.
A Atenção Primária, como visto, é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. Por isso, no Brasil, fazem parte dela as UBS (Unidades Básicas da Saúde), a Equipe de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além dos agentes comunitários de saúde.
Segundo o documento Construindo a Saúde no Curso de Vida: conceitos, implicações e aplicação em Saúde Pública, os profissionais da APS devem promover as ações de saúde de modo integral e centradas na pessoa, com vistas à prevenção da perda da capacidade intrínseca.
As principais unidades de atenção primária são os postos e centros de saúde, em parte atualmente chamados de Unidades de Saúde da Família. É válido lembrar que os ambulatórios de hospitais e policlínicas por oferecerem serviços de especialidades, são considerados serviços secundários.
A Promoção da Saúde possui como princípios a equidade, a intersetorialidade, o empoderamento, a participação social, a sustentabilidade, a autonomia e a integralidade. Estes são bons marcadores para identificar se uma ação ou política está voltada à promoção da saúde.
Orienta-se pelos princípios da uni- versalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
3 DO PACS AO PROGRAMA PREVINE BRASIL: A TRAJETÓRIA DA APS. Em 1991 foi criado o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que realizava um trabalho de coleta de dados sobre as condições de vida e de saúde da população.
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria nº 4.279, de 30/12/2010).
Em termos conceituais, foi a partir da Conferência de Cuidados Primári- os em Saúde, realizada no ano de 1978, em Alma-Ata, Cazaquistão, que se buscou uma definição para APS.
Composição mínima de 01 (um) profissional médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, cumprimento de 40 horas semanais para todos os profissionais membros da equipe.
São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: Primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quais são os procedimentos e ações que podem ser realizadas na atenção primária?
Então são realizadas consultas, exames, orientações para uma alimentação adequada, planejamento familiar e radiografias. Também são realizadas as campanhas de imunização, o tratamento de doenças agudas e infecciosas, cuidados paliativos e reabilitação.
Como é classificada a atenção primária à saúde APS )?
Na APS, as equipes profissionais estão divididas da seguinte maneira: Saúde da Família (47.627), Saúde da Família Ribeirinhas (202), Prisionais (316), Consultório na Rua (156), Atenção Primária (3.869), Saúde Bucal (27.041), dentre outras estratégias.
Faz consulta de enfermagem, medicações. Faz visitas domiciliares, visitas para as pessoas que têm hepatite, tuberculose, para avaliar se o paciente está acompanhando direito, dá orientações sobre medicamentos, tratamento e alimentação.
O que é atenção primária secundária e terciária de saúde?
De modo geral e resumido, a atenção primária atua como ponto inicial de contato com o sistema. Em seguida, a atenção secundária provê cuidados especializados e diagnósticos mais complexos. Por fim, a atenção terciária é reservada aos casos mais intricados e requer intervenções altamente especializadas.
Conselho Nacional de Saúde. O Pacto pela Saúde, aprovado pelo CNS em fevereiro, está estruturado em três pilares: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão.
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 4.279/10, estabelece diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).