Ponteiras dianteiras e traseiras As ponteiras formam pares com as luvas. O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo.
Essa peça possibilita uma variação de ângulo que distribui o peso por igual, garantindo um deslocamento mais estável. Ou seja, basicamente, o papel do eixo cardan é fazer a transmissão da energia que é gerada pelo motor, para o eixo diferencial e deste para as rodas´.
O eixo cardan é composto por diversos componentes, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange. Dessa forma, todo esse conjunto bastante articulável que é instalado ao longo da parte inferior do veículo, do motor ao diferencial das rodas, permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
Quando o veículo atinge velocidades mais altas e o eixo cardan começa a vibrar, é sinal de que alguma coisa não está certa. Continuar operando com vibração causa danos nos rolamentos dos mancais centrais, rolamentos do pinhão, diferencial e caixa de câmbio.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
A maneira mais simples de verificar o cardan é entrar em baixo do veículo e segurar a barra de direção com ambas as mãos e tentar torcer ou movê-la. Como a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado.
O Mancal ou Rolamento para Cardan é usado como mancais do eixo cardan e possuem projetos e características especiais para resistir ao contato com lama, água e suportar altas rotações. Mas o principal objetivo do Mancal ou Rolamento para Cardan é a absorção da vibração e a trepidação dos eixos de transmissão.
Este cardan completo é composto por duas cruzetas 5-273x trava externa com bico graxeiro, dois garfos, tubo, flange de cruzeta e luva que encaixa no eixo de saída do cambio.
Coxim 3 Page 6 E a pontuva nada mais é que uma ponteira com o entalhado deslizante igual ao da luva, daí os nomes luveira e pontuva. Ou seja, ao invés de a ponteira deslizar dentro da luva, a luveira é que desliza dentro da pontuva, conforme ilustra a imagem abaixo.
A cruzeta é uma peça que fica localizada nas extremidades do eixo cardan — por isso, também é conhecida como cardan, cruzeta cardan e cruzeta do cardan. A peça compõe o que chamamos de juntas universais. São usadas na coluna e direção do automóvel. No entanto, nos veículos grandes, as cruzetas são peças maiores.
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Qualquer tipo de tranco ou esforço excessivo frequente, pode quebrar as cruzetas, bem como as flanges, terminais e ponteiras deslizantes. É comum encontrar ponteiras com os entalhados retorcidos ou quebrados ─ um verdadeiro cenário de guerra!
O eixo cardan é formado por dois eixos tubulares. Sendo assim, o primário é alinhado à fonte que produz a energia motriz. Já o secundário é centrado ao eixo de tração. Na ligação dos eixos, chamadas de juntas universais, são posicionadas as cruzetas.
Depois de alguns experimentos engenhosos, um italiano chamado Geronimo Cardano inventou o eixo cardan, dando origem ao nome conhecido hoje como eixo cardan.
O eixo cardan funciona de modo articulado. Em se tratando de caminhões, a estrutura é composta por dois eixos, de modo a ficarem posicionados no eixo de tração e força motriz do veículo.
O cardan é composto por uma barra tubular e juntas universais, como já foi dito no tópico anterior. Enquanto isso, o diferencial possui coroa, pinhão, satélites etc. Por último e não menos importante: o movimento. O cardan tem uma rotação constante com variação de ângulo, enquanto o diferencial tem rotação variável.