Riscos do consumo de galões de água Já no envase, pode haver riscos de contaminação da água que é engarrafada nos galões por partículas químicas extremamente nocivas à saúde, incluindo o chumbo, o arsênico e o benzeno, como alerta a Prefeitura de São Paulo.
Ao receber um galão de água mineral em sua casa, o consumidor deve lavar a sua boca com água limpa e detergente neutro antes do uso, sendo ainda recomendado que um galão seja consumido no prazo máximo de uma semana. A água mineral bem tratada e bem cuidada, mesmo em galão, é a melhor bebida para sua saúde.
Sabemos que a água potável não possui cheiro ou sabor. No Brasil, a regulamentação determina os prazos de validade que devem constar nas garrafas de água. De acordo com a legislação, se a embalagem for de plástico, a validade é de apenas 1 ano após o envase. Se a garrafa for de vidro, a validade aumenta para 2 anos.
Os produtos que têm a certificação fornecem segurança para os consumidores. Quando o galão de água vem com uma certificação, o consumidor tem a certeza de que o produto está dentro das normas de segurança. Garantindo também, que o produto é igual ao anúncio, evitando fraudes para o comprador.
A marca que recebeu a avaliação de melhor do teste foi o Baviera de São Lourençoque teve nota máxima em todas as avaliações e foi eleita, pela segunda vez seguida, a melhor do teste. O seu valor varia entre R$ 16,90 e R$ 18,00.
A água mineral das diferentes marcas tem uma grande variação no seu conteúdo mineral. Para prevenir ou reduzir a probabilidade de formação de cálculos renais, deve-se escolher uma água rica em cálcio, magnésio (numa relação de 3:1) e bicarbonato.
Apesar de terem o mesmo poder de hidratação das águas minerais não gasosas, as que contêm gás têm dióxido de carbono, composto químico capaz de aumentar o risco de osteoporose. A água mineral também tem sódio que em quantidades maiores do que o recomendado (200 miligramas por litro), aumenta o risco de várias doenças.
A medida foi estabelecida pela portaria nº 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e determina que o prazo de validade dos galões de 10 e 20 litros de água mineral seja de três anos.
Isso acontece quando a garrafa fica exposta ao sol e microorganismos deixam o líquido esverdeado por causa da fotossíntese. O resultado é um gosto amargo caso seja ingerida, explicou o químico Fabricio Martelli. Segundo ele, o melhor a se fazer é colocar um pano por cima do galão.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
Verifique se as informações do selo verificadas na consulta pública online - código do selo, código sob a raspadinha, tipo de água, marca comercial, volume do recipiente e tipo da embalagem(retornável ou descartável) - informadas na consulta estão exatamente iguais à de seu selo.
Especialista aponta que garrafa de água descartável não deve ser reutilizada. Garrafa de plástico resistente é opção, mas não é considerada ideal, conforme bióloga.
De acordo com o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, determinam o prazo de validade de três anos para esse tipo de produto. Esse período foi estabelecido pelo simples fato de galões começarem a se desgastar.
O que é mais saudável, água mineral ou água filtrada?
Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.
A água pode ter ficado inadequada para beber ou cozinhar? Resposta: Se a água estava limpa quando entrou nos recipientes, se os recipientes estavam perfeitamente limpos e esterilizados, e se você tiver certeza de que eles nunca foram abertos, a água não fica imprópria para consumo.
“Esse prazo foi estabelecido porque, segundo a DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral], após esse tempo, os galões começam a se desgastar. Com transporte, calor e lavagem por dentro para reaproveitar, ele pode começar a comprometer a higiene”, explica Bezerra.
Garrafas de vidro devem ser consideradas como a primeira opção de quem busca armazenar água em casa, uma vez que elas são ecologicamente mais corretas que o plástico. O único problema é que as garrafas de vidro são mais difíceis de lacrar, por isso muitas pessoas acabam optando pelas garrafas de plástico.
Já no envase, pode haver riscos de contaminação da água que é engarrafada nos galões por partículas químicas extremamente nocivas à saúde, incluindo o chumbo, o arsênico e o benzeno, como alerta a Prefeitura de São Paulo.
Ingerir água mineral regularmente durante o dia potencializa o sistema de defesa do organismo. Isso porque os sais presentes na água são capazes de realizar a manutenção do sistema imunológico por meio do sistema linfático, glândulas que auxiliam no combate de infecções.
Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em um quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.