O paciente pode usar a visão normalmente, para assistir TV, para leituras de livros, computador ou celular. Em alguns poucos casos, mesmo após a cirurgia, o estrabismo ainda pode voltar.
Quem faz cirurgia de estrabismo pode assistir televisão?
Depois da cirurgia, o paciente enxerga normalmente, podendo assistir televisão, ler, entre outras atividades. Ele poderá voltar às suas atividades de rotina, como trabalho e estudos, de cinco a sete dias após a operação.
A visão pode ficar um pouco embaçada e geralmente melhora dentro de cinco dias, mas atividades leves, como assistir TV ou enviar mensagens de texto no telefone, podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia.
Quantos dias de repouso da cirurgia de estrabismo?
O estrabismo pode ser operado em qualquer idade, seja em crianças ou em adultos desde que seja indicado por um oftalmologista especializado. O pós-operatório varia de acordo com cada indivíduo. Geralmente, o paciente fica 7 dias afastado de suas atividades, em repouso. A recuperação total ocorre em cerca de um mês.
Pode mexer no celular depois de uma cirurgia de estrabismo?
Nos primeiros dias após a cirurgia, é aconselhável limitar o uso do celular para ajudar na recuperação dos olhos. A luz emitida pela tela pode causar desconforto e cansaço ocular, além de potencializar o olho seco e atrasar o processo de cicatrização.
Pode abrir o olho depois da cirurgia de estrabismo?
A maior limitação é nadar ou abrir os olhos debaixo da água por 2 semanas, para evitar o risco de infecção; O paciente pode voltar ao trabalho/escola 5 a 7 dias após o procedimento, dependendo da recuperação e da técnica que foi empregada (cirurgia convencional ou minimamente invasiva);
Se necessário, limpar o olho operado com soro fisiológico ou água boricada. Não é necessária a retirada de pontos cirúrgicos, os mesmos ou são absorvidos ou caem espontaneamente. Sem qualquer restrição para atividades leves ou dieta.
A cirurgia de estrabismo é uma cirurgia muito segura, ou seja, tem uma baixa taxa de complicações graves. As complicações mais temidas tanto pelos pacientes como pelos médicos são infecção, descolamento de retina e perda de visão.
A maioria dos pacientes pode começar a usar seus dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, logo após a cirurgia. No entanto, é comum que os médicos aconselhem moderação nas primeiras horas e dias, à medida que os olhos ainda estão se adaptando e a visão pode estar temporariamente instável ou embaçada.
Prognóstico. Felizmente, as células superficiais do olho regeneram-se rapidamente. Mesmo as grandes abrasões da córnea tendem a sarar ao fim de um a três dias. Não se deve usar uma lente de contato durante cinco dias após a abrasão sarar.
É normal o olho ficar torto depois da cirurgia de estrabismo?
Sim! Os movimentos oculares para os lados, para cima e para baixo são comandados pelos músculos oculomotores. Esses músculos precisam trabalhar em sincronia para que os movimentos dos olhos ocorram para o mesmo lado.
Conclusão: Com base nos achados clínicos e nos exames oftalmológicos realizados, constatamos que o estrabismo apresentado pelo paciente gera uma incapacidade visual importante para o trabalho. Recomendamos que ele seja considerado elegível ao benefício BPC-LOAS, de acordo com a legislação vigente.
O que não se pode fazer após cirurgia de estrabismo?
O paciente não deve realizar esforço físico ou frequentar ambientes com água (piscina, sauna e mar) nos primeiro 20 dias após a cirurgia. Aplicação de colírio de corticoide e antibióticos é necessária sob indicação do médico.
Quantos dias cai o ponto da cirurgia de estrabismo?
As incisões da cirurgia de estrabismo são feitas nos músculos oculares e na conjuntiva. Os pontos podem causar uma sensação de areia nos olhos, que pode durar de 5 a 10 dias.
Quanto tempo o olho fica vermelho após cirurgia de estrabismo?
Os olhos ficam vermelhos em geral por 20-30 dias. São usados colírios de antibióticos e anti-inflamatório por alguns dias. É recomendado evitar exercícios físicos extenuantes e banho de mar e piscina por 20-30 dias. Exercícios leves podem ser realizados após a primeira semana.
No caso da cirurgia de estrabismo, é preciso manter repouso nos primeiros dias, evitando atividades físicas e pegar peso. Banhos de mar ou piscina também não são recomendados nas primeiras 3 semanas.
Qual anestesia é usada para cirurgia de estrabismo?
Se foi indicado algum procedimento oftalmológico para seu filho, seja cirurgia de estrabismo, glaucoma infantil, tumores de pálpebra, catarata congênita, etc, saiba que ele vai ser submetido à anestesia geral!
Descanso nas primeiras 24 a 48 horas após a cirurgia. Uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios (prescritos pelo oftalmologista) para prevenir infecções e reduzir a inflamação. Uso de óculos escuros para proteger os olhos de traumas ou luz intensa durante o período de recuperação.
Qual a melhor idade para fazer cirurgia de estrabismo?
A resposta depende da idade do paciente e do tipo de estrabismo que ele apresenta. Mas, quase sempre, quanto antes a correção for realizada, melhor! Em estrabismos congênitos, a partir dos 6 meses de idade já é possível operar.
Qual o valor aproximado de uma cirurgia de estrabismo?
A cirurgia de estrabismo não é um procedimento barato, o valor pode variar dependendo do caso e idade do paciente, bem como local que será realizado, podendo variar entre R$ 2.500,00 até R$ 10.000,00.