O RPM (rotações por minuto) do veículo indica o número de giros do virabrequim. É o braço direito do motorista, que o auxilia nas trocas de marcha do veículo. A forma como o condutor utiliza o RPM influencia diretamente o consumo de combustível.
Como funciona o RPM? Também chamado de “contagiro”, o RPM indica o número de giros do virabrequim — uma pequena peça dentro do motor que transmite força para os demais componentes do veículo. O movimento do virabrequim é originado a partir do sobe e desce constante do pistão.
Assim, quanto menor a taxa de ciclo do motor por minuto, menor o consumo de combustível do motor. Para manter um bom consumo de combustível, oriente os seus motoristas a manterem a RPM do motor entre 1500 e 2000 ao dirigir em velocidade constante. Isso ajudará você a economizar combustível.
Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.
Assim, o ideal para troca da primeira marcha é atingir os 2.000 rpm. Na segunda, já se pode trocar aos 3.000 rpm. A partir daí, a manutenção nessa rotação já garantirá tanto uma boa performance, quanto economia.
Como funciona o RPM ou CONTA GIROS? Os truques do marcador de RPM para economizar combustível📺242
Em qual marcha gasta menos combustível?
Andar na quinta marcha
Sendo assim, o que ajudará o motorista a economizar é a forma como ele vai dirigir. Dessa forma, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante e evite pisar fundo no acelerador, pois quanto mais baixa for a rotação, menos gasolina o automóvel consumirá.
O RPM (rotações por minuto) do veículo indica o número de giros do virabrequim. É o braço direito do motorista, que o auxilia nas trocas de marcha do veículo. A forma como o condutor utiliza o RPM influencia diretamente o consumo de combustível.
Por exemplo: se o RPM indica o nº 3, significa que o motor do veículo gira a 3000 rotações por minuto. Mas a verdade é que não existe um número de RPM ideal. Cada veículo tem suas particularidades e faixa de rotação mais adequada.
O RPM localiza-se no painel, geralmente com a numeração de 1 a 8 – dependendo da potência do motor, pode ser maior. Suas cores auxiliam o condutor na verificação da rotação: Luz verde: Tudo ok. Rotação e aceleração corretas.
Cada carro tem sua potência e seu tipo de motor, mas de maneira geral, de acordo com especialistas, a velocidade ideal na estrada para economizar combustível é de 80 km/h a 100 km/h, podendo economizar até 20% de combustível em comparação com quem dirige a 120 km/h.
Você sabe o que é o RPM do motor? Sigla para o termo “rotação por minuto”, trata-se de um dos indicadores mais importantes do motor do automóvel. Ele pode ser visualizado dentre os itens do painel automotivo durante a condução do veículo.
É um sinal de alerta grave. A rotação está muito elevada aumentando significativamente o consumo de combustível e provocando danos ao motor. Manter o veículo na faixa vermelha pode levar a danos permanentes no motor, como a sua fundição.
Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.
Você já deve ter ouvido dizer que dirigir o veículo com a quinta marcha engatada pode ajudar a reduzir o consumo de combustível, o que também é mito. Na realidade, não há uma marcha que irá diminuir o gasto de gasolina. Sendo assim, o que ajudará o motorista a economizar é a forma como ele vai dirigir.
5ª marcha – habitualmente utilizada em estradas e em alta velocidade, não há uma regra específica de quando engatá-la, no entanto, recomenda-se após 60 km/h, pois senão o carro tende a perder muita força ou, em um caso mais extremo, fazer muita força para chegar até essa quilometragem.
Você sabe o que é o RPM do motor? Sigla para o termo “rotação por minuto”, trata-se de um dos indicadores mais importantes do motor do automóvel. Ele pode ser visualizado dentre os itens do painel automotivo durante a condução do veículo.
Os motores dos veículos mais comuns costumam girar entre 800 rpm (marcha-lenta) e 7000 rpm (rotação máxima), sendo que a faixa entre 1800 a 4000 rotações o ponto ótimo de trabalho da maioria dos propulsores, conforme a marca e modelo.
Portanto, quanto menor a marcha, maior a força e a rotação do motor. No caso contrário, quanto maior a marcha, maior a velocidade e menor a rotação do veículo.
A vida útil do motor não é apenas um dos problemas que eventualmente ocorrerão. Acelerar muito estraga o motor sim, mas também eleva o consumo de combustível para níveis muito mais altos que o normal. Assim, não adianta reclamar de uma média com baixo quilometro por litro, se o motor sempre opera em regime elevado.