Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
Modo de preparo: 1º passo :Coloque 40 litros de água em um tambor limpo, após isso adicione o esterco e dilua; 2º passo : Adicione 20 litros de água em um balde limpo, junte à ela, cinza, bórax, calcário e o fosfato natural, siga esta ordem e dilua cada vez que adicionar o ingrediente.
Uma das formas de curtir esterco de gado é formar uma pilha com o material, umedecer todos os dias, e, a cada dois dias, revirar esse material. Outra opção é colocar este esterco em uma composteira ou em um minhocário.
- O adubo demorará de 3 a 6 meses para ficar pronto, variando por interferência do clima e do local de produção. - Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”.
Como curtir ESTERCO RÁPIDO e SEM PERDER NUTRIENTES
Como fazer para curtir o esterco de galinha?
Para fazer a compostagem do esterco de galinha, misture um terço dos dejetos com dois terços de outros materiais orgânicos, como a própria palhagem utilizada no chão do galinheiro e restos de alimentos. Crie camadas de esterco, palhagem e outros resíduos orgânicos.
O esterco fresco tem altas concentrações de nitrogênio e por isso, se for usado diretamente no solo, pode queimar as plantas. Portanto, é necessário curtir o esterco antes de utilizá-lo.
Milho: para o milho, recomenda-se reaplicar o esterco de galinha a cada ciclo de plantio, assim como nas hortaliças e na soja. Isso ajuda a manter a fertilidade do solo e fornece aos pés de milho os nutrientes necessários para um bom crescimento e uma boa produtividade.
Em jardinagem, normalmente usa-se o esterco curtido, o que nada mais é do que as fezes – de vaca, cavalo, galinha ou coelho –, deixadas ao tempo para que o nitrogênio excessivo evapore, o calor disperse a maioria dos patógenos e as chuvas diluam um pouco da concentração.
A boa notícia é que você mesmo pode fazer um adubo com o esterco bovino, por ser um resíduo orgânico. Dessa forma você reduz a agressão ambiental e ainda dá aquela força para que as plantas e o pasto fiquem mais fortes.
Conclui-se que o uso do esterco de curral (bovino) puro pode substituir o substrato com terra na produção de mudas de café, de preferência usando o esterco fresco, sem curtir, ou um curtido de boa qualidade. O uso do esterco puro pode se constituir em alternativa para evitar infestação por nematoides nas mudas.
Existem duas maneiras de comprar: na loja de jardinagem ou diretamente no criador de animais, podendo ter auxílio de tecnologias. É esperado que a eficiência de uso do esterco bovino, por exemplo, varie bastante, pois a composição pode ser bem diferente.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
A quantidade e frequência de material orgânico utilizado varia de acordo com tamanho e estado do solo. A reposição de nutrientes pode ser feita a cada três meses. Mas se o solo estiver pobre, recomenda-se a aplicação a cada dois meses.
A produção média diária de esterco desses animais é bem significativa. Uma vaca pesando 453 kg produz 23,5 kg de esterco por dia, um cavalo de 385 kg produz 16,3 kg, um porco de 72 kg produz 3,4 kg de esterco e um frango pesando 1,6 kg produz 100g de esterco + urina.
Um fluxo de ar com temperatura de pelo menos 20º C é suficiente para secar o esterco. Com uma maior temperatura e menor umidade relativa deste fluxo de ar, tem-se um resultado ainda melhor. A estrutura também pode variar quanto ao posicionamento, sendo instalada no fundo ou na lateral do galpão.
As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.
O ideal é ter cuidado com a quantidade de adubo utilizada na plantação ou horta porque o esterco é rico em nitrogênio que, em altas dosagens, pode acabar queimando as plantas e suas raízes. O produtor deve ter cuidado na quantidade a ser aplicada do adubo feito a partir do esterco de galinha.
Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.
Em média os estercos de galinha apresentam composição em torno de 17 a 28 % N (17 a 28 kg N/t) 22 a 37% P2O5 (22 a 30 kg P2O5/t) e 12 a 17% de K2O (12 a 17 kg K2O/t) além de enxofre boro e outros micronutrientes em teores variáveis.
Turfa Gold é a melhor alternativa para substituir o uso do esterco animal, cama de frango (esterco de galinha, cama de aviário), torta de mamona, sendo utilizado como fonte de matéria orgânica em todo e qualquer tipo de cultivo.
Qual a quantidade de esterco de galinha por planta?
CONCLUSÕES. Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de galinha poedeira para alcance de maiores produções de matérias verde e seca de plantas de milho para silagem.
Quanto tempo o adubo químico demora para fazer efeito?
Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.