Para que serve o chá de cúrcuma O chá de cúrcuma é conhecido por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Ou seja, a bebida pode ajudar a inibir o crescimento ou destruir microorganismos e pode desacelerar processos inflamatórios.
Por possuir ação anti-inflamatória e antioxidante, a cúrcuma é ainda recomendada para o tratamento de outros problemas na pele como alopecia, dermatite, líquen plano bucal (inflamação crônica na mucosa do revestimento interior da boca) ou psoríase, na forma de cremes ou cápsulas orais.
Qual é o melhor horário para tomar o chá de açafrão?
Além de beneficiar diretamente a saúde física, o chá de cúrcuma age também como um relaxante natural. Por isso, é excelente para a saúde mental. Assim, recomenda-se seu consumo antes de dormir ou logo pela manhã.
Preparar um chá de cúrcuma é simples. Misture uma colher de chá de açafrão em pó em água quente e adoce com mel ou limão, se desejar. Beba regularmente para combater a inflamação.
Quanto tempo o açafrão começa a fazer efeito no corpo?
O efeito da cúrcuma geralmente é visível dentro de um mês ou dois. No entanto, se uma pessoa deseja grandes efeitos, como redução da inflamação da pele e sintomas de depressão e ansiedade, levaria alguns meses para a cúrcuma tratá-los. No entanto, ajuda a ajudar na digestão assim que é introduzido no sistema do corpo.
Com substâncias essenciais para o nosso organismo, o açafrão consegue atuar em processos anti-inflamatórios, antioxidante e antienvelhecimento com muita eficiência. Alguns estudos apontam que o açafrão é capaz de prevenir Alzheimer e o surgimento de alguns tipos de câncer.
Adicionar o açafrão em pó na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Após amornar, beber até 3 xícaras por dia desse chá, por até 7 dias. Quando esse chá é feito com a raiz fresca, deve-se ferver essa planta junto com a água por 5 minutos.
Qual o benefício de tomar açafrão antes de dormir?
A utilização do açafrão é muito diversa, podendo atuar como antiespasmódico, expectorante, afrodisíaco, tranquilizante, antidepressivo, anti-inflamatório, antiemético e anti convulsivas, bem como em casos de insônia, distúrbios cognitivos, tratamento de doenças hepáticas, asma, bronquite, resfriados, febre e doenças ...
Pode estimular o metabolismo; Aumenta a queima de gordura; Pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na prevenção e tratamento da diabetes: o consumo diário pode ajudar a reduzir a absorção de açúcar no sangue e diminuir a compulsão por carboidratos; Melhora o trânsito intestinal.
Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.
Ou seja, trata-se de uma planta cheia de nutrientes, como as vitaminas C e B6, que são importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais como o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.
Seus efeitos calmantes e de melhora do humor se devem a vários mecanismos de ação. Por exemplo, o açafrão aumenta os níveis cerebrais de importantes neurotransmissores que melhoram o humor, como a serotonina e a dopamina. Ele também modula a resposta ao estresse e exerce efeitos anti-inflamatórios no cérebro.
Incidência rara (>1/10.000 e <1/1.000) Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.
Como usar o açafrão para emagrecer: Para que o corpo absorva bem a especiaria. “A curcumina é mal absorvida durante a digestão. Portanto, preparar os pratos com pimenta-preta junto pode ajudar. Para ter bom efeito, use de meia a uma colher de chá de açafrão e uma pitada da pimenta”, recomenda Paula.
A curcumina, presente na cúrcuma, é um composto ativo associado a perda de peso, porque acelera o metabolismo, promovendo um maior gasto energético e a queima de gordura corporal.
Primeiramente, auxilia na função hepática, intensificando a desintoxicação do organismo e eliminando toxinas prejudiciais. Essa ação é especialmente importante para manter o fígado saudável e promover o equilíbrio do sistema digestivo.
O açafrão contém antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, comumente associados a doenças crônicas como o câncer. Um estudo realizado em tubo de ensaio demonstrou que alguns compostos da especiaria conseguem combater as células cancerosas presentes no cólon, assim como impedem seu crescimento.
Muita gente confunde, mas o açafrão não tem nada a ver com a cúrcuma, popularmente chamada de açafrão-da-terra. Enquanto o verdadeiro vem de uma flor e é vermelho, o outro é uma raiz parecida com o gengibre e seu tom é alaranjado. "Os tons apenas se parecem, mas são bem diferentes.
Chá de cúrcuma antes de dormir pode ser uma opção segura para quem tem dificuldade em pegar no sono. A principal vantagem é que, por se tratar de um calmante natural, ele não apresenta os riscos dos medicamentos controlados, dentre os quais um dos mais graves é a dependência.
Alguns estudos apontaram que, quando consumida com o estômago vazio, essa água de açafrão pode proteger o estômago e reduzir os riscos de úlcera péptica e gástrica. A explicação para isso está novamente na curcumina, que possui potentes propriedades anti-inflamatórias.