proibidos café, refrigerante, bebida alcoólica, carne vermelha, relações sexuais nem contatos íntimos (beijos e abraços) por igual período. O resguardo é também uma forma de oferenda/sacrifício aos orixás, e para que não comprometa a eficácia do ritual de purificação.
Após o ritual do ebó, as folhas sagradas são usadas de forma ordenada nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados e o sacrifício seja aceito.
Em geral, um ebó pode começar a mostrar resultados em questão de dias a semanas, mas em alguns casos específicos, pode levar meses para que todos os efeitos se tornem evidentes.
RESGUARDO (PRECEITOS) após o EBÓ - devo cumprir?! | @KitandadosOrixas #espiritualidade
Como tirar o ebó?
O ebó é uma prática do Culto à Ifá e do Candomblé e só pode ser revelado através do jogo de búzios ou Òpèlè Ifá (jogo de Ifá). Por estar sempre ligado a um Odù (caminho de Ifá) ou Orixá, somente os Babalawôs, Babalorixás ou Yalorixás podem interpretar o ebó caído no jogo.
Retrata um ritual específico no Candomblé de purificação onde são evocados sucessivamente os três sentidos da palavra Ebó: sacrifício, oferenda e alimento.
Depois do banho Rosa vestiu roupas brancas e passou por um ritual com incenso para finalizar o ebó: No ebóa comida não é consumida, é passada e derramada nos participantes. Os grãos caem, o ajebóe o ovo quebrado escorrem, porções ficam retidas nos cabelos.
Quebrar o preceito pode ter algumas consequências, como: Interferência na conexão espiritual: A quebra do preceito pode dificultar a conexão com os guias e mentores espirituais, afetando a clareza e a qualidade da comunicação mediúnica.
No geral, a recomendação médica é esperar cerca de 40 dias após o nascimento do bebê, tanto para parto normal quanto cesáreo. "Após uma revisão de parto em que a paciente recebe todas as orientações do médico, ela pode voltar a ter relações sexuais sem problema nenhum", explica Oliveira.
Ebó-Eledá; Sacrificio de alinha mento e conexão direta com Deus (criador). Ebo Alafia: Oferecimento de tranqüilidade. Ebo Omisi: Banho de Expurgação com elementos adequados. Ebó Omi-Eró: Banho propiciatório de apaziguamento.
Ebó é uma sequência de rituais que vem corrigir várias deficiências do ser humano (saúde, amor, prosperidade, amor, trabalho, equilíbrio, harmonia). Eles são feitos para tirar Eguns, abrir caminhos, reestabelecer a saúde, tirar demandas, equilibrar etc.
Ebós são oferendas feitas para Orixás, Odús e outras divindades com diversas finalidades. longo do tempo, aliados a uma reinterpretação dos valores transmitidos pelos antepassados.
De acordo com o pai Nilton de Ogum, não faz parte da cultura da religião a obrigatoriedade de quem fez, ir lá retirar. “A oferenda é uma oração e a entidade vai pegar a energia que está ali”, conta. Depois, principalmente em vias públicas, o material tem que ser retirado.
Nesse terreiro em particular, o tempo de preceito tem duração de três meses, nos quais o médium se priva do contato de outras pessoas que não sejam iniciadas, tomando o cuidado de evitar ingerir determinados alimentos.
Ela finaliza: "O que é preceito? São resguardos. São dias que a gente não pode tomar bebida alcoólica, ir para festas, usar roupa escura, comer alguns tipos de comiga, fazer sexo.
No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa; além disso, devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.
O que acontece com uma pessoa depois que ela faz o ebó?
ela pode ser para agradecer alguma benção. ela pode ser pra tirar algum empecilho do caminho. ele pode ser pra apaziguar algum tipo de energia. então o ebó ele tem inúmeras finalidades dependendo do momento de vida e dependendo pra quê.
Em geral, um ebó pode começar a mostrar resultados em questão de dias a semanas, mas em alguns casos específicos, pode levar meses para que todos os efeitos se tornem evidentes.
Oxalá e Jesus: Oxalá é considerado o Orixá supremo, muitas vezes referido como 'Pai de Todos'. Ele é associado à criação, à paz, à harmonia e à sabedoria, assim como Jesus Cristo.
O ebó é prática necessária a todos os interessados em manter o equilíbrio vital, em prevenir-se da maldade alheia, em prosperar e em ser feliz no amor. Seguindo os preceitos da religião dos orixás, são apresentados ao leitor ebós, simpatias, banhos e defumadores fáceis de preparar.