E, em 11 de dezembro de 1981, Muhammad Ali fez a última luta da carreira na derrota para Trevor Berbick, no que ficou conhecido como 'Drama nas Bahamas'.
7. Sua última luta foi em 12 de dezembro de 1981. Ali perdeu para Trevor Berbick. Ao anunciar sua saída, ele declarou: “Não quero vir a ser um desses lutadores velhos, de nariz achatado, dizendo gugu-dadá antes de uma luta”.
O cartel de Ali contava com 57 vitórias, sendo 37 por nocaute, e 5 derrotas. Foram 32 lutas seguidas como profissional até sofrer o primeiro revés contra Joe Frazier em 1971.
Chuck Wepner, o lutador que derrubou Muhammad Ali e inspirou personagem Rocky Balboa. Chuck Wepner tem 1,90 metro de altura. Seus ombros são largos e as mãos, muito fortes. Seus calos ósseos são evidentes – uma recordação da sua vida dedicada a dar socos.
Um potente cruzado de esquerda seguido de um direto de direita fizeram Foreman dobrar os joelhos e beijar a lona. O árbitro contou até dez e a contagem terminou quando faltavam apenas dois segundos para o término do assalto. Ali perdeu e reconquistou o título uma vez mais antes de pendurar as luvas, em 1981.
Única derrota por nocaute de Muhammad Ali foi para ex-sparring Larry Holmes, em 1980
Quem foi o maior adversário de Muhammad Ali?
Um olhar sobre um dos duelos mais intensos de sempre do boxe. Recuemos a 1971, o local é o Madison Square Garden em Nova Iorque e no ringue mediram forças dois dos maiores ícones da modalidade: Muhammad Ali e Joe Frazier. Um confronto que dividiu a sociedade norte-americana.
O ex-campeão mundial dos pesos pesados Leon Spinks, mais conhecido por derrotar Muhammad Ali em 1978, morreu aos 67 anos, de acordo com um comunicado de seu assessor.
Muhammad Ali) A próxima defesa do título de Foreman, contra Muhammad Ali, foi histórica. Ali tinha um recorde de 44-2 (31 KO), com as únicas derrotas sendo para Frazier e Norton.
Maomé Ali. Autoproclamado “o maior” e reconhecido por muitos como o maior boxeador de todos os tempos, Ali travou lutas lendárias e conquistou o título mundial dos pesos pesados em diversas ocasiões. Ele também ganhou a medalha de ouro olímpica em Roma 1960 e foi o ícone de Atlanta 1966.
Apesar dos elogios mútuos, as palavras de Tyson foram um nocaute para todos os presentes naquele momento. Embora Mike Tyson tenha seu lado polêmico, tanto dentro quanto fora dos ringues, o multicampeão não se vangloriava de ser superior a Ali.
Agora, o boxeador diz que quer fazer uma última luta em 10 de janeiro de 2005, o dia de seu aniversário de 56 anos. George Foreman disse que sua volta ao ringue em 1994 teve motivos financeiros: “Eu estava falido e precisava de dinheiro para alimentar meus dez filhos.”
A última luta de Foreman foi há 17 meses, na derrota, por pontos, para Tommy Morrison. Na primeira tentativa de reconquistar o título, em 1991, Foreman perdeu para Evander Holyfield. Foreman foi campeão olímpico (México/1968). Na época, Michael Moorer não tinha um ano de vida.
O boxeador Cassius Marcellus Clay, mais conhecido como Muhammad Ali, nasceu neste dia em 1942. Sua luta contra o racismo e o imperialismo pertence não apenas à década de 1960, mas ao futuro comum da humanidade.
Ali foi diagnosticado com mal de Parkinson três anos após se aposentar, no fim de 1981. Os médicos associam a doença aos muitos socos que ele recebeu na cabeça durante a notória carreira de três décadas. Sua condição se deteriorou rapidamente nos anos seguintes.
Nomes que se tornaram a 'cara' do boxe após a aposentadoria de Muhammad Ali. Sugar Ray Leonard, Roberto Duran, Marvin Hagler e Thomas Hearns travaram verdadeiras guerras dentro do ringue, e seus legados ajudaram a popularizar ainda mais o boxe nos Estados Unidos e no mundo.
Apesar de ter tido uma carreira de sucesso e consolidada na modalidade, ostentando um cartel de 50 vitórias - 44 por nocaute - e seis derrotas, Tyson compartilhou que está com medo e disse sentir o peso da luta no momento.
Muhammad Ali estreou como peso-pesado profissional ainda em 1960 e permaneceu invicto por 31 lutas. Sua primeira derrota foi apenas em 1971, por decisão, contra Joe Frazier, perdendo o título mundial de pesos-pesados.
O ex-pugilista norte-americano Muhammad Ali conquistou mais um prêmio na carreira: o Conselho Mundial do Boxe concedeu ao astro o título de “Rei do Boxe”, em cerimônia realizada em Cancún, no México. Muhammad Ali recebeu coroa, capa e cetro.