Já o canário-belga, o periquito australiano, a calopsita, a galinha e a codorna são isentos de controle e podem ser criados livremente de forma doméstica.
As codornas selvagens são consideradas aves de caça, e é proibido matá-las. As que se encontram à venda no comércio são aves domésticas, menores que as selvagens, porém de carne mais saborosa.
O cômodo deve ser adequadamente vedado, e é possível criar entre 120 a 150 aves por metro quadrado. Cada codorna, macho ou fêmea, deve ser mantida em uma gaiola individual de 20x15cm e 13cm de altura, com piso de tela de arame com malha de 1cm para deixar passar os excrementos.
Essa ave exige alguns cuidados com relação ao espaço e precisa de uma gaiola grande e com algumas especificações. Além disso, adapta-se melhor ao ambiente rural, em uma fazenda ou casa de campo. E não é do tipo para ser criada dentro de casa ou em um ambiente muito urbano.
AMBIENTE Deve ser tranquilo, com boa ventilação, mas livre de correntes de ar, e iluminação programada entre 14 e 16 horas por dia, porém, sem entrada de luz solar direta sobre as aves. Melhor se a temperatura for mantida entre 24 ºC e 27 ºC e a umidade relativa próxima a 60% para aves adultas em produção.
- Apesar de serem fáceis de criar, será preciso dedicar parte do seu tempo a alimentar as aves, dar água, limpar a gaiola e cuidar delas. Então, pense bem antes de dar o primeiro passo. - Defina o espaço onde as aves serão criadas, que pode ser no quintal de sua casa.
De acordo com o criador, uma das vantagens do setor é a economia com a mão-de-obra. Isso porque só é preciso 1 funcionário para cada 20.000 codornas. A desvantagem é o cheiro, insuportável para quem não está acostumado.
Requerimento de solicitação de registro contendo obrigatoriamente o número do CNPJ ou CPF do requerente. Declaração do médico veterinário como responsável pelo estabelecimento avícola. ...
Planta baixa das instalações. ...
Documento comprobatório da qualidade microbiológica da água.
A criação de codornas ou coturnicultura é uma das opções mais fáceis para quem deseja entrar definitivamente no agronegócio. A estrutura necessária é simples e básica, as codornas são de fácil manejo e o investimento inicial é baixo, com grande probabilidade de lucro, seja na venda dos ovos ou na venda da carne.
Basta um macho para cada cinco fêmeas, contanto que o macho tenha um dia de descanso. Além disso, o macho deve ser substituído, a cada dois anos, para que não ocorram possíveis problemas genéticos no plantel. No acasalamento, as fêmeas devem ficar em contato com o macho por doze horas seguidas (no máximo).
Já o canário-belga, o periquito australiano, a calopsita, a galinha e a codorna são isentos de controle e podem ser criados livremente de forma doméstica.
Como as codorninhas botam no chão, é importante que o piso tenha ligeira inclinação na direção de uma calha forrada de serragem para a coleta dos ovos. A temperatura do ambiente deve girar entre 18 a 19 graus.
Essas aves possuem alta aceitabilidade de vegetais, mas é benéfico combiná-los com rações balanceadas, para aumentar o peso das aves. É preciso ter cuidado para não alimentar as codornas em excesso, dado que as codornas são animais leves.
Em média, cada ave adulta consome 25 gramas de ração por dia. PRODUÇÃO – consideradas ótimas poedeiras, as codornas iniciam a fase de postura ao atingir entre 50 e 60 dias de vida. Daí em diante, as aves botam ovos diariamente por dez meses seguidos, com intervalo de dois meses para a muda de penas.
Hoje vou responder essa dúvida pra vocês, então se você gostou desse tema, já se inscreve aí e quer vídeo todos os dias, beleza pessoal, uma codorna. ela bota em média de duzentos e cinquenta.
Já vimos acima que podemos dar arroz, vegetais e verduras como alimentos para codorna além da ração, mas o que mais além disso podemos oferecer para nossas aves? Então, além da ração e das opções que já vimos acima, você pode dar para a sua codorna comer: Insetos. Milho moído, Fubá, Quirera.
Normalmente, o capital de investimento alcança o montante de R$ 40 mil, com margem de lucro alta, que ultrapassa 15%. Todas essas vantagens comprovam que a coturnicultura é um negócio promissor e frutífero. Entretanto, o manejo das codornas deve ser adequado para o sucesso do coturnicultor.