O indicado é que o condutor confira a pressão dos pneus regularmente, de preferência, todos os dias. Mas o enchimento dos pneus deve ser feito, pelo menos, a cada 15 dias. Porém, é essencial que os pneus estejam frios, rodando no máximo 3 quilômetros até o local onde vão ser calibrados.
A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os pneus com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, principalmente se você quiser economizar combustível.
A boa notícia é que é muito simples saber a frequência correta para realizar a calibragem dos pneus do seu carro. Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.
Diferente do que muitos imaginam, saber de quanto em quanto tempo é preciso fazer a calibragem é bem simples: em geral, o ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso. Em algumas condições específicas, a frequência para calibrar os pneus pode mudar um pouco.
A perda da estabilidade e da capacidade de frenagem são duas condições favorecidas pela calibragem dos pneus com libras em excesso. Ao contrário do que acontece com os pneus murchos, aqui a área de contato do pneu com o solo diminui, dificultando a vida do motorista na hora de retomar o controle do veículo.
Qual a calibragem correta para cada tipo de pneu? Aprenda a CALIBRAR como um PROFISSIONAL | 📺 101
O que é excesso de calibragem?
Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga. Já pneus maiores com medida 175/65R14 sem carga a pressão adequada será 28/29 libras e com carga 28/30 libras.
A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.
Qual o melhor horário para calibrar os pneus do carro?
A melhor hora para calibrar os pneus é quando eles estão frios. Isso significa que o carro deve estar parado por pelo menos três horas ou ter rodado menos de 3 km a baixa velocidade. Pneus quentes expandem devido ao calor gerado pela fricção com a estrada, resultando em leituras de pressão incorretas.
Nos casos de veículos que percorrem muitos quilômetros durante o mês, a calibragem deve ser feita a cada 500 km, se ocorrer antes dos 15 dias. Já em carros pouco utilizados, o procedimento é necessário apenas uma vez a cada 30 dias.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
É bastante comum os automóveis terem pneus abaixo da pressão recomendada. Quando as válvulas de segurança e o assentamento das rodas estão em dia, a perda de pressão é de 1 até 3 libras por mês. Se houver algum desajuste, o prejuízo é ainda maior.
A calibragem dos pneus é o ajuste da quantidade de ar que está dentro deles, que pode ser medida em libras por polegada quadrada (psi), em bar ou em quilopascal (kPa). A pressão ideal varia de acordo com o modelo, o tamanho e o tipo de pneu, bem como com a carga e a velocidade do veículo.
Quando o item se encontra vazio ou então excessivamente cheio, a banda de rodagem (a área de contato do pneu com o solo) não roda de maneira eficaz. Isso reduz os níveis de aderência, proporcionando falta de estabilidade — algo muito perigoso para todo tipo de veículo.
Essa frequência pode ser diferente conforme as condições de uso do seu carro. Por exemplo, carros com pouco uso, a calibragem pode ser feita a cada 30 dias ou conforme sinta os pneus pesados ou murchos. Agora, para carros com muita rodagem, pode ser necessário verificar a cada 500 quilômetros rodados.
Ao viajar, coloque sempre duas libras a mais do que o recomendado no manual em cada um dos pneus, independente da condição vazio ou carregado. Vai ajudar a preservar os pneus nesses buracos “tão raros” em nossas estradas.
São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
A pressão alta significa que a calibragem está acima do recomendado. Ou seja, mais ar do que o necessário. Isso acarreta a deterioração rápida da banda de rodagem e existe maior possibilidade de furos e cortes nas estradas. Já a pressão baixa, seguindo a lógica, indica falta de ar nos pneus.
Identifique a pressão recomendada pelo fabricante do veículo para os pneus dianteiros e traseiros. Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
A recomendação é de que a calibragem seja feita com menos de 3 km rodados. Isso é importante porque quando o pneu roda demais e esquenta a borracha fica maleável, então, existe o risco de acontecer algum tipo de dano. Para saber quanto ar deve ir nos pneus, você precisa observar aquilo que diz a montadora.
Em países como Brasil e Estados Unidos, por exemplo, a pressão dos pneus são aferidas em PSI (Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada em tradução livre) e normalmente o ideal varia entre 25 e 50 PSI, dependendo do tamanho do carro e do pneu.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.