Qualquer prato ou molde que possa ser levado ao forno poderá ser utilizado na Airfryer Philips, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos ou moldes de silicone ou de papel para assar cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.
Formas de outras naturezas, no entanto, devem receber uma antenção especial. Vidro e cerâmica, por exemplo, só podem entrar na fritadeira se forem refratários - isto é, que suportam um calor de até 200°C.
A resposta é sim, mas alguns cuidados são necessários! Você pode usar vidro na Air Fryer, desde que seja um modelo apropriado e resistente a altas temperaturas, como aqueles que usamos no forno.
As assadeiras Marinex podem ser levadas ao forno e air fryer, sim. Como elas são feitas de vidro, suportam altas temperaturas e são ideais para essa finalidade. Então, se você estiver pensando em fazer aquela lasanha no fim de semana, pode colocar a Marinex tranquilamente no forno – e me convida pra comer!
Como Usar Recipientes na AirFryer, Formas, Assadeiras, Refratários ... / Fritadeira Sem Óleo
Como saber se o vidro pode ir na airfryer?
Qualquer prato ou molde que possa ser levado ao forno poderá ser utilizado na Airfryer Philips, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos ou moldes de silicone ou de papel para assar cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.
Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone. Na dúvida se pergunte: "Isso vai ao forno?", se a resposta for sim, também pode ir na AirFryer.
São perigosos para a airfryer alimentos leves e pequenos, como folhas de vegetais, milho de pipoca ou massa seca em pedaços. Alimentos que soltam muito vapor ou fumaça, como uma peça inteira de picanha, também são um risco para a parte elétrica da airfryer.
Pode usar forma de silicone dentro da airfryer? Sim, mas é importante tomar alguns cuidados. O silicone precisa ter qualidade e ser bastante resistente. O material deve suportar altas temperaturas o que vai garantir que ele não derreta ou cause algum dano na airfryer.
Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.
Você pode usar utensílios de vidro, alumínio e silicone de boa qualidade que também tenham aval para serem utilizados no forno tradicional. Não use papel-toalha, papelão, madeira, plástico e vasilhas de isopor na airfryer.
Pode forrar o fundo da airfryer com papel alumínio?
Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.
Fácil de manusear e projetada para tornar a cozinha mais funcional, a maioria dos modelos de assadeira de vidro disponíveis no mercado atual pode ser levada ao forno, freezer e fogão.
Como saber se uma travessa de vidro pode ir ao forno?
Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.
Em primeiro lugar, os vidros sofrem com a alta dilatação térmica, portanto transferi-los direto da geladeira ou freezer para fontes de calor (como chama do fogão ou água quente) vai fazer com que haja dilatação térmica e risco de quebra.
Antiaderente: Utensílios antiaderentes são práticos e fáceis de limpar, mas devem ser usados com cuidado, evitando utensílios metálicos que possam danificar o revestimento. Porcelana: Recipientes de porcelana são elegantes e ideais para assar bolos e gratinados na Air Fryer.
De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
Qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone. Na dúvida se pergunte: "Isso vai ao forno?" se a resposta for sim também pode ir na AirFryer.
O problema de colocar água, molhos ou demais líquidos na airfryer é que essa prática pode danificar o aparelho de diversas formas. O primeiro deles está relacionado à formação de vapor em excesso que eleva demais a temperatura do eletrodoméstico que pode até pegar fogo ou simplesmente queimar.
Se você precisa aquecer uma marmita ou algum alimento pronto na Airfryer, é melhor transferir o conteúdo para um recipiente adequado antes de colocá-lo no aparelho. Nunca coloque diretamente recipientes de alumínio na Airfryer para evitar danos ao aparelho e garantir uma experiência de cozimento segura.
Além disso, são próprios para uso no micro-ondas ou para preparação de receitas na Airfryer e podem ser facilmente limpos na máquina lava-louças. Invista no Jogo de Potes Facilita Vap Marinex 300ml da Loja Nadir e desfrute de toda a praticidade e qualidade que eles oferecem.
Saiba que, dependendo da receita, esse tipo de forma para airfryer não vai dar a sustentação necessária para os alimentos. No caso de uma massa bem mole, de bolo ou pão, o ideal é optar por uma assadeira mais rígida, de alumínio ou silicone de boa qualidade.