O Puran T4 é receitado pelos médicos para suprir a necessidade levotiroxina, hormônio produzido pela glândula tireóide. O medicamento geralmente é direcionado a pacientes com suplementação hormonal devido ao hipotireoidismo e supressão do TSH hipofisário. PURAN T4 25MCG É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS.
Puran T4 possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina, hormônio normalmente fabricado pelo organismo, pela glândula tireoide. Como uma forma sintética do hormônio T4, a substância supre a deficiência hormonal no organismo, regulando a velocidade metabólica.
O Puran T4 é um remédio que contém levotiroxina sódica na sua composição, indicado para o tratamento do hipotireoidismo ou quando existe falta de TSH no corpo, pois é capaz de repor os hormônios que normalmente são produzidos pela glândula tireoide, permitindo, assim, manter seus níveis no sangue em valores normais.
A reposicao hormonal com a levotiroxina sódica ( Puran t4 ou outra marca ) nesta dose pode sim levar à perda de peso . O objetivo da utilização da levotiroxina em pacientes que foram submetidos a tireoidectomia é normalização dos hormônios tireoideanos. Desta forma, não haverá interferência no peso.
Começa a fazer efeito logo após a sua tomada. O controle é realizado através do valor de TSH que demora algumas semanas para normalização (6-8 semanas). Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Café: não tome Puran T4 com café, pois pode reduzir a absorção da levotiroxina pelo intestino, tornando-a menos eficaz. Depois de tomar Puran T4 você deverá esperar pelo menos de meia hora à uma hora antes de tomar café. Os alimentos podem interferir com a absorção da levotiroxina.
A orientação de tomar o PuranT4 é de no mínimo 30' antes do café , se você tomar com maior antecedência não há problema algum. Essa orientação é para não ter interferência do alimento na absorção do medicamento por isso mais tempo de jejum não prejudica.
Sintomas como calor e sudorese podem ser decorrentes de um possível "excesso de hormônio tireoideano" e por isso o mais recomendado é que você procure o seu Endocrinologista e faça exames como TSH e T4 livre para avaliar se a dose da medicação está correta.
A administração em excesso pode ocasionar sintomas de hipertiroidismo, aumento da frequência cardíaca, palpitações, tremores, aumento do trânsito intestinal, insônia.
A medicação é de uso contínuo, mas sejamos francos, não será um dia sem tomar que vai fazer seu hipotireoidismo descontrolar! Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.
A principal causa do hipotireoidismo é a condição chamada Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune também conhecida como Tireoidite Crônica ou Tireoidite Linfocítica, que leva o corpo a fabricar anticorpos que destroem a própria glândula tireóide.
Puran T4 não deve ser utilizado em caso de: hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula, infarto do miocárdio recente, tireotoxicose não tratada (síndrome clínica, não tratada, resultante de níveis elevados de hormônio da tireoide), insuficiência suprarrenal (da glândula localizada sobre os rins) ...
O Puran T4 (levotiroxina) é indicado para o tratamento do hipotireoidismo. Alguns pacientes que já tiveram hipertireoidismo no passado e já trataram (com iodo radioativo ou cirurgia por exemplo) podem evoluir com hipotireoidismo e também necessitar tratar com essa medicação.
Alguns hábitos alimentares são verdadeiros inimigos. O excesso de sal, açúcar, gorduras saturadas e alimentos refinados e industrializados afetam a tireoide e prejudicam a fabricação dos hormônios.
Em geral, as reações adversas da levotiroxina 1 estão associadas a uma dosagem excessiva e correspondem aos sintomas 2 do hipertireoidismo 3. desaparecem com a redução da dosagem ou suspensão temporária do tratamento. Ocorrem também reações alérgicas, tais como rash 13 e urticária 14.
O Puran T4 é composto por um hormônio tireoidiano e seu uso é exclusivamente para reposição hormonal nas pessoas com doenças de tireoide. Não é uma medicação indicada para emagrecimento.
Quantos quilos uma pessoa com hipotireoidismo engorda?
Um aumento expressivo de peso é raramente associado à baixa produção do hormônio. Em geral, 2,5 a 5,0 kg podem ser atribuídos ao hipotireoidismo, dependendo da gravidade do caso. É importante dizer que caso o aumento do peso seja o único sintoma, é pouco provável que a causa seja unicamente um problema na tireoide.
Qual o melhor café da manhã para quem tem hipotireoidismo?
Com baixo teor de iodo – Uma dieta pobre em iodo ajuda a reduzir a produção elevada de hormonas. Deverá, por isso, optar por alimentos como sal não iodado, café ou chá, claras de ovos, frutas frescas ou enlatadas, nozes sem sal e manteigas, pão caseiro ou pão sem sal, laticínios e ovos, aveia ou batatas.
Hipertireoidismo. Ocorre quando a tireoide produz excessivamente os hormônios tireoidianos (T3 e T4), que são responsáveis por regular o metabolismo. No hipertireoidismo, o excesso hormonal pode levar a um aumento do gasto calórico, tremores, irritabilidade e rápida perda de peso.