IMPORTANTE - De acordo com as legislação atual da ANTT, os demais documentos digitais, como o RG Digital, e-Título ou Carteira de Trabalho Digital não são válidos para embarque, assim como fotos, imagens, "prints" e outros tipos de reprodução de documentos físicos ou digitais.
A validade do RG digital para viagens internacionais ainda é um tema delicado. Embora seja amplamente aceito dentro do Brasil como substituto do documento físico, nem todos os países reconhecem essa versão digital. Para viagens internacionais, a aceitação do RG digital depende das regras específicas de cada destino.
DNI (Documento Nacional de Identidade); A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) agora é aceita no embarque de passageiros em trechos domésticos. Para ser um documento válido, suas informações devem ser compatíveis com as informações do cartão de embarque.
A resposta é sim! A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional. São válidas para embarcar tanto a Carteira Nacional de Habilitação física com foto, tanto quanto a CNH eletrônica do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto é outro documento amplamente aceito para embarque nacional. Se você se questiona se precisa de passaporte para voo nacional, saiba que, para viagens dentro do Brasil, a CNH é válida e pode substituir o RG.
Quais DOCUMENTOS posso usar para VIAJAR de AVIÃO? E se eu perder os documentos?
É possível embarcar sem o RG?
Procedimentos para embarque sem o RG. Se você perdeu seu RG e está preocupado se pode viajar de avião, fique tranquilo, pois há procedimentos estabelecidos para situações como essa. É possível embarcar utilizando outros documentos reconhecidos como válidos, incluindo a Carteira de Trabalho.
Neste caso, vale RG, passaporte, CNH no modelo físico ou eletrônico, carteira de trabalho (para maiores de 16 anos), DNI, ou qualquer outro documento de identificação oficial. Além disso, a Gol também aceita o Título de Eleitor Eletrônico.
Em viagem no território nacional, os documentos podem ser aceitos independentemente da data de validade, podendo ser originais ou cópias autenticadas. Os documentos devem permitir a identificação do passageiro.
Em se tratando de viagem em território nacional, os documentos podem ser aceitos no original ou cópia autenticada em cartório, independentemente da respectiva validade, desde que seja possível a identificação do passageiro.
Não, a CNH Digital, assim como a versão física da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), não é aceita como documento de identificação para entrada no Paraguai. A CNH é aceita apenas para fins de condução de veículos dentro do país.
Sim, os titulares do RG Digital podem apresentá-lo como documento de identificação em qualquer região do país, já que se trata de um documento unificado. Já no caso de viagens internacionais, é possível utilizá-lo em países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai.
É possível viajar só com a certidão de nascimento?
A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, divulgou na internet que crianças e adolescentes podem viajar apenas com certidão de nascimento. Também é válida a apresentação de identidade ou passaporte para quem já tem esses documentos.
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é aceita como documento de viagem para entrar na Argentina. Para cruzar a fronteira, você deve apresentar um documento de identificação válido, como o RG ou o passaporte.
Os órgãos competentes confirmaram que o documentos oficiais apresentados de forma virtual não ferem as Condições Gerais do Transporte Aéreo (CGTA). De acordo com a norma: “o passageiro deverá apresentar para embarque documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro".
Para o seu embarque seja realizado com sucesso, é preciso apresentar um dos documentos oficiais com foto listados abaixo: Carteira de Identidade RG / CNH (Física ou Digital); Carteira de Identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional, com fotografia; (Físico); Carteira de Trabalho (Física);
Se você perdeu seu documento ou sofreu um furto ou roubo, ainda assim poderá seguir viagem dentro do Brasil. Nesse caso, você precisa apresentar o boletim de ocorrência emitido há menos de 30 dias antes de seguir viagem. Esse artigo foi útil?
Qual documento pode substituir o RG para viajar de avião?
Documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro (Exemplos: RG, CNH, CTPS); ou cópia autenticada do documento de identificação civil; ou Boletim de Ocorrência, em casos de furto, roubo ou extravio do documento, na validade prevista pelo órgão de segurança.
passaporte: o documento mais fundamental para viagens internacionais. Certifique-se de que o seu passaporte esteja atualizado, com validade estendida além da data prevista de retorno; visto de viagem: dependendo do seu destino, pode ser necessário obter um visto específico.
Atualmente, a Argentina não aceita o RG Digital como documento válido para entrada no país. É necessário apresentar o RG físico, emitido pelo órgão competente no Brasil, ou o passaporte.
Nas viagens internacionais, não são aceitas cópias de documentos. Se o passageiro brasileiro estiver sem documento devido a roubo, furto ou extravio, para o embarque em vôos domésticos ele deverá apresentar Boletim de Ocorrência policial com no máximo 15 dias de sua data de emissão.
Não são aceitos para embarque em viagens internacionais: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor, carteira de trabalho, carteira da OAB ou outras ordens, mesmo que oficiais e com foto. Também não é permitido o embarque utilizando Boletim de Ocorrência (BO) ou documentos digitais.
Documentos de identificação em suporte eletrônico podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas no momento do seu embarque em voos domésticos. Para que possam ser aceitos, além de fé pública e validade em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.)