Para que serve cada tipo de extintor?
O que combate cada um dos extintores?
- Extintor Tipo A – para Materiais Sólidos. ...
- Extintor Tipo B – para Líquidos e Gases Inflamáveis. ...
- Extintor Tipo C – para Equipamentos elétricos/eletrônicos energizados. ...
- Extintores Tipo D – para Metais Pirofóricos. ...
- Extintores Tipo K – para Gorduras.
Como apagar incêndio de classe B?
A espuma mecânica é um agente extintor empregado no combate a incêndio da classe "B" (líquidos inflamáveis). A espuma mecânica deve ser aplicada contra um anteparo, para que possa ir cobrindo lentamente a superfície da área incendiada. Tanto a espuma química como a mecânica têm dupla ação.Qual o uso do extintor ABC?
O extintor ABC é utilizado no combate em princípio de incêndio de classe A, B e C, ou seja incêndios ocasionados pela combustão de materiais sólidos, combustíveis líquidos e equipamentos elétricos, respectivamente.Como evitar incêndio classe B?
Classe B – Os líquidos inflamáveis são voláteis, tornando os incêndios desta classe particularmente perigosos. A estratégia aqui é cortar o suprimento de oxigênio, usando espumas ou CO2, evitando que o fogo se propague. Também ocorre a extinção suprimindo a reação em cadeia, que mantém as chamas ativas.Quais são as classes de incendio e que tipo de extintor usar? | Prevenção e Combate a Incêndio
Para que serve o extintor tipo B?
Para o combate seguro e eficiente desta classe de incêndio, classe B de fogo, é indicado o extintor a base de pó químico e/ou gás carbônico. Essas classes de extintores de incêndio, B e C, atuam por meio do abafamento das chamas, interrompendo a combustão.O que é a classe K?
Os extintores de classe K são projetados especificamente para combater incêndios que envolvem óleos de cozinha e gorduras animais, como os que ocorrem em cozinhas comerciais, restaurantes e outros locais onde alimentos são preparados.O que o extintor ABC apaga?
O pó químico ABC consegue extinguir princípios de incêndio causados pela combustão da madeira (A), Combustão de Gasolina e outros líquidos inflamáveis (B) e ainda queima de equipamentos elétricos (C), sem colocar em risco a vida do operador.Qual a função do extintor classe C?
Classe C Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc. Classe D Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.Para qual classe é recomendado um extintor de CO2?
O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início. O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C.Por que o extintor de CO2 não tem manômetro?
Caso o ponteiro do manômetro estiver no vermelho, nota-se a necessidade de realizar uma nova recarga. Por razões químicas de equilíbrio de fases o extintor de CO2 não possui manômetro. O anel identificador informa o ano em que o extintor passou pela recarga.Quais são os 7 tipos de extintores?
Tipos e classificações de cada extintor
- Gás Carbônico (CO2) O extintor de gás carbônico é usado para combater incêndios de Classe B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos), pois são incêndios que não podem ser combatidos com água. ...
- Pó Químico BC. ...
- Pó Químico ABC.
Qual o tipo de extintor que não tem manômetro?
Se reparar, o extintor de CO2 não possui manómetro. Tem um sifão e uma válvula de controlo de descarga com uma agulheta, ou difusor.Qual o extintor que não pode ser usado na eletricidade?
Os extintores de espuma mecânica agem por resfriamento e abafamento e não podem ser utilizados em equipamentos elétricos.Qual extintor usar em combustível?
Assim, os extintores recomendados para posto de gasolina são os de pó químico BC ou ABC, os quais são eficazes para a extinção de incêndios causados pela combustão de líquidos inflamáveis.Qual extintor para gás de cozinha?
Extintor de Gás Carbônico (CO2) – Classes B e CExtintor carregado com dióxido de carbono ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).