É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.
No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes.
Em qualquer uma de suas apresentações, esse alimento é fundamental na dieta alimentar e incluir uma porção diária é recomendado para todas as pessoas. No caso específico da aveia crua, pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.
A Farinha de Aveia crua pode ser consumida em diversas refeições ao longo do dia. É uma ótima opção para o café da manhã, podendo ser adicionada a frutas, iogurtes e vitaminas. Também pode ser utilizada em receitas salgadas.
Esse cereal é rico em fibras, e além de ajudar na perda de peso traz benefícios para o coração, a pele e o sangue, sendo uma das melhores opções para quem sofre de diabetes. O ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, e para isso não é preciso enfiar a colher em um pote de aveia e comer pura.
AVEIA😱 - PORQUE VOCÊ NÃO DEVE COMER | Dr. Gabriel Azzini
Qual a melhor maneira de consumir farinha de aveia?
A farinha de aveia pode ser adicionada a sucos, iogurtes, sopas ou saladas de frutas, ou ainda pode ser usada em receitas como bolo, torta, pão, panqueca, biscoito, massa de pizza e mingau.
A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.
Uma dica valiosa é que consumir a água de aveia com o estômago vazio pode ajudar a controlar a sensação de fome e reduzir a ansiedade por comer alimentos não saudáveis.
Por conta desses nutrientes, o cereal pode ser consumido todos os dias. Entre os benefícios da aveia, estão: melhorar o funcionamento do intestino, reduzir a pressão arterial e o colesterol "ruim" (LDL).
Sim. Pode comer banana com aveia todos os dias, desde que consumida de maneira moderada e em uma alimentação equilibrada. Para aproveitar os benefícios desses alimentos, é importante consumi-los combinados com outros ingredientes saudáveis, como verduras, proteínas magras e gorduras boas.
O que é melhor farelo de aveia ou farinha de aveia?
Segundo especialistas, essas diferentes formas de processamento fazem com que o farelo seja mais vantajoso em nutrientes, especialmente para quem está buscando perder peso. O farelo é responsável por manter a saciedade e controlar a pressão arterial, a glicemia e o colesterol.
É por isso que os deve cozer, porque os flocos são melhor absorvidos, especialmente se tiver problemas intestinais. Além desta explicação, a especialista sugere três formas de a preparar, bem diferentes mas todas amigas de uma alimentação equilibrada.
Pode ser tanto a aveia em flocos finos como a aveia em flocos grossos. Qualquer uma delas funciona! Você também pode usar aveia em grãos, mas saiba que o processo acaba ficando mais demorado, já que ela é mais difícil de quebrar.
Pra quem escolher a aveia de flocos grossos, deixe ela um tempo de molho na água ou no leite vegetal para ela ficar mais macia. Deixe por uns 30 minutos antes de comer ou até mesmo a noite inteira para consumir no dia seguinte.
No consumo de grãos em geral (aveia, granolas) é sempre importante ingerir bastante líquido para compensar o aspecto higroscópico deles e também potencializar seus efeitos de saciedade e estímulo à motilidade intestinal.
Basta dissolver farinha de aveia em água morna, podemos alcançar um excelente resultado, retornando à pele a sua elasticidade e suavidade, aplicando o líquido como uma loção.
É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.
Como consumir? Não é difícil inserir a aveia nas refeições do dia a dia. Ela pode ser consumida tanto in natura quanto como ingrediente para alguma receita de café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo. “As pessoas costumam utilizar em receitas de bolos, muffins, panquecas, massas, e muito mais.
Quem quer perder peso pode comer farinha de aveia?
A aveia é um ótimo alimento para quem deseja emagrecer pois permite uma digestão fácil e lenta e, além disso, suas fibras, como a betaglucana, aumentam a sensação de saciedade, controlam a fome, diminuem a absorção de gorduras, melhoram a prisão de ventre, regulam o intestino e diminuem o inchaço abdominal.
A aveia ajuda na regulação intestinal, além de controlar o colesterol e o açúcar, o que reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. No intestino, o cereal contribui para uma flora (também conhecida como microbiota) equilibrada.
Quem tem gordura no fígado pode comer farinha de aveia?
A aveia é rica em beta-glucana, um tipo de fibra, excelente para a saúde do fígado, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim que podem se acumular no fígado, por diminuir a absorção de gorduras da alimentação, melhorar o funcionamento do sistema imunológico e a combater inflamação que podem causar fígado gordo ...
Por isso, quem tem a doença celíaca (alergia ao glúten) também deve evitar a aveia e sempre checar na embalagem se há traços de glúten. Além disso, quem tem síndrome do intestino irritado precisa consumir com moderação ou em excesso pode piorar a inflamação intestinal.
Naturalmente, nenhuma aveia contém glúten, porém, o cereal sofre contaminação de outros cereais no plantio e produção, por isso que os produtos a base de aveia tipicamente disponíveis nos supermercados contêm traços de glúten.
Como usar a aveia? Além do clássico mingau, a versatilidade da aveia pode aparecer nas mais diversas receitas, sejam elas doces, salgadas, frias ou quentes. Um jeito bastante tradicional e simples de adicionar o cereal à rotina é polvilhar aveia sobre as frutas ou iogurte no café da manhã.
Qual a diferença de aveia em flocos e farinha de aveia?
A principal diferença está na sua composição nutricional, já que no processamento, a farinha (parte interna do grão) é separada do farelo (a casca do grão), enquanto a aveia em flocos é obtida pela prensa dos grãos inteiros. E isso faz com que suas utilidades nutricionais e culinárias também sejam diferentes.