Sem mais delongas, sim, pode dar água gelada para cachorro normalmente. Ou seja, a premissa de que água gelada faz mal a eles é completamente falsa, já que não há nenhum tipo de risco aos pets. Inclusive, essa é uma prática muito recomendada durante o verão.
A resposta é simples: sim, mas com muito cuidado. Os animais possuem poucas glândulas sudoríparas, que são as responsáveis pela produção de suor e regulação de temperatura do corpo. Dar gelo para o pet é uma forma de o proteger no verão, pois regula a temperatura do seu organismo e aumenta o consumo de água.
Faz mal dar água gelada para o cachorro? Se você está se questionando se dar água gelada para cachorro faz mal, saiba que isso não passa de um mito. Isso porque ela não provoca indigestão nem causa outros problemas de saúde ao cachorro.
A água gelada ajuda a resfriar o corpo e baixar a temperatura do organismo. Aliás, dar um gelo para ele brincar é uma ótima ideia! Para os que gostam, água de coco é uma ótima pedida. Além disso, lembre-se de carregar uma garrafinha de água para seu cachorro sempre que sair para passear com ele.
Pode dar água para o cachorro quando ele está ofegante?
Você sabia, que após o exercício físico do cão, você não pode dar água pra ele? Muitas pessoas não tem ideia sobre isso, mas se você der água pro cachorro enquanto ele ainda estiver muito ofegante pode gerar uma torção gástrica e levar o animal a óbito. Você já sabia disso?
Cão Com Calor, Como Reduzir a Temperatura e Refrescar? Gelo ? Tosa? - Dica do Veterinário
Como aliviar respiração ofegante de cachorro?
O cachorro com falta de ar fica com a língua para fora e o pescoço bem esticado. Também pode tossir. Ao notar que seu cão está com falta de ar, deixe o peludo o mais confortável possível. Não faça movimentos bruscos e não se desespere, pois isso poderá deixá-lo ansioso e piorar ainda mais a situação.
“Nos humanos, o controle de temperatura é realizado pelo suor. Entretanto, os cães não suam assim. Eles realizam a troca de calor com o ambiente pela respiração”, comenta. Por isso, um cachorro com respiração ofegante e coração acelerado no calor ou após alguns exercícios é completamente normal.
Só tome cuidado para não exagerar, a não ser que tenha uma toalha para secá-lo do excesso de umidade. Sobre os banhos completos, pode dar banho gelado em cachorro no calor. O excesso de banhos também é prejudicial, afinal, a combinação entre umidade e calor favorece o crescimento de fungos.
Assegure-se de que seu pet tenha acesso constante à água fresca. O calor pode aumentar a sua sede, e a desidratação é um risco real. Mantenha potes de água limpos e frescos em diferentes áreas da casa e durante passeios ao ar livre.
“Existe muita desinformação sobre isso. Pessoas dizem que pode ser prejudicial, mas, na verdade, se você der gelo para seus animais de estimação, é muito pequeno o risco de que eles possam danificar os dentes se estão mastigando pedaços muito grandes. Apenas seja sensato”, afirmou o veterinário.
Sem mais delongas, sim, pode dar água gelada para cachorro normalmente. Ou seja, a premissa de que água gelada faz mal a eles é completamente falsa, já que não há nenhum tipo de risco aos pets. Inclusive, essa é uma prática muito recomendada durante o verão.
Outra dica é uma brincadeira com água. Se o animal não tem medo de borrifadores, borrifar água pode ser divertido e refrescante. Molhar o animal por completo também o refresca, mas não é indicado usar shampoo ou sabonete com muita frequência.
A maioria dos animais tende a beber mais água quando ela está gelada e fresca. De uso fácil e rápido, basta remover a tigela da base, em seguida levá-la ao refrigerador ou freezer por duas horas. Pronto, agora é só colocar água limpa e fresca que ele manterá geladinha por até oito horas.
Como saber se o cachorro está passando mal de calor?
O animal fica ofegante, apresenta temperatura acima de 40 graus. A língua parece ter cor azul e ele mostra sinais de confusão mental, podendo cair ao tentar se erguer. Cães com focinho curto, como o Buldog francês e o Pug, têm respiração dificultada.
Qual a temperatura que um cachorro aguenta no calor? A temperatura normal de um cão varia de 37,5 a 39,0 graus Celsius. Se a temperatura corporal de um cão subir para 40 graus Celsius ou mais, ele está com hipertermia.
Uma coisa é certa, assim você, se ele se aproximou do ventilador, é porque está com calor, e não há nenhum mal nisso. Agora, caso seu cachorro se incomode, e você perceba que ele está com calor, coloque o ventilador em um local alto para o ar ventilar sem incomodar seu pet.
A temperatura da água é muito importante durante o banho no cachorro. Se ela estiver muito gelada ou muito quente, pode causar choque térmico ou queimaduras na pele, além de assustá-lo. O ideal é sempre mantê-la morna, mesmo nos dias de verão.
De acordo com o Dr. Thiego Aguilar, médico-veterinário da clínica Seres Asa Norte, em Brasília, o gelo pode ser um aliado na hora de proporcionar mais conforto ao cachorro em caso de temperaturas elevadas. Mas é preciso cuidado para evitar acidentes.
A língua para fora e a respiração ofegante, portanto, estão entre os primeiros sintomas de que o pet está com calor. Quando o cachorro se encontra em situações extremas e não consegue baixar sua temperatura, esse processo de taquipneia pode dar início a um quadro de desidratação, levando a um colapso respiratório.
Uma solução bastante simples para o seu cão se refrescar durante os meses mais quentes é tomar um banho. Se não estiver perto do mar ou de um rio, existem outras formas de o fazer. No verão, os cães gostam especialmente da ideia de terem uma piscina própria ou, no mínimo, uma pequena banheira.
Se o cão está ofegante, salivando muito, com dificuldades para respirar, prostrado, não quer andar, comer, beber água, são sinais de alerta! Ao ver estes sinais de forma mais leve, ofereça um período de descanso na sombra com água fresca para seu pet.
O que fazer quando o cachorro está com a respiração muito ofegante?
Evite que ele fique agitado. Não crie situações que podem deixá-lo estressado. Não tente medicar o cachorro, isso pode piorar o quadro. Procure um veterinário.