A estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como pela obtenção de conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.
A estatística é um ramo da matemática que visa coletar, organizar, analisar e apresentar dados. Comumente, a estatística é vista como difícil, ainda que seja uma ciência complexa, ela tem o intuito de transformar dados em informações de modo que seja possível visualizá-los no dia a dia.
A estatística é a área da matemática responsável pela contagem e pela organização de dados. A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles.
A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
Neste sentido, o objetivo da Estatística é analisar os dados disponíveis e que estão sujeitos a um certo grau de incerteza no planejamento e obtenção de resultados.
A estatística pode ser usada para resolver problemas complexos, como prever o comportamento de uma população ou descobrir os padrões de uma doença. Ela também pode ser usada para testar hipóteses científicas, ajudar a entender os efeitos de medicamentos e identificar os fatores que influenciam determinados resultados.
Qual a importância da estatística nos dias atuais?
A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas.
O estatístico constrói modelos matemáticos capazes de processar esses dados, realizar análises complexas e cruzar informações. Profissionais de qualquer área precisam tomar decisões e quando essas decisões são baseadas em informações elas se tornam muito mais assertivas.
A estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como pela obtenção de conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.
A estatística serve para termos uma análise de dados de um determinado evento, para termos uma noção geral do que está ocorrendo nele. Um exemplo disso seria o caso da pandemia COVID-19, pois todo o mundo precisou e ainda precisa de pessoas que trabalham com estatística para realizar pesquisas com relação ao vírus.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo.
Há basicamente dois tipos de análise estatística: descritiva e conclusiva, sendo cada uma delas usada em situações diferentes dentro do ambiente empresarial.
Quais são as áreas onde a estatística pode ser aplicada?
O trabalho do estatístico pode ser no setor de controle de qualidade, melhoramento de processos, posicionamento de um produto no mercado, satisfação de clientes e funcionários.
Estatística: É a ciência que oferece uma coleção de métodos para produzir e obter dados, organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conhecimento (Adaptado de Triola (1999)).
O que faz um Estatístico? Um estatístico é um profissional especializado na coleta, análise e interpretação de dados para extrair informações relevantes e tomar decisões informadas em diversos campos.
Podemos definir então que a estatística surgiu com o interesse dos governos em obter informações quantitativas e qualitativas – riquezas, tributos, populações e moradias – da sua nação.
A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações.
A estatística é um ramo importantíssimo da matemática. Ela coleta e estuda dados, a fim de obter informações que levem a uma tomada de decisão mais consciente, baseada em fatos reais. A partir desse estudo, é possível entender certos cenários e decidir com consciência como agir diante deles.
A estatística básica é a que você aprende nas aulas Ensino Médio. Ela consiste em realizar uma coleta de dados, que seguirão para análise. Essa parte inclui cálculos como média aritmética e frequência absoluta, além de medidas dispersão, variabilidade e medidas tendência central.
Estatística é a ciência que utiliza as teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Eles são disputados em todos os setores: nas empresas, na academia e no governo. Mas as melhores oportunidades de trabalho estão no setor financeiro, sendo atualmente a área que mais contrata estes profissionais. Por isso, o mercado de trabalho tem tudo para ser promissor aos que concluem a graduação em Estatística.
Um estatístico cria pesquisas, enquetes e questionários. Em seguida, coleta e organiza os dados obtidos. Um estatístico usa sua formação em análise e estatística para analisar informações e chegar a conclusões com base em seus achados.
Onde a estatística é utilizada no dia a dia do cotidiano?
Na saúde, a estatística é uma ferramenta que colabora para a o mapeamento de doenças como a dengue e febre amarela. Ao se agrupar, organizar e descrever informações contidas em um banco de dados, por exemplo, podemos compreender fenômenos passados ou ainda prever acontecimentos futuros e nos preparar para eles.