Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos. É fundamental lavá-los bem e banhá-los em uma solução com uma colher (chá) de sal para cada litro de água. Pode-se também optar por congelar os camarões cozidos.
Ao contrário do que você imagina, não existe uma diferença na forma de como limpar camarão — todos são limpos do mesmo jeito, seja ele cru, fresco, congelado ou para fritar.
Mantenha os bichinhos na geladeira, dentro de uma bacia com gelo, por no máximo 48 horas. Se cozinhou e sobrou camarão, dá pra guardar por um tempinho também. Na geladeira, ele se conserva por até dois dias num recipiente bem fechado, ou num saco tipo zip (nesse caso, tire todo o ar que conseguir do plástico).
No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso. “Isso em um uso contínuo pode levar toxicidade e prejudicar rins e fígado”, explica.
A casca deve estar firme e brilhante, sem manchas amareladas ou escuras. O cheiro deve ser suave de mar. Peso: o camarão é vendido por peso e isso faz diferença caso esteja limpo ou com casca. Se a receita pede 1 kg de camarão limpo, considere 30% de peso a mais (1,3 kg).
O camarão só pode ser congelado cru, sem a cabeça ou totalmente limpo. Para armazenar deve-se lavar bem e banhar numa solução uma colher (chá) de sal para cada litro de água; para congelamento do camarão limpo cozido, deixar ferver por apenas 5 minutos, resfriando em seguida em porções individuais.
O camarão cru congelado tem durabilidade de seis meses, enquanto a lagosta pode ficar até três meses, no máximo, dentro do freezer. Os mariscos podem ficar entre três e quatro meses no freezer.
Saiba como guardar o camarão com casca e sem casca, quando ele está fresco. O camarão, tanto com casca, quanto sem casca, quando é comprado fresco e não será congelado ou preparado imediatamente, deve ser guardado em geladeira, fechado em recipiente com tampa.
Em entrevista ao portal iBahia, a nutricionista Lua Ferrari, da clínica brasileira Emeg, começa que por explicar que essa linha preta é a tripa do camarão. Segundo a especialista, deve ser retirada antes do camarão ser cozinhado, pois acredita-se que possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio.
Para reconhecer um camarão estragado, o procedimento é mais simples: "Quando o camarão apresenta a cabeça negra e o corpo começa a ficar com manchas negras, é porque o produto ficou fora da temperatura adequada. Então, ele já perdeu a qualidade".
A importância é descongelar da maneira certa." Para descongelar o camarão corretamente, faça o seguinte: Tire o alimento do congelador e coloque na geladeira um dia antes. Deixo no freezer ou geladeira por 24 horas e você vai ter um camarão perfeito.
Após a pesca e morte do camarão, inicia-se um processo de oxidação enzimática chamado de melanose (também conhecido como mancha preta ou “black spot”) que se refere ao aparecimento de manchas escuras em locais como carapaça, patas e final do corpo do camarão.
Não existe problema congelar um alimento com prazo de validade próximo. As baixas temperaturas do freezer/congelador retardam o desenvolvimento de bactérias responsáveis pela deterioração de carnes, vegetais, frutas e peixes.
Modo de descongelamento: Geladeira: mantenha o produto na parte inferior da geladeira por aproximadamente 6 horas (temperatura 5°C). Água: retire o produto da embalagem e coloque em água imersa (20°C) por aproximadamente 15 minutos ou em água corrente.
O marisco também pode ser congelado se não tiver a intenção de o consumir imediatamente. Para congelar o marisco, basta colocá-lo num saco de congelação hermético e armazená-lo no congelador.
O recomendado é que o camarão seja armazenado em freezer e caso se trate de um produto congelado na indústria, seu prazo de validade pode ser de até 6 meses, diferente do camarão dito como “fresco”. Quando descongelado, o ideal é que o camarão seja preparado e utilizado por completo.
Coloque o marisco congelado em escorredor ou peneira. Deixe o escorredor em uma tigela grande com água fria. Encha a tigela com água e coloque-a na pia da cozinha. Insira o escorredor na tigela para que o camarão fique completamente mergulhado na água e deixe de molho por 10 minutos.
Sobre armazenamento: para que um peixe mantenha sua qualidade por mais tempo, ele precisa ser congelado e descongelado o mínimo possível. Então, se comprou um peixe grande, o melhor é porcionar e congelar de uma vez. Assim você só precisa descongelar o que for consumir na hora.
Limpar o camarão pode ser trabalhoso, mas é muito necessário. Ele possui duas finas tripas, embaixo e em cima. Muita gente acha que só precisa limpar uma delas, mas é necessário limpar as duas. Na parte de cima é onde ficam as ovas e os restos de fezes.
Os camarões e outros mariscos são propensos a acumular cádmio, especialmente na cabeça e no hepatopâncreas, que faz parte do sistema digestivo do crustáceo. De acordo com a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição, o cádmio presente na cabeça do camarão é quatro vezes superior ao do abdómen.
O segredo do camarão perfeito é cozinhá-lo rapidamente, entre um e quatro minutos, no máximo. Assim como a lula e o polvo, o queridinho dos frutos do mar não pode ficar muito tempo na panela porque pois pode ficar com a textura borrachuda.