Para quem vai a multa para o condutor ou para o proprietário do veículo?
A Resolução 108/99 do CONTRAN estabelece que o proprietário do veículo será sempre responsável pelo pagamento da penalidade de multa, independente da infração cometida, até mesmo quando o condutor for indicado como condutor-infrator nos termos da lei.
Como saber se a multa foi para o condutor ou proprietário?
Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Você então deverá selecionar se deseja consultar: infrações por infrator; infrações por veículo.
Simples: a pontuação irá para o condutor, pois esta infração é de sua responsabilidade. Todavia, o pagamento da multa (que também é uma penalidade) SEMPRE será de responsabilidade do proprietário do veículo, conforme preceitua o art. 1º da Resolução n 108 do CONTRAN, cito: Art.
Quando a infração é de responsabilidade do condutor ou do proprietário do veículo
Para quem vai a multa se o proprietário do veículo não tem CNH?
Mas para quem vai a multa se o proprietário do veículo não tem CNH? Em situações em que o dono de um veículo não possui CNH, as multas são enviadas para o endereço do proprietário do carro, que precisa preencher um formulário de identificação de um condutor habilitado em até 30 dias.
Para quem vai a multa para o condutor ou proprietário lei seca?
A notificação da penalidade de multa imposta a condutor será encaminhada ao proprietário do veículo, responsável por seu pagamento, como estabelece o § 3º do artigo 282 do CTB.
257, §7º do CTB. De acordo com art. 282, §3º do CTB sempre que a penalidade de multa for imposta a condutor, a notificação será encaminhada ao proprietário do veículo, responsável pelo seu pagamento.
O proprietário do veículo que tenha sido notificado em razão do flagrante de uma infração de trânsito, o principal condutor, o condutor infrator, o embarcador ou transportador. Web : Portal de Multas de Trânsito do DNIT.
Portanto, você não poderá transferir autuações de trânsito que você é o responsável exclusivo daquela determinada infração ou não poderá assumir infrações que sejam de responsabilidade de outro condutor. Você terá que recorrer da multa para tentar evitar a perda da CNH! Espero ter ajudado você com este pequeno artigo.
Infrator contumaz é aquele condutor que, deliberadamente, comete infrações de trânsito habitualmente. A suspensão do direito de dirigir foi uma tentativa, trazida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de inibir essa conduta.
O proprietário do veículo sempre é o responsável legal pelo pagamento das multas, independente da infração cometida, até mesmo quando o condutor for indicado.
Quando alguém é multado e não tem habilitação, para quem vai os pontos?
Caso alguém não habilitado seja flagrado dirigindo, a multa ainda sim será aplicada. Contudo, não será o motorista que levará a infração, mas sim o dono do veículo. Caso o proprietário seja o motorista não habilitado, os pontos não serão aplicados, porém, a multa e medida administrativa da infração ainda vão existir.
O que acontece se eu não identificar o condutor da multa?
A infração às leis de trânsito pode gerar duas multas para a pessoa jurídica dona do veículo, caso ela não indique o condutor, e assim serão necessárias duas notificações distintas.
Acontece que, conforme estipula a Resolução nº 108/99 do Contran, o proprietário do veículo será sempre responsável pelo pagamento da penalidade de multa - independente da infração cometida e independente, também, se foi ele que cometeu a infração.
Para transferir uma multa é preciso preencher o formulário com os dados dos dois condutores, anexar uma cópia de identidade do proprietário do veículo e cópia da CNH do motorista indicado.
Como entrar com recurso de multa? São 3 etapas: identifique o órgão autuador da infração, elabore uma Defesa Prévia e encaminhe para ele; caso seja negada, dê entrada no recurso junto à JARI; se ele também não for aprovado, aplique o recurso em 2a Instância junto ao Cetran.
Para passar a multa (valor e penalização com pontos na CNH) para o nome de outra pessoa, o motorista que recebeu a notificação deve acessar o campo da infração no aplicativo, selecionar a opção “Real Infrator” e, em seguida, a opção “Indicar”. Então, basta informar o CPF do condutor responsável pela autuação.
E agora, posso transferir multa para outro condutor? A boa notícia é que dá sim para transferir essa multa para o real condutor do veículo, e também passar os pontos da CNH, decorrentes dessa multa, para o infrator. Essa possibilidade está ancorada no art. 257 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Tem como transferir multa para outra pessoa sem CNH?
O primeiro tipo de multa que não pode ser transferida é aquela em que a autuação da infração acontece em flagrante pelo agente de trânsito. Nesse caso, o registro ocorre diretamente na CNH de quem está dirigindo e não há como alegar de que o infrator foi outra pessoa.
Basta acessar o site do Detran do seu estado e inserir os dados do veículo ou do infrator. Você poderá ver as multas que estão em aberto ou já foram pagas, bem como os detalhes da infração, como data, hora, local e valor. Porém, vale atenção a um detalhe: algumas multas Renainf pode não aparecer nessa busca.
Não podem ser transferidas as multas em que o condutor foi abordado e autuado em flagrante, sendo identificado no momento da infração pelo agente. Nesses casos, não é possível indicar condutor nem passar os pontos referentes à multa para outra pessoa habilitada.
Conforme o CTB, o proprietário do veículo está isento de pagar e arcar com a pontuação da multa quando houver transferência de propriedade do veículo ou com a indicação de outro condutor.