Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto.
Cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade. Mas a divulgação pura e simples não é a única função do cartaz.
De forma simples, este tipo de cartazes tem essencialmente como principal objetivo divulgar eventos que estejam ligados à cultura e que possam interessar à comunidade envolvente.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
O Papel Cartaz ou Cartão é um papel resistente que possui cor em um de seus lados sendo ideal para diversos usos dentre eles desenhos recortes ou pinturas em trabalhos escolares profissionais ou artesanato.
O cartaz é uma folha de papel impressa que possui a função de transmitir uma mensagem para as pessoas no local em que ele foi aplicado. Além disso, o cartaz é chamativo, mas não exagerado. Tudo vai depender do layout, que busca captar a atenção do público.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
Eles conseguem transmitir mensagens de forma rápida, simples e visual. Os cartazes podem ser usados para diversas finalidades, como: Divulgar informações: Para comunicar uma nova política da empresa, eventos corporativos e anunciar conquistas.
Qual a finalidade de um cartaz promovido por alguma campanha social?
O que são cartazes de promoção? A definição literal sobre um cartaz de promoção é que ele consiste, geralmente, em um suporte de papel fixado de maneira que fique visível em lugares públicos, com a finalidade de divulgar um determinado produto, serviço ou até mesmo conceito ideológico.
Então quando chegamos ao cartaz atingimos a ideia básica. Essa é a grande força do cartaz, a síntese”. Arte em Cartaz é uma exposição que traz cartazes como objetos de Arte, criados pelo Designer e Artista Visual Tim Oliveira nos últimos anos para espetáculos de Teatro e Dança em Fortaleza.