O sensor de partida a frio detecta a temperatura do líquido de arrefecimento do motor e informa a ECU (unidade de controle eletrônico) sobre essa temperatura.
Por estar em contato com o líquido de arrefecimento, este sensor detecta a temperatura do motor no momento da partida, transmitindo esta informação para o sistema de partida a frio para que este acione ou não a injeção auxiliar de combustível.
A partida a frio é um mecanismo que auxilia o início da combustão do motor. Ele é muito útil em dias frios, quando o etanol perde sua capacidade de combustão. Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2021 e saiba quanto custa para encher o tanque de cada um deles.
Quais são os componentes do sistema de partida a frio
Para permitir a passagem de gasolina, existe uma válvula chamada Válvula Solenoide, que utiliza o mesmo principio do motor de partida e alternador (eletromagnetismo) , que faz a passagem de combustível necessário para os primeiros giros.
Como saber se o reservatório de partida a frio está funcionando?
COMO SABER SE O RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO ESTÁ FUNCIONANDO? Nos carros que possuem o tanque auxiliar, é normal que escute um barulho mais alto na bomba de combustível nos dias mais frios. Esse é um belo sinal que mostra que o sistema de partida a frio está funcionando perfeitamente.
Motor não pega com etanol? - Como usar o tanquinho de partida a frio em carros flex
O que acontece se não colocar gasolina no reservatório de partida a frio?
O que acontece se não colocar gasolina na partida a frio? Se não for adicionada gasolina na partida a frio, especialmente em carros flex ou a etanol, o processo de ignição pode se tornar mais difícil. Isso ocorre porque o etanol possui uma temperatura de ignição mais alta do que a gasolina.
Qual o problema do reservatório de partida a frio está vazio?
Caso ele esteja vazio, talvez o automóvel não ligue (situação na qual está muito frio e o carro está abastecido com etanol). Para evitar este tipo de situação é importante observar se há combustível neste reservatório.
O que colocar na partida a frio? O sistema de partida a frio só é acionado caso o veículo esteja abastecido com etanol e as temperatura externa seja baixa. Por isso, os manuais recomendam gasolina aditivada ou premium.
Saiba mais: Você sabe o que é CCA (Corrente de Partida a Frio), indicada na bateria? Essa sigla mostra a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida do seu veículo. Em outras palavras, é a intensidade de corrente elétrica fornecida pela bateria.
Como funciona o sistema de partida a frio do carro?
Existem diferentes tipos de sistemas de partida a frio: Tanquinho de partida a frio: Um pequeno reservatório de gasolina é utilizado para armazenar combustível e auxiliar na ignição em condições frias. Quando o motor é ligado, uma bomba elétrica transfere a gasolina do reservatório para o sistema de injeção.
Primeiro ligue a chave, espere cinco segundos e só então dê a partida. Não é preciso pisar no acelerador. Como esse tipo de carro é eletrônico, ele se regula sozinho. Esse tempo entre ligar a chave e dar a partida serve para o ajuste da temperatura.
Porque a luz da gasolina acende mesmo com o tanque cheio?
Ela indica a necessidade de abastecimento e das duas, uma: ou ele acabou de abastecer o carro e fica sem entender coisa nenhuma, ou então ele olha pro ponteiro do combustível e tá realmente precisando de ser abastecido. Para no posto, completa o tanque e a luzinha continua acesa.
Basicamente, o tanquinho de partida a frio armazena uma pequena quantidade de gasolina a fim de permitir que o motor do carro ligue, sem dificuldades, quando abastecido puramente (ou em maior proporção) com etanol.
Sua função é medir a velocidade de rotação do motor em RPM (rotações por minuto). Ele faz isso captando pulsos de uma roda dentada ligada ao virabrequim e enviando essas informações para a central eletrônica do carro.
O sensor de rotação fica localizado próximo ao virabrequim do motor. Este, por sua vez, fica no interior do bloco do motor, sendo uma das peças mais importantes da sua parte inferior, onde ocorre a combustão dos gases.
Para que serve a válvula solenoide partida a frio?
A eletrobomba se encarrega de manter o sistema pressurizado e a Válvula Solenoide se encarrega de controlar o fluxo de combustível que será injetado, a fim de que o motor entre em funcionamento e mantenha uma marcha lenta estável.
Sim, é normal que o relé do carro aqueça um pouco, principalmente quando a bobina do componente é ativada, gerando um campo magnético e, consequentemente, dissipando calor, levando ao aquecimento do relé. Contudo, caso o relé esteja muito quente, pode indicar que ele esteja com defeito.
Dessa forma, a sua função é ligar a bateria ao motor de partida por meio dos cabos de alta espessura. Assim, quando a bobina do relê recebe a tensão da bateria ela é energizada e faz uma ponte da bateria ao motor de arranque.
Qual a melhor gasolina para colocar na partida a frio?
A melhor gasolina para colocar no tanquinho de combustível do sistema de partida a frio do motor flex é a aditivada. Isso porque ela contém detergentes que ajudam a manter os componentes, especialmente os bicos injetores, limpos e em perfeito funcionamento.
Em temperaturas baixas, a gasolina tende a se tornar mais densa, dificultando sua passagem através do sistema de combustão e é aí que os aditivos entram em ação, agindo para diminuir essa viscosidade, transformando a gasolina em um líquido mais fluido e fácil de inflamar.
Pode colocar gasolina comum no reservatório de partida a frio?
Então deixar o sistema de partida a frio parado faz com que aumentem as chances de ter uma dor de cabeça no futuro. Já abastecê-lo com gasolina comum é um problema por causa do prazo de validade dela. Além do tempo de vida ser curto, quando essa gasolina estraga cria uma nata que pode entupir os bicos injetores.
O que acontece se colocar água no reservatório de partida a frio?
A agua é mais pesada que a gasolina, então ela fica no fundo. E no fundo é onde fica a saída para alimentar o motor na partida a frio. Então se certifique que não sobrou nada de agua, porque se sobrar, ela vai ser enviada para o motor antes da gasolina que fica por cima flutuando...
Para minimizar os efeitos do frio, aí vão algumas dicas. Uma sugestão, e que vale para todos os carros, é segurar o pedal da embreagem na hora da partida. Segundo especialistas, com esta ação é possível diminuir o esforço do motor de arranque.