O evangelho de Marcos contém detalhes — tais como citações traduzidas do aramaico, expressões latinas e explicações dos costumes judeus — que pareciam ser direcionados a um público de romanos e pessoas de outras nações gentias, bem como aqueles que se converteram ao cristianismo, mais provavelmente em Roma e por todo o ...
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato rápido que muitas vezes centraliza-se nos feitos poderosos do Salvador. O primeiro deles é a Expiação, que Marcos enfatiza como a missão central de Jesus como o Messias há muito prometido.
A principal missão do evangelista Marcos foi descrever e transmitir as principais pregações de Pedro sobre Jesus. São Marcos tornou-se um grande modelo, pois seguiu com fidelidade a ordem de ir pelo mundo inteiro pregando o evangelho a toda criatura.
Conhecido como “Evangelho Querigmático” – pois relata com profundidade o primeiro anúncio (querigma) – o texto de São Marcos fala de Jesus principalmente como o Filho do Homem, o servo enviado por Deus, que viveu e se sacrificou. Também aborda o temor diante da santidade divina.
O Evangelho de Marcos retrata a morte de Jesus como um sacrifício expiatório pelo pecado. A cortina do Templo, que servia como uma barreira entre a santa presença divina e o mundo profano, rasga no momento da morte de Jesus - simbolizando o fim da divisão entre o homem e Deus.
O Evangelho foi escrito por volta de 70 d.C., em Roma ou na Palestina. Época em que Israel vivia em confronto com o poderio romano. Por causa disso, a comunidade vivia na expectativa de que Jesus voltasse logo, como rei triunfante.
Marcos vai, ao longo do Evangelho, demonstrar que Jesus é o Cristo, o messias filho de Deus, mas não o messias do poder, nem do prestígio, nem da pureza, nem da Lei, nem da religião burguesa, mas o messias servo sofredor. Por isso Marcos faz Theologia crucis.
Embora o evangelho de Marcos seja primariamente histórico, também recebe forte coloração teológica. O primeiro versículo nos dá a nota chave: “… evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Por muitas e muitas vezes, a divindade de Jesus é enfatizada, quer explícita quer implicitamente.
O público-alvo é o grupo de pessoas que tem interesse no seu tema, no seu estilo e na sua proposta. Saber quem é o seu público-alvo pode ajudar você a planejar melhor a sua obra, a escolher os canais de divulgação adequados e a definir o preço e a tiragem do seu livro.
Os Evangelhos foram escritos a quatro grupos de pessoas do primeiro século: Mateus escreveu para os Judeus; Marcos para os Romanos; Lucas para os demais gentios (Gregos) e pagãos; e João para os cristãos.
Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Mateus parece ter escrito para o público judeu, para mostrar que Jesus Cristo cumpriu as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Mateus”).
Qual era a profissão de Marcos antes de seguir Jesus?
Marcos foi considerado o “estenógrafo” de Pedro e seu Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 60. Segundo a tradição, ele transcreveu a pregação e as catequeses de Pedro, dirigidas, sobretudo, aos primeiros cristãos de Roma; porém, ele as escreveu sem elaborá-las ou adaptá-las a um esquema pessoal.
Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado. O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, mostra-nos a sua humilhação até a morte e morte de cruz para nos conduzir novamente a Deus.
Segundo o Evangelho de Marcos, foi na Galileia que Jesus realizou grande parte de sua atividade missionária. Voltar à Galileia é assumir o seu projeto, e isso causa medo. Acreditar que Deus o ressuscitou é reafirmar a fé em Deus como o Senhor da vida. Apesar do medo, há grande esperança para os que seguem Jesus.
Marcos foi escrito por uma comunidade com forte presença de galileus, gregos, romanos e outros estrangeiros. Antigamente se falava que ele foi escrito em Roma, mas hoje cremos que ele foi escrito no norte da Galileia. Atribui-se a autoria deste evangelho a João Marcos (At 12) que foi amigo de Barnabé, Paulo e Pedro.
João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho. Seu Evangelho é o mais curto e fala com emoção a paixão e sofrimento de Cristo.
Assim, apesar de ser um livro dedicado a honrar a vida de Jesus, o filho de Deus, Keller também destrincha as palavras, a personalidade e as atitudes de Marcos durante todo o Evangelho.
Seja como for, muitos estudiosos, incluindo Rudolf Bultmann, concluíram que o Evangelho de Marcos provavelmente termina com a aparição ressureta na Galileia e uma reconciliação de Jesus com os Onze, ainda que os versículos 9–20 não tenham sido escritos pelo autor original de Marcos.
Em Marcos 1:1, a mensagem do evangelho é a mensagem de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Isso já pressupõe a divindade de Jesus, como as referências futuras que usam a linguagem “Filho de Deus” deixam claro.
Marcos tinha como alvo o público gentio, especialmente o romano. Marcos é um evangelho de ação. O uso frequente de “imediatamente” e “então” mantém a sua narrativa em constante movimento. Jesus aparece em Marcos como o servo (Mc 10:45) que veio para sofrer pelos pecados de muitos.
A obra de Marcos divide-se em duas grandes partes, tendo como eixo a passagem de 8,29. A primeira parte expõe ou tenta responder as questões: Quem é este? Que reino é esse que Ele anuncia? Em 8,29 a pergunta é: Este é messias?