Rodas danificadas, com partes amassadas ou trincas, podem interferir diretamente na segurança do motorista. A avaria, dependendo da gravidade, compromete o sistema de suspensão e provoca o desequilíbrio do automóvel.
Em casos simples, é possível desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. No entanto, se a roda estiver gravemente danificada, pode ser necessário um trabalho mais detalhado ou até mesmo a substituição da roda e de outros componentes. Diferentes rodas pedem tratamentos específicos também.
Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
O que acontece se andar com a roda do carro torta?
“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.
Recuperação de roda de liga leve: quando é possível?
O que acontece quando entorta a roda do carro?
“Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o desgaste dos pneus. Outro problema comum é a perda das calotas, uma vez que estas não se fixam adequadamente às rodas amassadas.”
Importante saber que, quanto menor o amassado, mais simples e barato o reparo - se a deformação for leve, lojas especializadas podem cobrar R$ 50 para fazer o conserto. Fique esperto: se o dano não trincou a roda, basta endireitá-la.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.
Ou, também bastante comum, em veículos de perfil fino, principalmente ao passar por buracos ou lombadas em alta velocidade. Para identificar um aro empinado basta centralizar todas as rodas do seu veículo, se um demostrar estar torta, provavelmente vai estar empenada.
No geral, a reforma de rodas de liga leve ficam entre R$150 a R$300 para os casos de reparos leves como arranhões, fica em torno de R$ 50 a R$70 reais. Agora, as reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem custar até R$1500 reais.
As rodas podem empenar devido a diversos fatores, como impactos em buracos, colisões ou até mesmo desgaste irregular. A conservação das vias também desempenha um papel crucial no empeno das rodas.
Quando as rodas estão desequilibradas, podem surgir problemas como: Vibração: O volante pode tremer, especialmente em velocidades mais altas. Desgaste prematuro dos componentes: O desequilíbrio das rodas pode levar a um desgaste prematuro das peças da suspensão.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
“Rodas amassadas ou rachadas podem ser retrabalhadas e, externamente, ficam como novas após a manutenção. No interior delas, porém, possíveis irregularidades estruturais colocam em xeque a segurança do veículo e, por consequência, a integridade de motorista e passageiros”, afirma.
Os principais perigos incluem perda de controle do veículo, vibrações e instabilidade na estrada, o que pode resultar em acidentes graves. Além disso, um pneu deslocado pode causar danos a outras partes do veículo, incluindo suspensão e freios.
Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento? O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
É uma prensa hidráulica, que o pessoal chama de cyborg. O que esse equipamento faz é entortar o amortecedor do seu carro até que a máquina de alinhamento faça a leitura esperada do parâmetro de cambagem.
🙌 As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. ✔Falta de conservação das ruas; ✔Buracos e falta de asfaltamento; ✔Passagem brusca em quebra-molas ou tartarugas; ✔Raspagem em meios fios.
Como reparar as rodas tortas do automóvel? As rodas tortas são mais fáceis de reparar do que uma roda amassada. Você pode passá-las num torno e o serviço não ficará por mais de R$ 50 por roda. Depois de passá-las no torno, não se esqueça de fazer o alinhamento e o balanceamento das 4 rodas.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.