Originalmente concebido por Bruce Marshall, na década de 1930, o Ensaio Marshall foi criado para determinar a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas a quente de concreto asfáltico, com uso previsto em pavimentações.
Em termos conceituais, ensaios marshall têm como principal característica a obtenção dos índices de estabilidade e de fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico ou alcatrão.
Conforme já começamos a falar sobre, o ensaio Marshall é um procedimento técnico de qualidade que tem como principal objetivo determinar a quantidade correta de ligante asfáltico em uma mistura betuminosa.
Para a indústria automotiva, o ensaio de tração em corpos de prova serve para testar a resistência dos materiais utilizados na fabricação de peças e componentes de veículos. Saber como os materiais se comportam sob tensão permite aos engenheiros projetar veículos que são seguros, eficientes e confiáveis.
O ensaio de fadiga é utilizado para estimar os limites de tensão e tempo de uso a que um produto, peça ou elemento de máquina pode ser submetido, sendo que a partir destes é possível determinar o melhor material para composição de um produto.
Para que serve o ensaio de tração das misturas asfálticas?
Quais são os tipos de ensaio de fadiga?
No ensaio de fadiga a fadiga do material é provocada por estresse cíclico com a frequência de ensaio correspondente. Podem ser ensaios de carga pulsante na região de tração ou de pressão ou ensaios de carga alternada com fases de tração e de pressão.
O ensaio de fadiga consiste em aplicar cargas ou deformações cíclicas (geralmente senoidais) em um componente ou corpo de prova padronizado, para se determinar a vida ou a resistência em fadiga.
Qual é o objetivo do ensaio de dureza? O ensaio de dureza tem como objetivo medir a resistência de um material à deformação plástica permanente, fornecendo informações sobre sua durabilidade e resistência.
O teste é realizado despejando o concreto em um molde padrão em formato de cone truncado e, em seguida, essa forma é removida cuidadosamente. O grau de abatimento (ou slump) do concreto é medido pela diferença entre a altura original do molde e a altura do concreto após a remoção dessa forma.
O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a 2ª Guerra Mundial. Logotipo do Plano Marshall criado pelos EUA para divulgar o programa.
Quais as diferenças entre as dosagens Marshall e Superpave?
O dimensionamento Superpave se difere do ensaio Marshall principalmente pela forma de compactação. Enquanto na dosagem Marshall a compactação é feita por impacto, utilizando golpes, na dosagem Superpave é realizada a compactação por amassamento, utilizando giros.
O Marshall é o método de dosagem de misturas asfálticas mais utilizado no Brasil e oferece parâmetros mecânicos (estabilidade, fluência e resistência à tração por compressão diametral) e volumétricas (densidade aparente, índice de vazios e relação betume e vazios).
Vamos falar um pouco sobre a Escala de Marshall, uma ferramenta projetada para auxiliar na categorização de lesões cranianas identificadas em tomografia.
O principal guideline é o alemão, também conhecido como protocolo MARSHAL. Ele dissolve os aspectos analisados no NEXUS ao longo do atendimento básico do pré-hospitalar, seguindo o A (vias aéreas), B (respiração), C (circulação), D (déficit neurológico) e E (exposição).
Os concretos para bombeamento devem ter boa trabalhabilidade, isto é, o Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm ( Slump = 90 +/- 10 mm ). A Cortesia Concreto adota o Slump = 90 +/- 10 mm.
O teste de Slump avalia a trabalhabilidade e/ou fluidez do concreto produzido. A trabalhabilidade esta relacionada com a facilidade de moldar o concreto nas formas desejadas, pois, além da resistência, o concreto tem como vantagem a possibilidade de moldá-lo como o desejado.
Quanto maior for o resultado do teste de slump, maior é a sua fluidez. A consistência do concreto pode ser ajustada pela quantidade de água na mistura e pelo uso de aditivos.
A escala de dureza Rockwell C (ou dureza hrc), por exemplo, é a mais utilizada no ramo metal mecânico e tem por finalidade realizar medições de aços e aços com camadas profundas de tratamento térmico. Sua medida vai de 20 à 70 HRC.
O método Rockwell é um método de medição direta da dureza, sendo assim, um dos mais utilizados em indústrias. Este é um dos métodos mais simples e que não requer habilidades especiais do operador eliminando assim quaisquer erros humanos.
O ensaio de fluência é um método de análise utilizado para estudar o comportamento dos materiais quando submetidos a cargas constantes ou variáveis ao longo do tempo. Nesse ensaio, um corpo de prova é submetido a uma temperatura e carga específicas por um período prolongado, geralmente horas ou até mesmo semanas.
O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar (Figura 1). Devido à facilidade de execução e reprodutibilidade dos resultados, este ensaio é amplamente utilizado.