O que diz a CLT sobre a marcação de ponto?
Não, de acordo com a legislação trabalhista, o empregador não pode restringir os horários de marcação de ponto dos funcionários. A CLT estabelece que a marcação deve ser fiel à jornada de trabalho, e os funcionários têm o direito de registrar seus horários conforme as regras da empresa e as regulamentações vigentes.Como o empregador deve proceder no caso de uma marcação incorreta ou da falta de registro de ponto?
Como o empregador deve proceder no caso de uma marcação incorreta ou da falta de registro de ponto? Esses casos devem ser atendidos pelo Programa de Tratamento e documentados no AFDT.O que acontece se eu me recusar a mudar de turno?
O que acontece se eu não aceitar? Tenha em mente que se a empresa mudar as horas porque não vai precisar de funcionários durante esse período, ela pode demiti-lo se você se recusar a aceitar a mudança. Neste caso, você pode tentar chegar a um acordo para trabalhar remotamente ou com horário de trabalho flexível.O que acontece se o funcionário bater o ponto errado?
Assim, o empregado que se nega a anotar o carão ponto pode sofrer sanções, tais como: advertências verbais, advertências por escrito, suspensões, e em casos de persistências, fulminando em sua demissão por justa causa.Registro e controle de ponto: o que diz a CLT - É OBRIGATÓRIO?
Pode bater o ponto 10 minutos antes?
Qual a tolerância da marcação de ponto? O artigo 58, parágrafo 1 da CLT deixa claro que bater o ponto 5 minutos antes ou 5 minutos depois do começo da jornada não configurará hora extra desde que esse atraso não seja maior que 10 minutos no total de todas as marcações de ponto do dia (incluindo almoço, por exemplo).Pode bater o ponto e voltar a trabalhar?
Pode bater ponto e voltar a trabalhar? Não é permitido! Todo o horário de trabalho deve ser devidamente registrado, para o pagamento correto de horas extras e adicionais. Além disso, a empresa pode ser penalizada caso o funcionário trabalhe sem o registro do ponto.Sou obrigado a aceitar troca de turno?
Ou seja, para que a troca de horário seja lícita (legal), é necessário que a empresa avise ao trabalhador com antecedência sobre a necessidade da mudança. Ao ser notificado da referida alteração, caberá ao funcionário aceitar e se adaptar à nova rotina.O que a empresa não pode fazer com o funcionário?
O que o empregador NÃO pode: realizar a revista íntima dos funcionários, sem uma justificativa plausível. Expor o empregado a vergonha pública no ambiente de trabalho no momento de aplicação de uma advertência.Sou obrigada a mudar de turno no trabalho?
Infelizmente, para os empregados, a legislação permite ao patrão mudar horário de trabalho do funcionário por conta do seu pode potestativo, ou de controle. É o empregador quem determina os horários dos funcionários para atender melhor aos interesses da empresa.Como fazer uma advertência por marcação de ponto incorreta?
Em casos de erro, a empresa pode aplicar uma advertência ao funcionário. Nela, deve conter o nome do empregado, os dados principais da CTPS, a razão pela advertência, a cidade da empresa e a data completa.Pode dar advertência por esquecer de bater o ponto?
Esquecer de bater o ponto no trabalho é uma situação comum que ocorre em muitas empresas, entretanto, deixar de fazer esse registro pode gerar consequências graves para os funcionários, que podem sofrer descontos no salário, advertências e medidas disciplinares, dependendo da política interna de cada organização.Pode descontar falta de quem não bate ponto?
Por exemplo, já se perguntou se caso colaborador não bate ponto, pode ser descontado o dia? A resposta é não.O que não pode fazer na folha de ponto?
O que não fazer na folha de ponto?
- registrar as horas incorretamente;
- não registrar horas extras;
- não registrar intervalos;
- não justificar ausências;
- não cumprir regulamentações;
- não manter registros atualizados;
- não manter backup dos registros;
- não comunicar mudanças;
Pode bater o ponto sem uniforme?
É obrigatório trocar de roupa antes de bater o ponto? É recomendável que o funcionário troque de roupa antes de registrar o ponto, a menos que a empresa exija que o uniforme seja vestido apenas no local de trabalho.Quantos minutos antes pode bater o ponto?
A tolerância para registro de ponto legal na marcação de ponto para quem chega antes do horário também é de 10 minutos!O que é considerado abuso trabalhista?
O assédio se caracteriza pelo ato de importunar alguém de forma abusiva. Isso ocorre, por exemplo, com perseguição, propostas, declarações ou insistências, de forma virtual ou presencial. No ambiente de trabalho, ele se configura quando a pessoa é exposta a uma situação constrangedora, abusiva ou inapropriada.O que é coagir o funcionário?
Expor o funcionário ao constrangimento, exigir metas inatingíveis, e delegar tarefas muito abaixo do cargo, são exemplos clássicos. Via de regra, o assédio parte do superior hierárquico com o objetivo de forçar a demissão do subordinado.O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?
Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.É permitido alterar a jornada do empregado?
Contudo, o texto do artigo 468 reforça que quaisquer alterações na jornada de trabalho, seja na distribuição da carga horária ou na redução da jornada, só podem ser aceitas com o consentimento do colaborador.Quanto tempo antes a empresa pode mudar a escala?
Quanto tempo antes a empresa pode alterar sua escala de folga? Não existe um prazo para divulgação da escala de trabalho definido na lei, seja para avisar sobre novos horários ou sobre a alteração de dias ou períodos de folgas. De qualquer forma, sempre cabe aos gestores agirem com bom senso.Sou obrigado a ficar na empresa depois do horário?
Respondendo: Sim, o empregado é obrigado a prestar horas extras para empresa, desde que esteja explícito em seu contrato de trabalho, CCT ou ACT, e desde que informado previamente pelo empregador.Pode sair 5 minutos antes do trabalho?
HORAS RESIDUAIS ANTES E DEPOIS DA JORNADA DE TRABALHOA CLT diz, em seu Art. 58, que se a pessoa chegar 5 minutos antes ou sair 5 minutos depois, esse tempo não conta como hora extra (e também não desconta, caso ela chegue mais tarde e saia mais cedo, dentro desse limite).