O algodão do Dólmã absorve líquidos quentes, retardando os efeitos nocivos dos mesmos, permitindo que o profissional remova o Dólmã de forma a reduzir ou até evitar queimaduras.
Juntamente com a toque blanche, é tradicionalmente utilizado por chefs e mestres confeiteiros e padeiros por tradição herdada de Auguste Escoffier, o "Imperador dos Chefs" e codificador da Gastronomia. De acordo com o Dicionário Aurélio brasileiro O Dólmã (Casaco curto e justo, usado pelos militares.)
Como surgiu o dólmã? O uniforme conhecido como dólmã teve origem no século XIX, com o francês Marie-Antoine Carême. Esse cozinheiro lançou o livro de gastronomia “Le Maitre d'Hotel Francais”, que veio a se tornar um clássico da área e trouxe um esboço de um novo traje para cozinheiros profissionais.
A Dólmã Unissex é destinada para profissionais de cozinha que queiram aliar segurança, conforto e elegância em um uniforme. Abotoamento exposto. Confeccionado em tecido Brim 100% Algodão ou em Gabardine pela Fábrica de Jalecos.
O algodão também é um material leve e pode ser considerado o mais confortável por ser uma fibra natural. Sendo assim, não causa irritações e alergias na pele, ele costuma ser indicado até para roupas de bebê, que precisam ter altíssima qualidade, já que os pequenos têm a pele mais sensível.
A) Protege contra o calor: A cozinha de restaurantes e hotéis costuma ser um ambiente quente. Assim, o Dólmã deve ser feita em tecido 100% algodão, que servirá para proteger o profissional do calor excessivo da cozinha.
A Dolmã é a peça principal na composição do uniforme de cozinheiro. Ela confere destaque ao profissional. Sendo assim, ao ver as pessoas trabalhando na cozinha, pela Dolmã é fácil saber quem é o cozinheiro responsável ou Chef de Cozinha, como costumamos nos referir.
A COR VERMELHA DESTE PRODUTO ESTÁ COM PREÇO PROMOCIONAL E POR ISSO NÃO ACEITAMOS A TROCA E DEVOLUÇÃO DA MESMA. O Jaleco ou Kimono Hapi foi desenvolvido para profissionais da área de gastronomia. Principalmente sushimans, que trabalham na cozinha oriental.
Geralmente essa roupa ajuda a identificar qual funcionário trabalha em determinar lugar e ainda a saber qual a função dele dentro da cozinha. Um chef costuma usar um tipo de roupa muito marcante: um dólmã, um avental, uma calça e um chapéu branco alto.
Tecido de fibra natural, o algodão proporciona maciez e a melhor sensação térmica. Os uniformes feitos com composição 100% algodão são leves, confortáveis, frescos e se adaptam a diferentes temperaturas.
° Feche os zippers, vire a roupa do avesso e vire a gola; ° Não sobrecarregue a máquina de lavar; ° Não recomendamos deixar peças compostas de cores claras e escuras de molho principalmente por período prolongado; ° Use sabão em pó específico para sua roupa.
O dólmã Julius preto é uma peça essencial para o dia a dia do chef e cozinheiro. Um dos nossos best sellers, o dólmã Julius oferece um visual profissional mais moderno com um caimento reto, sendo ideal para o uso diário.
- O dólmã, nome dado ao famoso jaleco, deve ser produzido com tecido térmico para não aquecer com o calor dos alimentos. - O longo avental protege as pernas do chef contra acidentes.
Peça fundamental para os chefs de cozinha, o dólmã é um uniforme, que além de ter um design bonito, tem várias funções, sendo usado tanto por chefs de restaurante, quanto em confeitarias.
O toque é alto e branco, o chapéu tradicional de cozinheiro, que, assim como todos os outros, tem a função de manter o cabelo e suor afastados da comida e dos ingredientes.
Algodão: o algodão é uma fibra natural que serve como base para outros tipos de tecido. É uma ótima escolha para o verão, pois favorece a transpiração, evitando a proliferação de bactérias, mau cheiro e aquelas desagradáveis marcas de suor, principalmente, na região das axilas.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.