Ideal é filtrar a água Embora as centrais de abastecimento públicas tratem a água para ficar potável antes de chegar às residências, existe o risco de que ela se contamine com resíduos químicos, micro-organismos e impurezas (areia, ferrugem, algas etc.) presentes em encanamentos e caixas d'águas mal cuidados.
Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.
Quais tipos de doença o consumo de água da torneira pode causar. A água da torneira faz mal e pode causar problemas de saúde como esquistossomose, hepatite A, cólera, gastroenterites e, ainda, leptospirose. Por conta disso, é essencial fazer o devido tratamento doméstico da água recebida através da torneira.
Em tese, a água que sai da torneira é potável e própria para o consumo. No entanto, como já falado, a contaminação pode ocorrer por causa das caixas d'água das casas e dos prédios. É fundamental que uma limpeza periódica seja feita nesses reservatórios, para eliminar qualquer risco de contaminação.
A água contaminada ocasiona graves problemas de saúde. Por exemplo, as doenças causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários como amebíase, febre tifoide, giardíase, hepatite tipo C e outras.
O que é mais saudável água mineral ou água filtrada?
Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.
Estão presentes na água que bebemos substâncias químicas como antimônio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cianeto, mercúrio, nitratos, triclorobenzeno, diclorometano; agrotóxicos como atrazina, DDT, trifluralina, endrin e simazina; e desinfetantes como cloro, alumínio ou amônia.
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
Sim, é seguro beber água da torneira com filtro, pois o filtro remove impurezas e contaminantes, proporcionando água limpa e potável para você e sua família.
A ÁGUA DA MINHA CASA SAI BRANCA DA TORNEIRA, É MUITO CLORO? Não! Esse tipo de ocorrência está relacionado à pressão da água dentro das redes do sistema de distribuição. Com a abertura da torneira e consequente liberação da pressão pequenas bolhas de água desprendem-se de forma que a água apresenta uma coloração branca.
Ferver a água é considerado um dos métodos mais seguros para tornar a água potável, pois mata vírus, bactérias ou parasitas presentes na água que podem causar doenças. Para ferver a água, primeiro deve-se colocar um pano limpo e seco, na abertura do recipiente, para filtrar a água ao adicioná-la no recipiente.
A água potável não deve conter microorganismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Os indicadores de contaminação fecal, tradicionalmente aceitos, pertencem a um grupo de bactérias denominadas coliformes.
Em boa parte dos casos, a água que sai da torneira pode ser consumida, mas é preciso tomar alguns cuidados. “O problema maior está na caixa d'água, que deve ser higienizada, no mínimo, a cada seis meses”, alerta o especialista.
Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92.
Afinal, ferver a água tira o cloro? Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.
Beber água da torneira não causa nenhum mal imediato e é definitivamente muito melhor que ingerir água sem tratamento algum. Ter o hábito de beber água diretamente da torneira pode ocasionar problemas de saúde a longo prazo.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
Como transformar água da torneira em água mineral?
Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.
No entanto, beber água não filtrada (ou fervida) provoca diversas doenças e, em casos graves, pode levar à morte. Geralmente, os agentes infecciosos, responsáveis por diversas patologias, conseguem se desenvolver na água e se espalham, chegando até os indivíduos.
Pode beber, não existe nenhum problema em beber a água ainda “branca”. Conforme explicamos acima, trata-se apenas de ar dissolvido na água, sob pressão. Toda água da rede pública de abastecimento do município passa por um rígido controle de qualidade para chegar potável até as residências.
O GLOBO conversou com especialistas que explicaram que a preferência na realidade deveria ser pela água filtrada. No entanto, garantiram que a da torneira pode sim ser utilizada para cozinhar, desde que seja após ser fervida ou durante o preparo de alimentos que permaneçam muito tempo no fogo.
A água filtrada passa por alguns processos de filtragem para que ela se torne potável e sem risco para saúde. Ela pode conter alguns metais pesados e componentes químicos como flúor, cloro.