O papel para Desenho Fabriano 4L é o mais reconhecido entre os desenhistas, extremamente liso, alto grau de colagem e excelente resistência a borrachas de qualquer dureza são as principais qualidades deste papel que é particularmente adequado para uso profissional.
Se você quer pintar com uma técnica molhada, como a aquarela ou guache, invista em papéis de gramatura acima de 200g/m². Lembre-se que quanto maior a gramatura, mais resistente é o papel. Para pinturas com lápis de cor, opte por papéis lisos com gramatura baixa ou média, como o offset.
São vários os tipos de papéis para desenhar existentes no mercado. Os mais usados são o sulfite, o vegetal e o papel para aquarela. Mas existem outras opções como por exemplo o papel kraft, o Canson e o Bristol.
Para a aquarela, o ideal é 300 m/g² ou até maior. Procure sempre a indicação de que o papel é próprio para aquarela, porque alguns papéis, mesmo com gramatura elevada, não são indicados e podem esfarelar ao receber água.
As texturas aguçam não só a percepção visual, mas também novas sensações através do toque. O Papel Textura Branco ou Kraft pode ser utilizado em cartonagem, papelaria personalizada, papelaria criativa, scrapdecor, scrapbooking, embalagens, convites especiais, cartazes, entre outras.
Qual o melhor papel para fazer desenhos realistas? Papéis para desenho
Qual a utilização do papel?
De qualquer forma, o papel é praticamente um item de necessidade fundamental para a sociedade atual, sendo utilizado para escrever, desenhar, imprimir, embalar, limpar, entre outras funções. Folha de papel.
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.
– Canson – É o tipo ideal de papel para pintar porque a gramatura é bem alta. – Cartolina – As melhores cartolinas para pintura são as de gramatura mais altas e opacas. Nas brilhantes, o guache não consegue se fixar com qualidade.
Descrição. O papel Canson®kraft é tingido em massa e resistente. É ideal para embalagens personalizadas, mas também para trabalhos decorativos e desenhos. Está disponível em castanho, branco e também em sete cores vivas.
Compartilhe: O Papel Sulfurize é comumente conhecido como papel manteiga ou papel croqui. O objetivo desse tipo de papel é auxiliar no aperfeiçoamento de desenhos e artes. Além disso, o Papel Sulfurize pode ser igualmente utilizado para realizar cópias de desenhos, desenhos feitos a lápis, bem como esboço.
Os papéis com gramatura entre 130 e 224 g/m² são ideais para desenhos em geral em várias técnicas, principalmente aquelas que exigem a aplicação de várias camadas de materiais ou utilizam recursos com maior umidade, como tintas.
Um dos materiais que funcionam bem para a impressora jato de tinta é o papel sulfite. Ele é composto de fibras que absorvem a tinta líquida. Outros tipos de papéis são os foscos como o opaline, casca de ovo, sulfite mais grosso, vergê, papel duplex, etc.
Os papeis Canson® Colorline® têm dupla face. O lado liso é ideal para canetas de feltro e marcadores enquanto que o lado granulado é bom para lápis, carvão e pasteis, com uma boa sensação de profundidade.
É importante adquirir um fixador especial para giz pastel seco, pois, diferente de outros materiais de desenho, ele não fixa tão bem no papel, precisando dessa proteção para se manter intacto.
Como suporte para pintar com pastéis secos o papel rugoso é o mais adequado. Existem numerosos papéis para pastéis especiais, por exemplo Ingres, Veloute, Sansfix, Pastel Card, etc.
“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica.
O offset é mais resistente à umidade e consome mais tinta de sua impressora, enquanto o papel sulfite é menos poroso e proporciona mais economia de tinta. A textura do sulfite é mais lisa, já o offset tem uma granulação leve na folha.
Já o papel cartão existe apenas em altas gramaturas e é mais grosso do que uma cartolina e também pode ser encontrado em diversas cores, a diferença é que não é os dois lados do papel que são coloridos. O papel cartão é usado produção de embalagens, molduras e caixas.
Para fechar esse primeiro bloco da série A, temos o papel sulfite A4 180g que é ainda mais grosso do que o de 120g e permite a criação de cartões, convites de casamento ou aniversário, catálogos, panfletos, envelopes, tags, além de outros trabalhos artesanais, escolares ou de escritório.
Chamex Colorido é produzido a partir de cultivo de eucalipto 100% renovável, e tratado com pigmentação especial, o que resulta em um papel mais colorido e divertido. A embalagem é transparente para facilitar a visualização da tonalidade.