Embora o preço por litro da gasolina aditivada seja maior que o da comum, você pode conseguir gastar menos ao escolher a versão mais cara. Afinal, o combustível com aditivos faz com que o motor fique mais limpo, portanto, livre de atritos causados pelo acúmulo do carbono.
Abastecer só com gasolina aditivada é uma boa ideia? A gasolina aditivada é benéfica para o conjunto motriz dos carros. Portanto, um motorista pode escolher abastecer apenas com o composto.
É verdade que a gasolina aditivada limpa os bicos do carro?
Gasolina aditivada “limpa os bicos do motor”? Sim, as gasolinas aditivadas vendidas no país limpam bicos injetores, motor, pistões, entre outros componentes do veículo.
É melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada?
É melhor abastecer o carro com gasolina comum ou aditivada? Escolher entre a gasolina aditivada e a comum pode depender de diversos fatores relacionados ao veículo ou seu uso: de maneira geral, os aditivos de limpeza na aditivada são o que as diferencia da comum e, de certa forma, podem ser considerados uma vantagem.
DTS - Gasolina Aditivada em Motores 2 Tempos Pode?
Pode usar gasolina aditivada em motor 4 tempos?
8 – Em motos – A aditivada pode ser usada nos motores de motos, sejam de dois ou de quatro tempos. 9 – Pequeno custo – A média de acréscimo no preço da gasolina aditivada é, em média, de apenas R$ 1,50 para cada 10 litros.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Por sua vez, o motor de um carro 0 km vem da fábrica sem nenhuma impureza. Para mantê-lo assim, é indicado usar gasolina aditivada desde o início. O mesmo vale para carros com menos de 10 mil km rodados, que provavelmente ainda estarão sem nenhum acúmulo de resíduos no motor.
Quanto tempo a gasolina aditivada pode ficar no tanque?
Gasolina comum: de seis meses a um ano; Gasolina aditivada: de 12 a 18 meses; Etanol: acima de seis meses, indeterminado se protegido de umidade e do ar; Gasolina premium: indeterminado, existem amostras com cinco anos que ainda preservam suas características essenciais.
A durabilidade da gasolina comum ou da aditivada comprada no posto ou com aditivação pelo próprio motorista é exatamente a mesma. Aditivo nenhum tem o poder de prolongar a vida útil da gasolina. Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
O que acontece se eu apenas abastecer com gasolina aditivada?
A escolha errada de combustível pode causar um menor aproveitamento da potência do motor ou até mesmo problemas mecânicos. Isso mesmo! Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que, há anos, recebe apenas a comum, pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
Saber se pode misturar gasolina comum com aditivada é uma grande dúvida entre os motoristas - e, sim, é possível fazer isso sem causar problemas para o carro.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Isso ocorre porque a gasolina tem um poder calorífico maior do que o etanol, o que significa que ela libera mais energia quando é queimada. Além disso, a gasolina é menos corrosiva do que o etanol, o que pode ajudar a prolongar a vida útil do motor.
O que acontece na maioria dos casos, é que a gasolina aditivada ajuda a limpar o motor e os pistões, proporcionando uma direção mais fluída, macia e silenciosa, na maioria das vezes. O que pode dar a sensação de que o carro está economizando ou com um melhor desempenho, o que não é necessariamente verdade.
Segundo Feldman, a gasolina aditivada é altamente recomendada porque ajuda a preservar o consumo e o desempenho do veículo dos danos do alto teor de carbono presente no combustível.
A maior finalidade da gasolina aditivada ou dos aditivos em frascos é evitar que os resíduos da queima dos combustíveis se acumulem, para não obstruir os injetores nem gerar carbonização na câmara e nas válvulas. Eles “limpam” as partes internas do motor, protegendo o sistema de admissão e aumentando a sua vida útil.
A gasolina segue como a opção mais vantajosa para abastecimento de veículos em todos os estados brasileiros. De todo modo, vale a pena conhecer as principais diferenças entre a gasolina e o etanol. – A gasolina aditivada evita a formação de depósitos de sujeiras (carvão) no interior do motor, mantendo-o mais limpo.
De acordo com o consultor da UNICA – União da Indústria da Cana de Açúcar, Alfred Szwarc, o etanol possui componentes solventes, responsáveis por garantir a limpeza dos bicos injetores, quando usado com maior frequência.
Como mencionado anteriormente, os carros populares, caracterizados por motores de menor cilindrada e consumo reduzido de combustível, são altamente compatíveis com o uso de gasolina aditivada, que utilizada de forma contínua, assegura a manutenção e limpeza eficaz do motor do veículo.
Qual o produto que coloca na gasolina para limpar os bicos?
ORBI LBG – LIMPA BICO, é um produto pronto para uso, foi especialmente desenvolvido para a limpeza e descarbonização do sistema de injeção de gasolina, etanol e flex via tanque.