O Currículo Lattes é um instrumento fundamental no mundo acadêmico. Nele, os estudantes e pesquisadores podem narrar sua trajetória, com destaque para as experiências científicas e de pesquisa. O Currículo Lattes virou ainda um pré-requisito para os estudantes que querem ingressar em um curso de mestrado ou doutorado.
O Lattes é uma plataforma de armazenamento de dados acadêmicos utilizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Através dela, é possível encontrar informações sobre a comunidade acadêmica e atividades associadas ao ensino superior brasileiro. Por meio do Currículo Lattes.
Atualmente, o Lattes é um importante banco de Currículos científicos e ferramenta fundamental para qualquer pessoa que esteja inserido no meio acadêmico. Todavia, trata-se de um site público e, por isso, qualquer pessoa pode ter um Lattes e registrar sua experiência profissional e/ou acadêmica.
Fomentar parcerias entre instituições, ICTs e empresas; Criar um instrumento de gestão para as próprias instituições de pesquisa e universidades brasileiras; Construir um banco de dados dinâmico que permita o acompanhamento sistemático e a produção de relatórios periódicos sobre o parque de nacional de pesquisa.
O que é? O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país e do exterior, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.
O que é Currículo Lattes? - Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento
Qual a importância do Lattes?
Qual a importância dessa ferramenta? O currículo Lattes funciona como o cartão de visitas do profissional para o mercado acadêmico. Ele sempre é requerido em processos seletivos das áreas da pesquisa e da docência. É o principal documento que se busca – e exigido – para que se possa ser convocado para a vaga.
Isso porque as instituições de ensino avaliam o currículo para aceitar um novo aluno. O Lattes tem uma série de vantagens, como facilidade de atualização, campos disponíveis para o registro histórico completo e detalhado, além de tradução para o inglês, entre outros prós.
4. Não é possível saber quem visitou seu Lattes. Embora a plataforma seja pública — ou seja, qualquer pessoa com acesso à internet pode visitar —, não é possível saber quem visualizou seu currículo.
A publicação de livros é uma estratégia poderosa para enriquecer o Currículo Lattes. Além de demonstrar comprometimento com a disseminação do conhecimento, essa prática ressalta a expertise do profissional em uma área específica.
Qual a importância de se cadastrar na Plataforma Lattes?
A plataforma é uma maneira de padronizar nacionalmente o registro de todo o ciclo de vida acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Por isso, é extremamente detalhado. Não à toa, sua avaliação é uma das etapas dos processos seletivos dos nossos Programas de Pós-Graduação.
Endereço: Endereço pessoal e endereço profissional. Outras formas de contato, inclusive mídias sociais. Idiomas: Indicar idiomas dos quais tem conhecimento. É possível indicar níveis diferentes de conhecimento para escrita, leitura, compreensão e fala de um mesmo idioma.
Qual a diferença entre Currículo Lattes e curriculum vitae?
Uma das principais diferenças está em 'onde utilizar cada currículo'. O primeiro é voltado ao mundo acadêmico e é essencial para a concessão de bolsas de pesquisa. Já o segundo é usado em processos seletivos do mercado de trabalho.
A Plataforma Lattes integra a base de dados de Currículos, Grupos de pesquisa e Instituições em um único Sistema de Informação. É por meio dela que se pode acessar a área do currículo.
A principal diferença entre o ORCiD e o Lattes está relacionado ao sistema que aprova a publicação dos currículos. Na plataforma internacional, a validação do que é publicado no perfil de cada acadêmico é mais rigorosa e a validada junto à instituição de ensino.
Para acessar pela primeira vez a plataforma lattes é preciso cadastrar novo currículo. Abrirá uma nova página para iniciar o cadastro do novo currículo. Selecione a opção BRASILEIRA, digite o email e a senha que você usará para acesso ao cadastro. Digite os caracteres da imagem e passe para a próxima página.
Contudo, isso mudou em 1999, quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema do currículo Lattes. A plataforma online foi criada com o objetivo de integrar em uma única base nacional os dados de todos os profissionais de diversas áreas do conhecimento.
Encontrando a pessoa desejada, basta clicar em seu nome. Ao clicar no nome da pessoa, irá abrir uma tela com a descrição do Currículo Lattes. Basta clicar em “Abrir Currículo” para ver o Currículo Lattes completo.
O Currículo Lattes é uma plataforma online desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para padronizar e organizar informações sobre a trajetória acadêmica e profissional de pesquisadores, estudantes e profissionais brasileiros.
Inclusive, alguns pontos podem aparecer como interrogação (uma conversão da plataforma), por isso é interessante evitá-los. Palavras desnecessárias também devem ser evitadas. Se você participou de uma jornada ou curso, por exemplo, é só colocar o nome do evento, e mais nada.
Ou seja, as instituições acadêmicas, as agências de fomento e os comitês de avaliação em geral usam o Currículo Lattes para avaliar as qualificações profissionais de candidatos a bolsas, professores e outros cargos.
Certifique-se de destacar suas principais realizações na seção de produção científica do Currículo Lattes. Inclua informações sobre artigos publicados, capítulos de livros, patentes, prêmios, projetos de destaque e outras contribuições relevantes para a sua área de atuação.
Como transformar o currículo lattes em curriculum vitae?
Clique na opção “Modelo de Currículo” no ícone “completo”. No final do quadro clique em “confirmar” Como produto você obterá o seu Currículo Vitae no formato de arquivo de texto.