Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.
Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, e incluem peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
Isso se faz em honra da Paixão e Morte de Cristo”, afirmou o pároco. Desta forma, é recomendado que os fiéis optem pelo consumo de ovos e laticínios, além de peixes e frutos-do-mar, liberados por serem animais de “sangue-frio”.
Por mais que os ovos sejam de galinha (uma ave), esse alimento não é proibido na sexta-feira da paixão; a restrição alimentar durante esse dia é voltada apenas à carne do animal.
Não é o corpo de Cristo: evitar carne na Sexta-Feira Santa tem outro motivo. A Sexta-Feira Santa é o dia da tradicional abstinência de carne para os católicos. Ao contrário de uma ideia popular, a recomendação aos fiéis não tem relação com a representação do 'corpo de Cristo', mas sim com ideias de compaixão e reflexão ...
Sim, é permitido comer ovos na quarta-feira de cinzas, já que não há restrições específicas sobre o consumo de ovos nesse dia. Segundo a igreja católica, mesmo que a quarta-feira de cinzas marca o início de Quaresma, não há prescrições dietéticas específicas relacionadas ao consumo de ovos.
Pode comer ovo de galinha na Sexta-feira da paixão?
Durante a quaresma e principalmente, na sexta-feira santa, a tradição católica é de comer cordeiro, frango, boi, porco, presunto e muitas outras carnes. No entanto, ovos, leite, peixe, grãos ... Peixes e ovos são opções para quem não come carne vermelha durante a semana santa. Estamos na semana santa.
Segundo a tradição da Igreja, todo católico deve jejuar durante toda sexta-feira até chegar a Páscoa. O jejum tem que ser de frango e carnes vermelhas - boi, porco, bode etc - e não pode ultrapassar uma refeição por dia.
Algumas pessoas podem ter alergias ou sensibilidade ao ovo. Nesses casos, o consumo não é indicado. Por fim, quem tem gastrite, insuficiência renal crônica e gordura no fígado deve consumir com moderação.
Durante a Sexta-feira Santa, a tradição religiosa orienta que a população jejue ou não coma carne vermelha em respeito à morte de Jesus. Por isso, as refeições do feriado incluem peixes, frutos do mar, vegetais e legumes.
Essa prática se estendia a todos os cristãos maiores de sete anos. Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas deixassem de consumir carne nas quartas e nas sextas. Além de não comer carne, elas não consumiam laticínios e nem ovos.
Ouvir música alta ou dançar; Realizar trabalhos braçais; Abrir estabelecimentos comerciais; Tomar café da manhã (o jejum como penitência recomendado até o meio-dia);
Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.
O que a Igreja ensina sobre a abstinência de carne? Para nós, católicos, comer carne em todas as sextas-feiras do ano — com raras exceções, que explicaremos logo mais — configura pecado de natureza grave. Por isso, antes de seguirmos com a questão da abstinência em si, vamos relembrar o conceito de pecado mortal.
Porque os evangélicos comem carne na Sexta-feira Santa?
A carne vermelha recorda o corpo de Jesus Cristo”, diz o professor. Na liturgia católica, ressalta Leva, o número de dias também é uma referência ao período de peregrinação de 40 dias de Jesus no deserto, quando, após ser batizado por João Batista, jejuou, foi tentado pelo diabo por três vezes e resistiu.
Último dia da Semana Santa, que ocorre antes da Páscoa, a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um feriado nacional celebrado este ano em 29 de março. Durante o dia, cristãos adotam práticas como não comer carne vermelha, não varrer a casa e evitar desentendimentos.
Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, e se alimentam com peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
Para consumir o ovo todos os dias sem fazer mal para a saúde, é aconselhado preparar esse alimento da forma mais saudável possível, como cozido com água, omelete ou poché, evitando usar gorduras como óleo ou manteiga.
As regras normais de jejum antes de receber a comunhão (abster-se de alimentos uma hora antes da missa) se aplicam durante a Quaresma. Fora isso, não há regras específicas sobre líquidos, portanto, café, chá e refrigerante são aceitáveis.
O que não pode ser feito na Sexta-feira da Paixão?
Algumas pessoas ainda mantém os costumes antigos e têm o hábito de não varrer a casa e realizar práticas de higiene, mas essas são pessoais. Por fim, ainda é recomendável não ir a festas, escutar música alta ou recorrer a ações que não conduzam com a natureza desse dia.
Aves, carne bovina, suína e de caça são considerados como “carne” e deles devemos nos abster nos dias penitenciais estabelecidos pela Igreja. Já ovos, leite e seus derivados, peixes e frutos do mar não são considerados como carne para fins de abstinência.
O que não pode fazer na Sexta-feira Santa? Não pode matar qualquer animal, mesmo que seja para a alimentação. Não pode tirar leite. Além de se abster da carne vermelha, os católicos costumam não beber álcool neste dia.
A Sexta-feira Santa é considerada um dia de jejum e abstinência mais rigorosos, em que os fiéis são encorajados a se abster de carne como uma forma de sacrifício em memória do sacrifício de Cristo na cruz.