Segurança na direção: Se a coifa rasgar, a junta homocinética fica exposta a esses elementos. Como resultado, isso pode levar a seu desgaste e travamento, ocasionando perda de controle do veículo em situações de risco.
Uma das falhas graves que podem acontecer na segurança em barras de direção, para veículos pesados é quando a coifa protetora da mesma se rompe, com isto ocorre a contaminação da graxa lubrificante por impurezas.
Por ser de borracha, essa peça pode sofrer com ressecamento, dilatação e contração e uma rachadura, mesmo que pequena na coifa da junta homocinética pode fazer o lubrificante da junta escapar e permitir a entrada de sujeira, levando a desgaste prematuro e quebra da junta homocinética.
Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
Outro componente que faz parte das juntas homocinéticas é a coifa de proteção. Ela é responsável por impedir que detritos, como areia, contaminem elementos deslizantes de toda a peça.
Coifa rasgada ou ressecada: trocar ou não? | Mecânica Fácil
Pode rodar com a coifa rasgada?
Evite dirigir com a coifa rasgada: Continuar dirigindo com a coifa rasgada pode causar danos graves à junta homocinética e outros componentes do sistema de transmissão, além de comprometer a segurança na direção.
As vibrações podem ser o resultado de umidade ou detritos entrando na junta homocinética e causando danos. Normalmente, apenas a substituição da coifa, graxa e braçadeiras não será suficiente. Essa pode ser uma falha que exigirá a substituição da junta homocinética.
É perigoso andar com a junta homocinética estalando? Dirigir com a junta homocinética defeituosa pode ser perigoso, já que essa peça é responsável por conectar o motor às rodas e transmitir a potência necessária para o movimento do veículo.
O serviço de troca da homocinética geralmente é feito em uma oficina especializada e pode levar algumas horas. O preço da mão de obra pode variar entre R$ 150 e R$ 400, dependendo da região e da complexidade do serviço.
Uma junta homocinética danificada pode levar à soltura completa da peça, resultando em perda de controle e risco de acidente. A junta homocinética é vital para a capacidade do carro de manobrar, especialmente durante curvas mais acentuadas.
Balança e coifa da homocinética: substituição das peças
Assim, a substituição dessas peças deve acontecer a cada 50 mil km rodados. Contudo, pode existir casos que essa substituição aconteça bem mais tarde ou nem aconteça. Por isso, não podemos afirmar que essa substituição tem que ser feita, mas sim pode ser feita.
Essa ampla variedade de opções faz com que os custos de instalação também possam variar bastante, dependendo do tipo de coifa escolhido e do local onde ela ficará posicionada, mas em média os valores cobrados pelos profissionais costumam ficar entre R$ 220,00 e R$ 400,00.
A coifa do amortecedor é uma capa, geralmente feita de borracha ou outro material flexível, colocada sobre a haste metálica da suspensão para proteger contra poeira, vazamentos, e impactos de detritos, blindando os elementos internos do desgaste precoce.
Não existe um tempo específico para a troca da junta homocinética, pois isso depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, as condições de condução e a frequência de uso.
Já a coifa da caixa de direção tem por função a proteção do sistema de direção do veículo, componente que auxilia na conversão de giros do volante para as rodas do carro. Dessa forma, para que isso seja possível, a coifa impede que as caixas de direção sofram com eventuais contaminações ou corrosões.
O que acontece se não trocar a junta homocinética?
Apresentando sinais de desgaste acentuado, caso não seja substituída, a junta homocinética pode se romper e o resultado pode ser a perda de tração, travamento ou mesmo danificar peças importantes do carro como: semi-eixos, câmbio, rodas e suspensão.
Por se tratar de uma peça mecânica, que faz uso de diversos rolamentos para se movimentar, qualquer poeira ou detrito que adentrar no sistema pode ocasionar ruídos – os conhecidos estalos – ou desgate – este que leva a folgas, exigindo a troca da peça.
As principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.
Se o dano for grande, será possível visualizar essa graxa manchando o interior da roda. Se o carro continuar a rodar com a junta danificada, ela sofrerá desgaste ainda maior e, em algum momento, irá falhar. O efeito mais fácil de identificar que a homocinética está ruim é um estalo que acontece quando se gira as rodas.
Pode soar como um clique alto, estalo ou clunks conforme o dano piora. Uma junta homocinética defeituosa também causa vibração sentida no volante e no assoalho do carro. Uma junta homocinética desgastada também emite sons de estalo ao colocar o veículo em marcha-ré.
Sendo assim, como podemos lubrificar a junta homocinética de forma adequada? A solução é o bissulfureto de molibdénio, um aditivo sólido que, combinado com o óleo, impede que este seja eliminado.
Essa ausência de vedação pode permitir que a haste do amortecedor receba resíduos sólidos, como pedriscos e terra, ou líquidos, como água e restos de lubrificantes e combustíveis advindos do asfalto. Este contato direto acaba “lixando” a haste do amortecedor, impossibilitando-o de uso cedo demais.
De uma maneira geral, trata-se de um componente que funciona como uma manta, protegendo peças que são vulneráveis à contaminação. Tratando-se de mecânica, consideramos qualquer agente externo como uma impureza em potencial, a exemplo de areia, água, poeira, detritos metálicos, lama e afins.