De acordo com o Art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nenhum proprietário de veículo pode realizar alterações no automóvel sem autorização prévia. Porém, a customização de motos não é proibida, desde que seja feita dentro da lei.
Não Segurar o Guidom: Conduzir uma motocicleta sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo para sinalizar manobras, é uma infração grave. Carga Incompatível: Transportar carga incompatível com as especificações da motocicleta é uma infração grave.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a customização de motos é uma prática legal, não havendo leis que a proíbam. Entretanto, algumas características específicas do projeto inicial de cada modelo não podem ser alteradas. O objetivo é simples: garantir a segurança mínima necessária para o motociclista.
Na rua, a moto deve ocupar o espaço igual ao do carro e você deve manter distância de seguimento, inclusive para mudar de faixa e ultrapassar. Não entre abruptamente ao lado de um veículo pela direita, o condutor não está vendo você.
A posição de pista “padrão” mais segura para uma motocicleta está no terço mais à esquerda da pista. Por isso, a maioria dos motociclistas opta por ficar na posição esquerda na maior parte do tempo. As motocicletas têm mais flexibilidade que os veículos de passageiros na escolha de uma posição de pista.
De acordo com o Art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nenhum proprietário de veículo pode realizar alterações no automóvel sem autorização prévia. Porém, a customização de motos não é proibida, desde que seja feita dentro da lei.
Art. 8º Ficam proibidas: I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo; II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda; Além disso, é proibida a modificação do sistema de suspensão da motocicleta.
Ao contrário de outras tecnologias – como o xênon, por exemplo –, o uso LED está previsto em resolução do Contran e, por isso, é permitido em substituição às halógenas convencionais. Mas é preciso que o motociclista faça a adequação no documento do veículo, no Ciretran ou Detran da sua cidade.
Além do calçado fechado, para evitar outros tipos de multas de moto, o condutor precisa ter o vestuário completo de segurança. Pilotar de bermuda não é recomendado. A melhor opção é optar por uma calça com maior proteção, como jeans ou modelos forrados com kevlar.
Na garupa pode andar de moto de chinelo? Quem estiver na garupa, sim, pode andar de moto de chinelo. O CTB traz a restrição apenas para quem dirige o veículo, no entanto, por questões de segurança, é melhor evitar.
Posso pilotar moto Descalço? O nosso CTB proíbe que o piloto não possa estar descalço no momento da pilotagem, logo, sim, você pode pilotar moto descalço, mas muitos especialistas e pilotos experientes alertam que não é recomendado que você faça isso, principalmente ao se tratar de automóveis de alta velocidade.
Inciso I (2ª parte) – não utilização de vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Contran: embora o Código de Trânsito esteja em vigor desde 1998, o Conselho Nacional de Trânsito ainda não regulamentou qual deve ser o vestuário adequado para os condutores de motocicletas, motonetas e ...
Mesmo que fosse possível sua interpretação de forma a legitimar o sentido em que coloquialmente tal termo é aplicado, retirar ou cortar a “rabeta” não constitui infração tipificada no CTB.
Muitos rodam com a placa torta ou levantada e isso pode acabar mal caso for flagrado por alguma autoridade de trânsito. De acordo com o CTB rodar com a placa levantada é uma infração gravíssima, onde o condutor é penalizado com 7 pontos na CNH e a multa de R$ 293,47. O veículo pode acabar sendo recolhido ao guincho.
De forma simples, modificações na moto são permitidas contanto que não sejam alterados a cor, estrutura dos chassis e dimensões deste e das rodas, suspensões e escapamentos (estes permitidos desde que respeitem a legislação).
Os itens de sinalização como setas, faróis e lanternas não podem ser removidos, pois são partes dos conjuntos de itens de direção. O que pode ser feito é alteração de algumas delas, mas é essencial que seja mantida a cor de cada uma das luzes.
Por outro lado, o que não pode mudar na moto é o chassi e o número de identificação do veículo, pois são essenciais para fins de registro e licenciamento. Além disso, as luzes de sinalização, os freios e os pneus devem atender aos padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades de trânsito.
Mudar o retrovisor da motocicleta é uma prática comum e que está sujeita a multa, caso esteja fora dos padrões especificados, pois podem ser muito pequenos, ter a qualidade do espelho comprometida e colocar a condução em risco. Os coligidos costumam acusar as modificações.
Sim, o uso do protetor de carenagem é permitido por lei, desde que esteja fixado junto ao chassi da moto e não altere as dimensões originais do veículo.
Condutores e passageiros de motocicleta serão obrigados a usar - além do capacete - botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo, como macacão ou calça e jaqueta, dotados de estrutura completa de proteção, bem como colete ou jaqueta air bag.
A única forma de ultrapassar um veículo pela direita com respaldo legal é quando o carro a ser ultrapassado estiver sinalizando – por meio da seta – o seu objetivo de realizar uma conversão à esquerda. Neste caso (e somente neste) a ultrapassagem pela direita é autorizada – também aos motociclistas.
De acordo com a atual legislação do Código Brasileiro de Trânsito, o uso dos corredores por motociclistas é admitido quando o fluxo estiver parado ou lento. O documento indica que a passagem nos corredores terá que ser “em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos”.