Neste projeto de pesquisa, o fitoterápico abordado é seiva da bananeira (Musa spp), que popularmente, é utilizado (a) para a cura e cicatrização dos ferimentos, bastando aplicar esta seiva diretamente sobre a ferida que deve estar limpa.
Feridas, úlceras, hemorróidas: aplicar a seiva da bananeira diretamente nos locais afetados, observando os cuidados de assepsia. Inflamações, queimaduras, neuralgia: fazer compressas locais com a casca da banana quase madura (parte interna) renovando a cada duas ou três horas.
A principal indicação do extrato glicólico de banana é para loções de tratamento de acne. Também muito utilizado em shampoos remineralizantes. Utilizado na indústria cosmética na produção de cremes, loções cremosas, em shampoos, géis, cremes para banho, tônicos capilares, etc.
O magnésio é outro mineral presente na composição dessa planta. Nesse sentido, entre seus benefícios para a saúde, ajuda na regulação (e melhora) do humor, especialmente ao aliviar sintomas típicos da ansiedade e do estresse.
Rica em fibras, a banana é ótima para o intestino, de forma que ajuda na digestão e na formação do bolo fecal. Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome.
Você sabe pra que serve a Água de Bananeira? descubra e se surpreenda!
Para que serve a seiva da bananeira?
A bananeira possui muitos nutrientes em sua seiva e que desde a antiguidade é utilizada como cicatrizante pelos humanos. O objetivo deste projeto foi investigar a eficácia da seiva da bananeira e iodo polividona para a cicatrização e reconstituição do tegumento de ferimentos em coelhos.
Xarope de coração ( ou umbigo ) de banana. Um clássico para tosses, asmas e bronquites e afins. Sempre tenho um em casa. O xarope de coração de banana é muito usado como expectorante e para acalmar a tosse, mas também ajuda na imunidade, em alguns casos de anemia e para fortalecimento de ossos.
Rico em fibras, o coração de bananeira ajuda muito o funcionamento intestinal. ... Fortalece a imunidade. ... Previne a osteoporose e a anemia. ... Alivia sintomas de estresse e ansiedade.
Para os pesquisadores e especialistas, é mais conhecida como “inflorescência”, a qual tem a função de proteger as flores que darão origem aos frutos (BEGUM; DEKA, 2019). Muitas vezes tratada como resíduo, é descartada sem nenhum tipo de aproveitamento.
As folhas roxas que cobrem o umbigo de bananeira não são consideradas comestíveis. Elas servem apenas como pratos ou para armazenar comida depois de pronta. A parte da flor da banana que é comestível é o coração branco que fica no interior do pendão.
As folhas de banaba são usadas há anos na medicina popular para tratar diversas condições de saúde. Por exemplo, ajudar no controle e redução do colesterol. Isso porque, além de uma série de benefícios, a planta possui a capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue.
A casca de banana contém antioxidantes solúveis em água, como dopamina e galocatequina, que ajudam a combater os radicais livres e prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas. Adicionar a casca ao chá aumenta a ingestão desses antioxidantes.
O chá de banana possui alguns benefícios para a saúde, como melhorar a qualidade do sono, reduzir o inchaço, diminuir a ansiedade ou prevenir doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC, por exemplo.
Nas plantas vasculares, a seiva é um constituinte líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta.
O palmito da bananeira não é muito diferente. Pouco consumido no Brasil, é mais difundido em países do sudeste asiático e na Índia. Inclusive, como um alimento medicinal: além das vitaminas e minerais, ajuda a prevenir cálculo renal, tratar gastrites e úlceras e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
O “umbigo” da bananeira, também conhecido como “coração” (a parte vermelha na extremidade dos cachos de banana) é utilizado popularmente no preparo de xarope e na alimentação em forma de refogados, farofas, tortas e guisados (veja acima duas receitas feitas a partir da casca de banana e do umbigo da bananeira).
A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade e acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do tripes e do moko.
Apesar de muita gente descartar essa parte da flor de bananeira, ela pode ser consumida de várias formas. Alimento é tradicional no interior de Minas Gerais.
1 Desfolhe o coração de bananeira até chegar na parte mais clara, o miolo. 2 Corte-o em rodelas. 3 Em uma panela grande, coloque água até cobrir e deixe ferver, trocando a água 3 vezes para tirar a gosma e o sabor amargo.
Quais os benefícios do xarope de umbigo de bananeira?
É isso mesmo, xarope de mangarau coração da bananeira. ajuda a tratar a bronquite. e também ajuda a tratar problemas de pele, tais como a psyorize. Pra fazer o xarope de mangará, você tem que cortar.
Mergulhe o coração, já amarelo em uma bacia com água. para cada litro de água eu usei 50ml de vinagre. Não sei se é o certo, mas funcionou. Pique a flor como quiser e depois fervente por 3 vezes, escorrendo e trocando a água todas as vezes.
Rico em carboidratos, proteínas, minerais e antioxidantes, possui propriedades que ajudam a saciar a fome, melhorar o humor e combater doenças como úlceras, anemias e prisão de ventre.
Aplica-se em banhos locais ou em clisteres em casos de hemorragia ou prolapso do ânus. Avivam-se as úlceras atônicas pelo simples contato da seiva de um tronco recém–cortado, e a mesma serve para curar as aftas das crianças, misturada à porção de água simples.
Anota aí um umbigo de banana, corta ele, lava, corta ele bem fininho, bem cortadinho, tá o umbigo desse aqui você vai botar cem ml de açúcar, pega 100 ML de açúcar, entorna todo por cima dele, tá bom, não precisa misturar, Tampa, deixa 24 hora, com 24 horas ele vai ter liberado aí pessoal, tá bom 1 Mel, esse Mel você ...
Lave as cascas de banana e corte-as em tiras pequenas na perpendicular, ao correr das fibras. Coloque-as num tacho com o açúcar, o pau de canela, o cravinho e a água. Leve a ferver suavemente, até obter uma calda espessa. Adicione o mel e a aguardente, misture bem, coe e guarde num frasco que vede bem.