Pegar a moto no tranco é um recurso alternativo utilizado na hora da emergência, normalmente quando a bateria está fraca ou descarregada, porém o procedimento não é recomendado. A ação depende muito da experiência do motociclista, pode ser perigoso tanto para o condutor como prejudicial ao câmbio da motocicleta.
Quando você tenta fazer o carro pegar no tranco, essa tentativa de ligação forçada, pode gerar uma sobrecarga elétrica no sistema eletrônico do veículo. E, isso pode danificar peças muito importantes como o motor de arranque, a bateria e outros componentes, como o sistema de luzes.
Qual a melhor marcha para fazer a moto pegar no tranco?
Ligando “no tranco”
Caso sua bateria tenha te deixado na mão, saber como ligar a moto “no tranco” será muito útil. Isso é muito comum de acontecer, e o princípio básico é engatar a moto e fazer o impulso de forma manual. As melhores marchas para fazer isso são a primeira e a segunda.
Caso estejam fracas, é muito provável que o problema seja falta de carga na bateria. Também é mais seguro dar um tranco em motocicletas carburadas do que nas com injeção eletrônica, apesar de, em ambos os casos, haver riscos.
botando moto pra pegar no tranco sem precisar empurrar
Quando a moto não liga, o que pode ser?
Tal situação pode ocorrer por conta da bateria, injeção eletrônica, falta de combustível ou até mesmo problemas elétricos. Confira as causas mais comuns para que a moto não ligue e como solucioná-las. Boa parte das vezes em que a moto não pega é devido a falta de combustível.
Abaixo, selecionamos os principais para você ficar de olho:
Combustível de má qualidade. O combustível ruim não tem a quantidade de gasolina ou etanol adequados para a queima, sem contar que podem conter aditivos nocivos para o sistema de alimentação da moto. ...
Quanto tempo deixar a moto ligada para carregar a bateria?
Depende do nível de carga, mas se ela chegar a ficar descarregada o ideal é rodar pelo menos uma hora em estrada com o mínimo de equipamentos elétricos (como faróis e rádio) ligados.
Com o carro em movimento, pressione a embreagem e engate a segunda marcha rapidamente. Solte a embreagem de forma brusca para transferir o movimento das rodas para o motor.
Sente-se no carro, gire a chave e pise na embreagem. Em seguida, use a segunda marcha. Solte o freio de mão e deixe o automóvel rodar. Quando o carro chegar a 10 km/h, solte a embreagem e aperte o pedal do acelerador, girando a chave.
Se o(a) motorista insistir em dar o tranco, é provável que aconteça uma sobrecarga nos circuitos eletrônicos, o que leva à perda de componentes principais: sistema de luzes, motor de arranque, bateria, ar-condicionado, entre outros. Esta é outra causa recorrente para a dificuldade em ligar o automóvel.
Quando o estator está em curto, ocorre um superaquecimento no regulador de voltagem e o retificador acaba queimando. Com isso, se essa peça queimar, é provável que o estator esteja com problemas.
Outra possibilidade é a da bomba de combustível. Como esse bombear que a peça faz é do tanque para o motor, podem ocorrer defeitos e desvios. Naturalmente, qualquer baixa na pressão do combustível pode refletir no motor desligando. Por fim, o sistema de ignição também tem sua parte nisso tudo.
Quando a moto não liga nem no tranco, é necessário que o mecânico realize um passo a passo, testando se ela voltará a funcionar. Com a moto parada, ele irá engatar a segunda marcha. Depois de engatada, o mecânico deverá erguer o veículo e girar a roda traseira para aplicar uma força necessária e a moto andar.
As baixas temperaturas do inverno podem comprometer ainda mais a capacidade da bateria de fornecer energia para o motor. Atenção à Baixa Temperatura: Lembre-se de que as baixas temperaturas do inverno podem reduzir a eficiência da bateria, aumentando a dificuldade de partida da moto.
Em geral uma bateria de moto dura, em média, três anos. Mas pode ir até seis anos (as vezes até mais). Essa grande variação depende de diversos fatores.
Cada vez que colocamos um veículo em movimento e aceleramos para ele ir mais rápido, o motor envia um comando e força para as rodas. Ou seja, quando você anda devagar, você deve usar as marchas mais baixas. Quando você quiser aumentar a velocidade, você deve ir mudando para as machas mais altas.
Um dos problemas mais comuns é quando a embreagem fica deslizando ou patinando. Isso acontece por diversos motivos, em geral quando o disco da embreagem não consegue ser freado pelo platô, devido a algum dano ou mesmo excesso de resíduos, como graxa ou óleo.
Depois de colocar a motocicleta em funcionamento, é indicado rodar por um bom tempo para que a bateria recarregue totalmente. Em marcha lenta, a moto não produzirá a voltagem necessária para recarregar a bateria, portanto, não a carregará de maneira confiável.
Baixa temperatura. Caso estiver em períodos muito frios e continuar utilizando a moto, o óleo fica mais denso. Com isso, a bateria faz mais força para o motor queimar esse óleo, diminuindo a vida útil da bateria. A recomendação é usar a moto em temperaturas mais amenas.
A bateria pode descarregar naturalmente ao longo do tempo, mesmo quando a moto não está sendo usada. Para evitar esse problema, é importante carregar a bateria regularmente. Se você não usa a moto frequentemente, use um carregador de bateria para manter a carga.
Esse problema pode ser causado tanto por um volume baixo quanto excessivo de óleo no motor. No caso da operação do motor com volume de óleo abaixo do recomendado, é possível que as partes móveis não estejam sendo lubrificadas de forma eficiente. Isso dificulta sua movimentação e torna o desempenho do motor mais baixo.
Passou a valer no início de 2023, mais especificamente no dia 2 de janeiro, uma nova regra que permite ao motociclista empurrar sua moto, mesmo se estiver sem capacete ou até mesmo na contramão, sem levar multa. Mas isso só em caso de pane ou defeito.
Bomba de combustível suja, com falta de pressão ou com problema: A bomba de combustível é responsável por bombear o combustível para o eletro-injetor. Havendo sujeira ou defeito nesse atuador, a motocicleta pode falhar em determinada rotação, ou mesmo não liberar a partida.