O movimento de rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo (linha imaginária que atravessa o centro da Terra, indo de um polo a outro). Esse deslocamento provoca a alternância entre os períodos de insolação nas regiões do planeta.
O movimento de rotação é o percurso que a Terra faz em volta do seu próprio eixo, ou seja, em volta dela mesma. O planeta Terra leva cerca de 24 horas para dar essa volta completa. É esse movimento que define a separação entre os dias e as noites.
O primeiro é responsável pela sucessão de dia e noite; o segundo, pelo surgimento das estações do ano. Como o movimento de translação da Terra ocorre segundo uma trajetória elíptica, e não circular, a distância entre a Terra e o Sol mudará ao longo do ano.
E se a Terra parasse de girar? Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Ouça o texto abaixo!
A HUMANIDADE CONSEGUIU ALTERAR O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA
Para que serve o eixo de rotação da Terra?
O movimento de rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo (linha imaginária que atravessa o centro da Terra, indo de um polo a outro). Esse deslocamento provoca a alternância entre os períodos de insolação nas regiões do planeta.
Os seres humanos não conseguem sentir um movimento uniforme como o da Terra. O que sentimos é a aceleração e desaceleração. A Terra gira constantemente, mas não sentimos tontura nem percebemos esse movimento porque seu raio (metade do diâmetro da circunferência) é muito grande – mais de 6.000 quilômetros.
Como se sabe, o eixo de rotação da Terra não é ortogonal ao plano no qual ela se movimenta ao redor do Sol. Ele apresenta uma pequena inclinação, que foi provavelmente causada por um impacto que a Terra sofreu de outro corpo celeste no passado remoto.
Quais seriam as consequências caso o eixo de rotação da Terra fosse modificado?
O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.
A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.
Outro movimento que lhe ensinaram foi o de rotação: a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Essa volta em torno de si mesma demora aproximadamente um dia (23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos, para ser exato).
A rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites do mundo, através da distribuição progressiva da luz solar no globo, e sua duração é de 23 horas, 56 minutos, quatro segundos e 0,9 décimos, em uma velocidade de 1.666 km/h ou 465 m/s.
Por meio da rotação, é possível alternar espécies que tenham sistemas distintos de raízes, como gramíneas e leguminosas. Essa medida contribui para a manutenção da fertilidade do solo e reduz a necessidade do uso de substâncias químicas.
Eixos são elementos de construção mecânica que suportam outros elementos de construção e tem como finalidade transmitir movimento. Classificação dos eixos quanto ao movimento relativo: - Eixos fixos - as peças que eles suportam giram em relação ao eixo.
Os eixos, são elementos mecânicos usados para unir um ou mais elementos de uma máquina. Contudo, quando se trata de um eixo móvel, ele transmite potência por meio do movimento de rotação. Na maior parte, os eixos são feitos em aço, com baixo e médio teor de carbono.
"Trocando em miúdos, as mudanças ligadas a terremotos são muito menores do que as alterações imperceptíveis que acabam ocorrendo todos os anos". De acordo com LeGrande, alterações maiores no eixo provocam mudanças climáticas.
Como a Terra não está inclinada com relação ao Sol, ambos os hemisférios recebem a mesma quantidade de energia solar. Enquanto em um dos hemisférios inicia-se a primavera; no outro, inicia-se o outono. Esse fenômeno ocorre duas vezes ao ano, em março e em setembro.
As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.
A rotação do núcleo interno da Terra pode ter parado e pode até girar ao contrário, sugere uma nova pesquisa. A Terra é formada pela crosta, pelo manto e pelos núcleos interno e externo.
O que faz a Terra girar? Na verdade, o nosso planeta, assim como os demais planetas solares, só gira porque não existe nenhum tipo de força ou resistência capaz de parar a sua rotação, que se perpetua.
Se a Terra passasse a girar mais rápido, as voltas mais velozes em torno do seu eixo afetariam de imediato o ritmo biológico da maioria dos seres vivos, que dependem da luz solar para regular os seus ciclos de sono, alimentação, reprodução e atividades em geral.
O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.
"A Terra sairia de uma velocidade de aproximadamente 900 km/h (em latitude de 45°) para zero, causando uma forte freada, mas essa velocidade pode variar, dependendo da latitude." Segundo ele, provavelmente os prédios e casas do mundo inteiro cairiam, e uma espécie de terremoto assolaria a superfície terrestre.
A Terra caminha para registrar em 2024 o ano mais quente da história da humanidade, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), sistema de observação da União Europeia.