A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação de aquisição das empresas do Grupo CRM pela Nestlé Brasil. A CRM é dona das marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffe.
A aquisição da Nestlé a uma participação marjoritária nas ações do grupo são parte de uma estratégia para expandir a sua presença no segmento de chocolates premium. Segundo informações de agências internacionais, o grupo suíço comprou essa participação da empresa Advent International.
A Kopenhagen foi fundada em 1928 por um casal da Letônia, em São Paulo. David e Anna Kopenhagen abriram a primeira loja no ano seguinte. A marca foi comprada em 1996 pelo empresário Celso Ricardo de Moraes, o homem das iniciais CRM. Ele é pai de Renata Moraes Vichi, que está no comando do grupo há 25 anos.
A Cacau Show é a maior rede de chocolates do Brasil, com cerca de quatro mil lojas, entre próprias e franqueadas. Seu faturamento em 2022 foi de R$ 4,02 bilhões e fechou em R$ 5,3 bilhões em 2023. A empresa não divulga o Ebitda, mas o CEO, Alê Costa, sugere que é significativamente maior que o da Kopenhagen.
Nestlé anuncia compra da Kopenhagen | SBT Brasil (07/09/23)
Quem a Cacau Show comprou?
Na expectativa de atingir R$ 7 bilhões de faturamento em 2024, a maior rede de franquias do país - Cacau Show - adquiriu recentemente o Grupo Playcenter. Com 4.294 lojas, o fundador da empresa, Alexandre Costa, mira o olhar na experiência do consumidor com hotéis e, agora, parque de diversão.
Atualmente, a segunda marca do grupo conta com mais de 400 unidades distribuídas em todo o Brasil. Antes dessa aquisição por parte da Nestlé, o controle acionário do Grupo CRM pertencia aos fundos geridos pela Advent, que investiram na companhia em 2020.
A fundação da Cacau Show foi um marco na trajetória empreendedora de Alexandre Costa. Após o sucesso com a encomenda de ovos de Páscoa aos 17 anos, Alexandre viu a oportunidade de transformar sua paixão por chocolates em um negócio sólido e inovador.
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação de aquisição das empresas do Grupo CRM pela Nestlé Brasil. A CRM é dona das marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffe.
A Nestlé fechou a compra da dona da rede de lojas de chocolates brasileira Kopenhagen, em uma transação de ao menos R$ 4 bilhões, incluindo dívidas, segundo fontes. A multinacional fez acordo com o fundo de participações Advent, que comprou o Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee em 2020.
Nestlé anuncia compra da Kopenhagen e quer alavancar crescimento. A Nestlé Brasil assinou nesta quinta-feira (7) o contrato para aquisição do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau.
Dito isso, a fim de conseguir colocar mais medo ainda na Nestlé, a Cacau Show decidiu fazer um aporte enorme e conquistar uma empresa gigante. A negociação foi anunciada no dia 20 de fevereiro e representa a intenção da rede de chocolates em investir no segmento de experiências.
Em julho de 2012, o Playcenter fechou as portas de vez. “Foi marcante, claro. Decisão difícil, mas acertada”, diz Gutglas. Além de problemas na logística do local, o empresário também aponta as exigências na renovação anual do alvará de funcionamento com empecilhos para a sustentabilidade do negócio.
No pedido, a Cacau Show justificou que a aquisição faz parte da estratégia de expansão das atividades para outros mercados em que ainda não possui atuação. No evento em que anunciaram a compra, em fevereiro, Alê Costa, dono da Cacau Show, falou que estava na hora da empresa apostar, além do cacau, também no show.
Marca brasileira de chocolates, a Kopenhagen surgiu em 1928. A empresa leva o nome do casal de imigrantes da Letônia Anna e David Kopenhagen. Nesta quinta-feira (7), a Nestlé anunciou a compra da companhia, o que inclui a Brasil Cacau.