De maneira geral, a instalação de rodas maiores é uma prática permitida, desde que respeite algumas ressalvas. Basicamente, essas exigências orientam o proprietário a não ultrapassar um determinado nível de redimensionamento, garantindo que o comportamento dinâmico do veículo não seja afetado pela alteração.
Uma roda maior, com pneu aro 17, pode trazer um visual mais esportivo para seu carro — mas é importante escolher os pneus certos para não comprometer o desempenho. Até alguns anos atrás, a maioria dos carros populares vendidos no Brasil calçavam pequenos pneus aro 13 ou 14.
é permitido pela lei e dentro dos padrões. você não precisa ficar lançando em documento. então o que você tem que manter. é o diâmetro deste pneu e roda né.
Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.
Quantos aros acima do original é permitido? De acordo com a Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (ALAPA), é possível fazer variações de até 3% nas medidas dos pneus. Esse número pode variar de região para região, por isso, é preciso fazer uma consulta local antes de fazer qualquer modificação.
Mostrando porque aro 17 consume mais combustivel .
Quanto custa para legalizar aro 17?
Em média, com todas as taxas e mão obra, o valor pode ficar em torno de R$ 3.000. No documento do automóvel constará a alteração e a sua nova altura. Há algumas falhas na legislação, uma delas é referente a altura permitida entre o solo.
O descumprimento das normas acima pode resultar em multas de R$ 293,47 e apreensão do veículo. Além disso, o condutor fica sujeito a cinco pontos na carteira de habilitação.
Isso significa que alterar o diâmetro do aro é sim permitido (3” para mais ou para menos), porém o perfil do pneu deve ser alterado em conjunto, respeitando assim o diâmetro externo de contato com o solo com uma tolerância de 3% para mais ou para menos.
De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas.
O número 17 do aro indica a medida do diâmetro interno do pneu em polegadas — que é equivalente ao diâmetro total da roda onde ele deve ser encaixado. Convertendo esse valor, um pneu aro 17 tem cerca de 43 centímetros.
O 8º artigo do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estipula que a utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites externos do para-lamas do veículo é proibida. Neste caso, a infração é gravíssima, com multa e apreensão do automóvel.
É importante observar a variação máxima do diâmetro total de 3% (para mais ou para menos), pois variações acima desse valor podem afetar o funcionamento do velocímetro, sistema de injeção eletrônica, transmissão automática, entre outros.
De maneira geral, a instalação de rodas maiores é uma prática permitida, desde que respeite algumas ressalvas. Basicamente, essas exigências orientam o proprietário a não ultrapassar um determinado nível de redimensionamento, garantindo que o comportamento dinâmico do veículo não seja afetado pela alteração.
Primeiramente, vá até o DETRAN e apresente quais modificações você deseja realizar em seu veículo. Ao receber o seu pedido, o órgão deverá analisá-lo de acordo com as determinações do CTB. Caso nenhuma das alterações esteja em desacordo com aquilo que regulamente o CONTRAN, você receberá a aprovação.
"De acordo com a Resolução 292 do Contran, está proibido o aumento ou a diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda, bem como o uso de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas", esclarece o especialista.
Ao utilizar rodas maiores você vai impactar a aceleração, velocidade final e a frenagem do seu veículo. Se o seu carro utiliza rodas aro 13 e pneus 175/70 R13 (medida que “combina” com a roda) mas você decide mudar para um aro e pneu maior, você ganharia velocidade final (em teoria), mas perderia aceleração.
Você pode trocar as rodas e pneus, mas deve manter o diâmetro e a largura originais do fabricante. Pneus maiores ou menores podem afetar a segurança e resultar em multa. Itens como faróis de neblina, calhas de chuva, aerofólios e sensores de estacionamento são permitidos.
O procedimento para baixa do bloqueio que é gerado sobre o veículo tem custo médio de R$ 300, entre taxa e mão de obra para o procedimento. Também será necessário apresentar o carro ao Detran para a vistoria e pagar uma nova taxa no valor de R$ 160.
Dentro da regulamentação determinada pelo Contran, conforme a Resolução nº 479/14, é permitido rebaixar o carro desde que o veículo tenha pelo menos 10 centímetros de distância do chão - mas a partir da parte mais baixa do automóvel.
O processo de legalização de um veículo modificado começa bem antes das alterações. O primeiro passo é ir até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e pedir uma autorização para, então, iniciar a reforma. Nessa fase, é importante que você leve ao órgão fotos detalhadas de seu veículo antes das mudanças.
Para isso, a tolerância máxima na alteração das medidas do conjunto é de 3% em relação ao original. A mudança realizada fora dos critérios altera a dirigibilidade e provoca desgastes nos componentes da suspensão, principalmente nas molas e amortecedores. Na dúvida, a sugestão é procurar um especialista no assunto.
Sim, é possível trocar pneus de um tamanho por outro. Ou seja, pode utilizar pneus de 1.75/75 caso preferir. No entanto, é essencial ter em mente que todos os pneus do carro devem ser do mesmo tamanho. Isso significa que tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros precisam ser da mesma medida.