Exprime a noção de primeiro ou anterior (ex.: protobispo; proto-estrela ). Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal, h, r ou s (ex.: proto-árico, proto-história, proto-organismo, proto-revolucionário, proto-sulfureto) .
O falso prefixo proto-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "o" ou "h". Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen.
To e for são preposições em inglês que, normalmente, assumem o mesmo significado: “a” ou “para”. Contudo, podem assumir também outras funções, como veremos a seguir.
PRÉ/PRÓ/PÓS, ULO E ULA: SAIBA O SIGNIFICADO DE QUALQUER PALAVRA APENAS CONHECENDO PREFIXOS/SUFIXOS
Porque usamos Tô?
A maneira mais fácil de compreender é pensar que “to” significa “para” e, por isso, o uso principal será para expressarmos uma direção ou objetivo. Vamos a alguns exemplos para ficar mais claro: I am going to Rome on my vacation. I am taking a day off to help you move.
Proto-História é o período da Pré-História anterior à escrita, mas que nos é permitido conhecer por ser descrito em algumas das primeiras fontes escritas. Praticamente coincide com a Idade dos Metais. Até o século XIX, era crença geral de que o homem tivesse surgido em poucos milhares de anos.
Podemos compreender a Proto-História como um momento intermediário, de hibridez, de transição, depois da Pré-História e anterior à História. É, por definição, um momento de grande complexidade e dinamicidade cultural. Na Europa Ocidental estamos falando, genericamente, dos inícios do I milênio a.C. aos seus finais.
Prefixos são morfemas que se posicionam antes do radical, para formar novas palavras. Estes elementos são originários ou do grego ou do latim, e quando se ligam aos radicais, transformam o sentido da palavra. As palavras que se formam pelo acréscimo de afixos (prefixos e sufixos) a um radical são denominadas derivadas.
Proto = Início, primeiro. Evangelho = Do Grego (evangelion), significa "Boa Notícia", "Boa Nova", "Boa Mensagem", "comunicação de Deus aos homens". A palavra proto-evangelho define a primeira comunicação de Deus com os homens em Gênesis 3:15.
A palavra portuguesa "igreja" provém do substantivo composta grega ἐκκλησία [Ekklesía] que por sua vez é a combinação da preposição ἐκ [ek] ou εξ [ex] com o verbo καλέω [kaléo], sendo que ek ou ex tem o sentido de "para fora" e kaléo o sentido de "eu chamo" ou "eu convoco".
Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.
Uma protolíngua é uma língua que foi o ancestral comum de diversas outras línguas que formam uma família de línguas. O termo alemão Ursprache (formada pelo prefixo Ur-, "primordial", e Sprache, "idioma") é ocasionalmente usado.
A palavra estou, na qual abreviamos, deve ser escrita (na forma abreviada) "tô" ou "tou", porém o certo mesmo seria usar a própria palavra, ou seja, estou.
Se há uma dupla de preposições em inglês que deixa os brasileiros confusos é to e for. Acho que a culpa disso é o fato de que, na nossa língua, elas se traduzem em geral como uma só preposição: para. Por isso, vamos ver os usos mais comuns de to e for para resolver este problema.
To – há muitas definições para a preposição “to”. O uso mais comum da palavra é na frente de um verbo para formar o infinitivo, como, por exemplo: to go, to see, to watch, to do. Então, se você vir o “to” antes de um verbo, ele está sendo usado na forma infinitiva.