Homens com ginecomastia irão se beneficiar de tamoxifeno para bloquear os receptores estrogênicos no tecido mamário e homens sem ginecomastia começarão o tratamento com 25mg de citrato de clomifeno diários, com o intuito de aumentar a produção hipofisária de LH e restaurar os níveis de testosterona sanguíneos e intra- ...
Sim , o tamoxifeno pode causar perda da libido (11%) e até impotência sexual... Os efeitos colaterais mais comum em homens são fadiga (21 %), ansiedade (20%), distúrbios do sono (19 %), diminuição da libido (11%) e ganho de peso (10 %).
O tamoxifeno, é um remédio bastante conhecido entre os atletas que buscam a suplementação hormonal para favorecer o desenvolvimento de sua musculatura.
Esses medicamentos agem bloqueando os receptores de estrogênio nas células cancerígenas da mama, impedindo que o estrogênio se ligue a elas e estimule seu crescimento. São administrados por via oral diariamente. O tamoxifeno é a hormonioterapia mais estudada para o câncer de mama em homens e geralmente mais utilizada.
O Tamoxifeno é um modulador seletivo do receptor de estrogênio. Isso significa que ele bloqueia a ação do estrogênio em uns tecidos, mas atua como estrogênio em outros. É usado principalmente no tratamento do câncer de mama com receptor de hormônio positivo, onde vai bloquear a ação do hormônio nas células do câncer.
Os comprimidos de tamoxifeno devem ser tomados por via oral, com um pouco de água, e ingeridos inteiros sem partir ou mastigar, sempre no mesmo horário diariamente. Geralmente, a dose recomendada de tamoxifeno é de 1 comprimido de 20 mg, em dose única, ou 2 comprimidos de 10 mg.
O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.
Quanto tempo para o tamoxifeno começar a fazer efeito?
Após administração oral, o Citrato de Tamoxifeno é absorvido rapidamente, atingindo concentrações séricas máximas em 4 a 7 horas. As concentrações no estado de equilíbrio dinâmico (cerca de 300 ng/mL) são alcançadas após 4 semanas de tratamento com 40 mg diários.
Ele não deve ser administrado em conjunto com alguns tipos de anticoagulantes. Além disso, parece haver uma redução na eficácia do tamoxifeno quando ele é tomado junto com alguns antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (em especial a fluoxetina e a paroxetina).
O tamoxifeno é usado principalmente no tratamento do câncer de mama receptor de hormônio positivo (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona). O raloxifeno é utilizado principalmente para prevenir e tratar a osteoporose nas mulheres na pós-menopausa.
Tamoxifeno é um modulador seletivo de receptores de estrogênio que liga-se competitivamente aos receptores de estrogênio nos tumores e outros tecidos alvos, produzindo um complexo que reduz a síntese de DNA e inibe os efeitos do estrogênio.
citrato de tamoxifeno: evita o crescimento de mamas nos homens; vitamina E: por ser antioxidante, evita o aparecimento dos efeitos colaterais; HCG: estimula a produção natural de testosterona.
Quem faz o uso do citrato de tamoxifeno pode está fazendo o uso de creatina, energético , whey proteico? Boa tarde! Creatina e Whey Protein podem ser utlizados sem problema, desde que com orientação e acompanhamento nutricional.
O tamoxifeno reduz a incidência de fraturas em comparação com o placebo, em um ambiente ósseo de baixo estrogênio e, portanto, não contribui para a perda óssea relacionada à terapia endócrina nessa população.
O tamoxifeno, um antiestrogênico com grande afinidade pelas células mamárias têm demonstrado grande eficácia no tratamento da ginecomastia, principalmente quando está no começo. Alguns estudos demonstram eficácia de quase 100% na ginecomastia puberal (do adolescente) e de até 78% em outros casos de ginecomastia.
Não há interação medicamentosa entre o tamoxifeno e o gel de testosterona, mas alguns dos efeitos colaterais do tamoxifeno podem ser potencializados com o uso da testosterona. Para indicar a reposição hormonal a paciente deve ser criteriosamente avaliada por seu oncologista em conjunto com seu ginecologista.
Já os pacientes que estão fazendo o uso de inibidores hormonais, que são medicamentos que manipulam os hormônios, como Tamoxifeno, Anastrozol, Goserelina, etc., não costumam ter baixa de imunidade e, portanto, também são considerados fora do grupo de risco.
Pode ser ingerido em jejum ou após a alimentação. ALGUMAS REAÇÕES PODEM APARECER COMO: Náusea, retenção de líquidos (possivelmente vista como tornozelos inchados), sangramento vaginal, corrimento vaginal, erupções na pele, coceira ou descamação da pele, ondas de calor e cansaço.
O tamoxifeno tem sido associado a alterações nas taxas de enzimas hepáticas 25 e, em raras ocasiões, a anormalidades mais graves: esteatose hepática 26, colestase 27 e hepatite 28.
Os primeiros estudos com tamoxifeno depois da cirurgia utilizavam tempos mais curtos de tratamento – de um a dois anos. Conforme fomos aprendendo mais, esse tempo foi aumentado para 5 anos. Hoje já temos alguns estudos que testaram o uso por mais de 5 anos.