JOGADOR NA REDE: no bloqueio, um bloqueador pode tocar na bola acima da rede, no espaço do oponente, na condição de que ele não interfira antes ou durante o toque de ataque da equipe adversária.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
O que acontece quando um jogador de voleibol toca na rede?
Se um jogar de vôlei toca a rede ao atacar, imediatamente será ponto do adversário, pelo fato de que as regras orientam os jogadores a não tocarem, uma vez que configura-se uma infração.
É permitido ao jogador ultrapassar as mãos por cima da rede, depois de seu toque de ataque, na condição de que o toque na bola não tenha sido feito dentro de seu próprio espaço de jogo.
"O vôlei é um esporte extremamente dinâmico que evolui com o tempo nas suas regras e que permite, em função da força, da potência, da velocidade que nós temos hoje, determinadas coisas que antes não se permitiam", explica o técnico do Rio de Janeiro, Marcelo Franckowiak. Usar os pés, por exemplo. Liberado desde 1995.
11.1.2 Depois de um golpe de ataque, é permitido ao jogador passar as mãos além da rede, desde que o contato tenha sido feito dentro do seu próprio espaço de jogo. 11.2.1 É permitido penetrar no espaço adversário sob a rede, desde que isto não interfira no jogo do adversário.
Qual a relevância da proibição de tocar na rede durante o jogo?
Explicação: O contato de um jogador com a rede não é considerado falta, a não ser quando esse contato ocorre durante a ação de jogar a bola ou quando interfere na jogada. Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais os jogadores não tocam realmente a bola.
Mas, em vez da utilização do toque e da manchete, os jogadores podem agarrar a bola que vem do campo adversário, trocar passes entre si e arremessá-la de volta com uma das mãos ou com as duas. Ideal para jogar com crianças e pessoas de mais idade!
O levantador, quando está no fundo, segue a mesma regra dos atacantes. Um jogador do fundo pode atacar na rede se no momento do contato, parte da bola está abaixo do topo da rede, por isso não é indicado pular para largada, pois a bola passa do topo da rede.
As regras do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo.
Também não lhe é permitido fazer levantamentos à frente da linha de três metros - exceto quando for realizado por meio de uma manchete (movimento em que se recepciona a bola com os dois braços esticados e as mãos juntas). No saque, momento característico do vôlei, a participação dos líberos também é proibida.
O jogador pode encostar-se à rede (desde que não interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time; O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio.
O jogador só pode dar um soco na bola quando é para realizar uma defesa ou fazer um saque manchete. Ou seja, sempre movimentos de baixo para cima. Ele não pode fazer um ataque, como uma cortada, com a mão fechada, pois será falta.