A ora-pro-nóbis é rica em fibras, um nutriente que controla os níveis de glicose no sangue, por que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.
Pães, bolos e massas: as folhas podem ser trituradas e adicionadas à massa de pães, bolos e massas, tipo macarrão, panqueca, tortas e nhoque. Suco verde: as folhas podem ser batidas no liquidificador com frutas para fazer sucos verdes.
Quantas folhas de ora-pro-nóbis devo comer por dia?
Para colher os benefícios, é essencial consumir a ora-pro-nóbis regularmente. Embora não haja uma dose diária mínima recomendada, nutricionistas sugerem que 100 gramas por dia, equivalente a cerca de 40 folhas ou duas xícaras de chá, proporcionam uma quantidade ideal de nutrientes.
Entre os potenciais benefícios da ora-pro-nóbis estão: promoção da perda de peso, prevenção da anemia, ação anti-inflamatória e redução de dores. Ainda, seus componentes desempenham papéis cruciais, atuando como antioxidantes, hipolipemiantes, prebióticos e hipoglicemiantes.
A preocupação reside no teor de oxalato, uma substância que, embora possa ser eliminada pela urina, pode ser prejudicial para pessoas com predisposição à formação de pedras nos rins.
A inclusão da ora-pro-nóbis na dieta pode ser feita de várias maneiras simples: as folhas podem ser consumidas cruas em saladas, refogadas, ou transformadas em pó para adicionar em bolos, sucos, caldos e sopas.
Utilizado na culinária e na fitoterapia, este chá tem ganhado destaque entre aqueles que buscam opções naturais para complementar a dieta e melhorar a saúde. Segundo a nutricionista Mayra Bespalhok, o melhor momento para tomar o chá de ora-pro-nóbis é entre as refeições.
Ora folhas contêm o mineral de cobre que ajuda na formação de colágeno. É usado para criar uma pele saudável e jovem. Benefício da Ora-pro-nóbis na Prevenção da Constipação: A fibra dietética presente nas folhas desta flanta tem a capacidade de prevenir a constipação.
“Ela forma um gel dentro do estômago, preenchendo o órgão e promovendo a saciedade. Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso”, afirma a endocrinologista Carolina Mantelli, que atende em São Paulo.
Existem três tipos de variedades dessa planta: branca, rosa e dourada. A versão rosa (Pereskia grandifolia) contém oxalato e, por isso, não deve ser consumida crua. O oxalato, presente na OPN rosa, dificulta a absorção de minerais e, em grandes quantidades, pode prejudicar os rins.
A alta concentração de proteínas da ora-pro-nóbis contribui para a formação e fortalecimento da musculatura. O aminoácido também atua na redução da pressão arterial, na prevenção da diabetes e também no fortalecimento do sistema imunológico.
Embora ele seja naturalmente eliminado pela urina, o consumo excessivo de oxalato pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas com pré-disposição. Além disso, o oxalato, dependendo da sensibilidade da pessoa, pode interferir na absorção de minerais no intestino.
Quanto tempo Ora-Pro-Nóbis em Pó começar a fazer efeito? Geralmente, o tempo médio para a ora-pro-nóbis começar a fazer efeito no nosso organismo é de aproximadamente 2 semanas, mas isso varia de pessoa para pessoa, há quem possa começar a perceber os resultados depois de mais tempo de uso.
A quantidade de 15 gramas, que correspondem a cerca de 10 folhas da ora-pro-nóbis, é a recomendada pelo especialista para um adulto ingerir por dia, já para crianças e adolescentes de até 35 quilos, é indicada metade da dose, isto é, 7,5 gramas, que equivalem a aproximadamente 5 folhas.
A ora-pro-nóbis pode ser colocada na dieta de forma simples: as folhas podem ser consumidas cruas, na salada, refogadas, ou trituradas em pó. Nesse último caso, é possível incluí-la no preparo de bolos, sucos, caldos e sopas.
O que acontece se eu comer duas folhas de ora-pro-nóbis por dia?
Ora-pro-nóbis é tóxica? O que ocorre é que as folhas da variedade rosa (Pereskia grandifolia) são muito ricas em oxalato, uma substância que não é tóxica, mas dificulta a atividade dos rins e do intestino quando consumida em grandes quantidades.
Uma característica marcante da ora-pro-nóbis é a presença de uma substância viscosa e gelatinosa, chamada mucilagem, em suas folhas frescas. Essa mucilagem é inofensiva e pode ser facilmente percebida ao amassar uma folha entre os dedos.
Por outro lado, as fibras insolúveis presentes na Ora-pro-nobis aumentam o volume das fezes e ajudam a acelerar o trânsito intestinal. Isso pode ser especialmente benéfico para prevenir ou aliviar a constipação, promovendo assim a regularidade intestinal e prevenindo problemas como hemorroidas e diverticulose.
O preparo do suco detox com ora-pro-nóbis e limão é simples: basta lavar bem as folhas, retirar eventuais espinhos, e adicioná-las ao liquidificador junto com maçã verde, pepino, limão, gengibre e água gelada. Bata todos os ingredientes e, se preferir, coe o suco para uma textura mais suave antes de servir.
No entanto, é fundamental evitar consumir a ora-pro-nóbis crua. De acordo com a nutricionista Beatriz Fausto, as folhas devem ser cozidas ou refogadas para neutralizar os efeitos do oxalato, uma substância presente na planta.