O profeta não tem somente denúncias, mas apresenta também anúncios de esperanças e promessas para o povo empobrecido. Sofonias tinha grande preocupação para com os pobres camponeses explorados e endividados. Ele é a voz profética do povo explorado.
O livro de Sofonias é atribuído a um profeta chamado Sofonias que profetizou em Judá durante o século 7 a.C. (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Zephaniah”).
Ao estudar o livro de Sofonias, os alunos vão aprender que não precisam seguir os costumes errados da sociedade em que vivem e que podem buscar ao Senhor a despeito do que outros a sua volta escolham fazer.
O profeta Sofonias viveu e exerceu a sua atividade num momento em que Judá era disputado pelas grandes potências da época. Dentro do país se formaram dois partidos: um querendo ficar sob a influência do Egito, outro da Assíria. Durante longo período, nos reinados de Manassés e Amon, a Assíria predominava.
A HISTÓRIA DO PROFETA SOFONIAS ( O PROFETA QUE DESCREVE EM DETALHES O QUE HAVERÁ NO FIM! )
Qual era a missão do profeta Sofonias?
Sofonias, em seu escrito, tinha três preocupações principais: o dia de Javé, oráculos contra os opressores e a defesa e esperança para os pobres. O dia de Javé era entendido como uma intervenção de Deus na história, quando este vinga seu povo, decide seu destino e salva-o como no êxodo.
Sofonias profetizou que o Dia do Senhor viria com grande poder sobre os iníquos mas proporcionaria um futuro maravilhoso e cheio de esperança para aqueles que buscam o Senhor e vivem em retidão.
¨1. De acordo com o primeiro versículo deste livro o autor foi Sofonias, nos dia de Josias, rei de Judá, portanto, por volta de 640-609 a.C. ¨“Palavra do Senhor vinda a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filhos de Amom, rei de Judá”.
Ele foi escrito por volta de 663 a 612 AC e sua autoria é atribuída ao próprio Sofonias: profeta que viveu na mesma época em que viveram Naum e Habacuque “A palavra do Senhor, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” (Sf ...
De acordo com alguns, Milcom é outro nome do deus Moloque , que também é mencionado na Bíblia. No entanto, não há prova de que seja assim. Parece ser mais provável que se trate de dois deuses distintos, e que cada um tivesse o seu próprio templo em Jerusalém.
Por Nilo Luza. O profeta Sofonias, filho de Cusi (o Etíope, o Negro), atuou em Jerusalém, no início do reinado de Josias (640-606 a.C.), mais provavelmente por volta de 640-630 a.C. Seu nome significa “o Senhor protege ou esconde”. Seus antepassados eram do reino de Cuch (Egito), que ficava na África.
Sofonias pregou em Judá nas últimas décadas antes da queda deste povo aos babilônios. As referências no início do seu livro identificam o tempo das suas profecias, pois fez seu trabalho durante o reinado de Josias, rei de Judá de 640 até 609 a.C. (Sofonias 1:1). Este profeta é identificado como trineto de Ezequias.
O nome “Sofonias” significa “O Senhor escondeu” , foi um profeta de Judá. Ele se indentificou melhor do que qualquer outro dos profetas menores, remontando sua linhagem quatro gerações até Ezequias, um bom rei que levou o povo de volta a Deus durante o tempo do profeta Isaías.
Este povo, que viveu no norte da África entre 6 a.C. e 2 a.C., adorava um deus que "derrubava" bebês na fogueira. Cartago mantinha uma estátua de Malcã, deus do Sol de origem amonita (e citado até na Bíblia como alvo de oferendas).
A profecia de Sofonias coloca um desafio perante nós enquanto esperamos pelo DIA DO SENHOR. Ele fala sobre o escuro dia do Senhor. É interessante observar que Sofonias profetizou durante o reinado de Josias, após o reinado de 55 anos do mau Manassés, e do reinado de Amon que durou dois anos.
Porque Gaza será desamparada, e Asquelom, assolada; Asdode ao meio-dia será expelida, e Ecrom, desarraigada. Ai dos habitantes da borda do mar, do povo dos quereteus! A palavra do SENHOR será contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus, e eu vos farei destruir, até que não haja morador.
A profecia mais mencionada está no capítulo 38 do Livro de Ezequiel, provavelmente escrito no século 6 a.C. Um dos trechos diz: “não é acaso naquele dia, quando o meu povo de Israel habitar sua terra com toda a segurança, que tu te meterás em agitação?
O profeta Sofonias revela que a idolatria não se restringe aos cultos a outros deuses ou deusas, mas revela-se, sobretudo, na situação de injustiça e nos mecanismos de opressão que privam o povo de seu direito à vida digna.
Deus renovará nossa vida com o seu amor. Isso é uma promessa maravilhosa, e significa que, independentemente do que passamos, independentemente do que aconteceu no passado, Deus pode renovar nossa vida e nos dar uma nova chance. Ele pode nos perdoar, nos curar e nos restaurar.
“Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o Seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor” (v.
Muito provavelmente, o profeta queria destacar sua linhagem real como o descendente de um dos bons reis de Judá. A referência a “deste lugar” em Sofonias 1:4 indica que ele profetizou em Jerusalém, enquanto suas muitas referências ao culto do templo mostram uma forte familiaridade com a cultura religiosa de Israel.
Cuxe (também Cush, Cus, ou Kush) é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado em Gênesis 10:6 como o primeiro filho de Cam, sendo portanto, neto de Noé e irmão de Mizraim, Pute e Canaã, pertencendo à raça camita.