Pode vírgula depois de parênteses?
O uso da vírgula é independente do uso dos parênteses, pois se a locução entre parênteses não estiver na frase (e é característica da informação entre parênteses o facto de ser adicional ou não essencial), a pontuação deverá ser exactamente a mesma (ex.: Ele respeita os sinais de trânsito, observando todas as regras.).O que usar depois dos parênteses?
Quando uma frase está entre parênteses, a pontuação vai depois do parêntese, a não ser que o sinal de pontuação pertença verdadeiramente à frase, isto é, àquilo que se diz, como no exemplo seguinte: Dizem que ele roubou o patrão. (Não acredito nisso!)Quando não se deve colocar vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Tem espaço depois do parênteses?
Um espaço antes da abertura e outro depois do fechamento dos parênteses (mas nenhum espaço na parte de dentro, após a abertura e antes do fechamento). Nunca, nunca usar espaços duplos! Nem triplos! Nunca usar espaço antes do sinal de porcentagem (por exemplo, 50%).Dica Bizurada 14 (Uso Travessões, Vírgulas ou Parenteses?)
O que colocar entre parênteses?
Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).Pode colocar letra maiúscula entre parênteses?
1. Quando o autor da citação estiver inserido no texto, deverá ser grafado em letras minúsculas (caixa baixa) e, quando estiver inserido entre parênteses, todo em letra maiúsculas.Quando a vírgula é proibida?
Nos casos onde o sujeito está deslocado, ou seja, ele não inicia a frase, a vírgula é proibida; Caso o Objeto Direto ou o Objeto Indireto apareçam deslocados, a vírgula é facultativa; Se a frase apresentar um predicativo do sujeito, com verbo de ligação, a vírgula é proibida.Onde nunca usar a vírgula?
Quando não usar a vírgula?
- Separar sujeito do predicado.
- Separar nome de complemento nominal.
- Separar verbo de objeto direto.
- Separar verbo de objeto indireto.
- Separar nome do adjunto adnominal.
- Separar oração principal da oração adjetiva restritiva.
Qual a regra da vírgula?
A principal regra para uso de vírgula é não separar elementos que têm relação sintática. Não separe: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.Pode parênteses dentro de parênteses?
Quando há uma palavra ou frase entre parênteses dentro de uma frase já entre parênteses, em português e no inglês americano usam-se colchetes ([]); entretanto, parênteses dentro de parênteses (()) são usados tanto no inglês britânico quanto em documentos jurídicos americanos.O que substitui parênteses?
O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos. Exemplos: O controle inflacionário – meta prioritária do governo – será ainda mais rigoroso.Tem ponto final dentro de parênteses?
Em geral, tende-se a não pontuar dentro dos parênteses quando houver apenas uma palavra ou pequena frase (a não ser que o contexto justifique o uso de vírgula, ponto de interrogação ou ponto de exclamação, por exemplo).Como saber onde colocar vírgula?
A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.Como devo usar a vírgula corretamente?
A vírgula é um sinal de pontuação que marca uma pausa de curta duração e é utilizada para separar termos dentro de uma oração ou orações dentro de um período. Casos de ocorrência: - Para marcar qualquer alteração na sequência lógica dos termos de uma oração, quando estes não estão dispostos conforme a ordem direta.Tem que colocar vírgula depois do conectivo?
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.Onde não se emprega vírgula?
Não se emprega vírgula:
- Após a conjunção “mas”. “Ele sempre foi muito bom no discurso oral. Todos prestam atenção quando ele fala. ...
- Na sequência das conjunções alternativas “ou... ou”; “ora... ora”; “quer... quer”; “umas vezes... ...
- Depois das conjunções “de modo que”, “pois”, “porque” e “porquanto”.
Como não errar o uso da vírgula?
Como usar a Vírgula com 4 regras simples
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Quando a vírgula é opcional?
A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.Como saber se a vírgula está no lugar certo?
Coloque a vírgula no lugar certo
- Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
- Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
- Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!