No mais, quando o motor está quente, "colocar água no radiador" com o carro desligado pode causar um choque térmico que, em situações extremas, chega mesmo a trincar o bloco do motor.
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Quanto tempo esperar para colocar água no carro quente?
Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos. Se isso não for feito e você abrir o compartimento antes, a água quente pode ser lançada contra o seu corpo, por conta da pressão, causando queimaduras graves.
Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema. Isso porque, a água entra em estado de ebulição aos 100°C, que é facilmente atingido por um motor em funcionamento. Assim, quando muito quente, ela irá superaquecer o motor, além de gerar bolhas que também podem prejudicar seu funcionamento.
Quanto tempo esperar o motor esfriar para colocar água no radiador?
Após desligar o motor, o ideal é esperar de 30 a 45 minutos antes de abrir o capô, permitindo que a alta temperatura diminua, evitando o risco de queimaduras ao verificar o motor. Com o carro frio, abra o capô do carro com cuidado e localize o reservatório do líquido de arrefecimento e também o radiador. Mas atenção!
TROCAR LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO COM MOTOR QUENTE?? #OragioResponde
O que acontece se colocar água com o motor quente?
Não é aconselhável abrir o reservatório de expansão – aquele onde completamos a água – quando o motor estiver quente, pois esse reservatório funciona com pressão e pode causar sérias queimaduras.
Qual a maneira correta de colocar água no radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
Colocar aditivo no radiador é um processo simples, mas requer atenção aos detalhes para garantir a eficácia do sistema de arrefecimento do seu carro. Aqui está um passo a passo simples: Espere o motor esfriar: aguarde pelo menos 10 minutos e nunca abra a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente.
Nunca faça isso com o carro ligado ou no posto de gasolina, por exemplo. Se precisar completar, já existem produtos que têm a mistura pronta para uso ou você faz a proporção sozinho.
Pois, alguém explicou para um ouvinte nosso que se deve manter o motor ligado quando se completa o líquido de refrigeração, que se chamava antes de água do radiador. E não é nada disso, não é necessário manter o motor em funcionamento quando simplesmente se completa o nível do líquido.
Pode completar a água do radiador com água normal?
1- Água da torneira, não!!!
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).
O que acontece se colocar água com o carro quente?
No mais, quando o motor está quente, "colocar água no radiador" com o carro desligado pode causar um choque térmico que, em situações extremas, chega mesmo a trincar o bloco do motor.
Portanto, o bom e velho balde de água, ou uma mangueira de água de baixa pressão, para molhar sua moto com um spray a 1,2 metro de distância mínima é o ideal. 5 – Sombra e água fresca: não use água quente, assim como jamais lave sua moto com motor quente.
Nunca jogue água fria no motor quente: embora seja tentador jogar água fria no motor superaquecido, isso pode causar danos graves. A mudança brusca de temperatura pode fazer com que os componentes do motor se contraiam rapidamente, resultando em rachaduras.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Estes sais podem acumular em certas regiões, acelerando o processo de oxidação e desgaste de algumas partes metálicas e mangueiras. O cloro presente na água pode reagir em contato com o alumínio presente nas peças do motor, formando o cloreto de alumínio e oxidando o material.
Luz indicadora de temperatura no painel: A saber, essa é a principal indicação de que há algo errado com o sistema de arrefecimento. Sendo assim, se a luz acender, pare o veículo em local seguro o mais rápido possível e verifique o nível da água no radiador.