Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
Veja as regras: Uma das regras fala sobre a abreviação dos nomes próprios. Ela diz que não se deve abreviá-los se o nome couber inteiro no local em que se vai escrevê-lo. Diz também, que na necessidade de abreviar um nome próprio, nunca abreviar o primeiro nome.
A abreviatura ass. está descrita como correspondente a assimilação no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras e no VOLP da Porto Editora. Nestas obras, a abreviatura de assinado é a., que o Dicionário Houaiss também regista: «[a.]
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.
O que significa a ABREVIAÇÃO do SOBRENOME na ASSINATURA?
Pode assinar apenas o primeiro nome na identidade?
É uma questão pessoal, então, cada um pode fazer da maneira que quiser. A única coisa que não pode é acrescentar nomes por questão de falsidade ideológica", explica o policial. Você também pode trocar a assinatura a cada vez que renova o documento de identidade.
Abreviatura: os nomes dos autores são abreviados por sua letra inicial seguida de ponto. Quando há nomes compostos, indica-se o hífen entre as iniciais. ROCHA, M. -G.
Essa abreviatura pp, acima da assinatura, significa “por procuração”. Ocorre que o advogado não assina a petição em nome do seu cliente, “por procuração”, mas em nome próprio, como parte do exercício da sua capacidade postulatória.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
Assinatura legal: Não há obrigação legal de que uma assinatura seja um nome completo. Uma assinatura legítima é aquela em que as iniciais usadas na assinatura são exclusivas do indivíduo e podem ser facilmente identificadas como suas.
Como a rubrica é uma abreviação da assinatura, ela passa, sim, a ter validade legal. Afinal, ela está prevista em lei e é reconhecida pela justiça como uma maneira de identificação de autoria de documentos.
No Brasil as assinaturas eletrônicas são válidas e reconhecidas legalmente. A Lei nº 14.063, de 23 de Setembro de 2020, dispõe sobre as regras para uso das assinaturas eletrônicas nas interações entre pessoas e instituições privadas com os entes públicos e entre os próprios órgãos e entidades públicas.
Mas aceitaria que P. significasse «por» no caso de se tratar do anteposto não a uma assinatura, mas a um nome que não fosse propriamente uma assinatura, por quem depois alguém assinasse. Lembro, contudo, que quando se segue não o nome mas um cargo, é costume, nestes casos, escrever por extenso Por, ou também Pel'.
Sigla é a representação abreviada de um nome composto, geralmente por meio de suas iniciais. As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME.
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm.