* bananeira: para as vacas, pode ser fornecida toda a folha, com o caule, picado e misturado na ração ou à vontade no potreiro. Para os terneiros, o talo da folha da bananeira pode prender o intestino.
A bananeira é um subproduto de volumoso que possui alta digestibilidade e muita fibra, no entanto com baixo teor de proteína e cerca de 50% de energia para o gado, segundo o especialista.
O extrato aquoso das folhas da bananeira também foi capaz de reduzir 97,9% do desenvolvimento das larvas Haemonchus spp. e 57,1% do crescimento das larvas após oferecer folha de bananeira à dieta de caprinos.
O palmito da bananeira não é muito diferente. Pouco consumido no Brasil, é mais difundido em países do sudeste asiático e na Índia. Inclusive, como um alimento medicinal: além das vitaminas e minerais, ajuda a prevenir cálculo renal, tratar gastrites e úlceras e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Abundante na área rural, a bananeira é uma planta que pode ser aproveitada integralmente – fruta, folhas, tronco e até o “umbigo” (ou “coração”) podem ser usados na produção de artesanato, doces, alimentos para humanos e animais e até como remédio veterinário natural.
BANANEIRA CORTADA FORNECE MINERAIS, PROTEÍNAS E FIBRAS PARA O GADO?
Quais os benefícios do tronco da bananeira?
Além do artesanato, o tronco também pode ser cortado em pedaços pequenos e deixado sobre o solo para decomposição e usado na adubação. Com a decomposição natural do material orgânico, o solo ganha nutrientes, beneficiando o cultivo de novas plantas.
Normalmente chamado tronco ou caule da bananeira, é constituído pelas bainhas das folhas. Folhas. São produzidas de 25 a 42 folhas durante o ciclo. Cacho.
Os ruminantes, principalmente os caprinos e ovinos, consomem bem as diferentes partes da bananeira, sendo esse consumo maior quando se fornece apenas as folhas da bananeira ou se adiciona 50% de folhas ao material oferecido (ARCHIMÈDE et al., 2002; RUIZ e ROWE, 1980).
Seu miolo é rico em fibras, potássio e vitamina B6, é indicado para tratar gastrites e úlceras e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Geralmente quem tem bananeira em casa acaba deixando o tronco para compostar ou para alimentação de bovinos e galinhas, pois ele é um ótimo vermífugo natural.
A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade e acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do tripes e do moko.
O uso do subproduto da banana, como cascas e frutos impróprios para a sua industrialização, pode suprir as necessidades nutricionais nas dietas de vacas leiteiras e é uma alternativa viável de utilização de resíduos agroindustriais, além de contribuir para melhorar o poder antioxidante do leite.
As vacas gostam de comer fruta-do-lobo, manga, laranja e goiaba e quando pegam do chão não tem problema, mas quando pegam direto das árvores podem se engasgar e morrer. As árvores no posto devem ser manejadas para que a copa fique alta e o gado não pegue frutas diretamente do pé e engasgue.
O resíduo da bananicultura (desbaste) pode ser utilizado como forragem conservada na forma de silagem, tanto a cultivar Pacovã como a Prata-anã, por apresentar teores nutricionais aceitáveis na dieta de ruminantes.
Corte o caule com uma faca limpa bem afiada dando uma distância de 1 a 2 cm do tronco. Podar regularmente permite que a bananeira mantenha a sua aparência exuberante. Espere a colheita das bananas e o florescimento antes de podar o caule.
É recomendável extrair o palmito de bananeiras jovens, uma vez que o vegetal delas é menos fibroso. Forma de preparo 🧑🏼🍳🔪 O palmito da bananeira é comestível, mas antes de ser consumido precisa ser processado. Depois de extraído, recomenda-se cortá-lo em rodelas ou cubos menores.
O palmito de bananeira pode ser pouco conhecido no Brasil, no entanto em vários países da Ásia ele é muito cozinhado e é até considerado um alimento medicinal.
A bananeira possui muitos nutrientes em sua seiva e que desde a antiguidade é utilizada como cicatrizante pelos humanos. O objetivo deste projeto foi investigar a eficácia da seiva da bananeira e iodo polividona para a cicatrização e reconstituição do tegumento de ferimentos em coelhos.
* bananeira: para as vacas, pode ser fornecida toda a folha, com o caule, picado e misturado na ração ou à vontade no potreiro. Para os terneiros, o talo da folha da bananeira pode prender o intestino.
Sim, bananeira! Para quem quer saber mais sobre isso, a bananeira pode também constituir um bom alimento para as aves, quando a criação está localizada em região onde esta cultura é explorada.
Seu miolo é rico em fibras, potássio e vitamina B6, é indicado para tratar gastrites e úlceras e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Geralmente quem tem bananeira em casa acaba deixando o tronco para compostar ou para alimentação de bovinos e galinhas, pois ele é um ótimo vermífugo natural.
Aplica-se em banhos locais ou em clisteres em casos de hemorragia ou prolapso do ânus. Avivam-se as úlceras atônicas pelo simples contato da seiva de um tronco recém–cortado, e a mesma serve para curar as aftas das crianças, misturada à porção de água simples.
Sabia que esta planta não é uma árvore? Por não ter nenhuma parte lenhosa, como um tronco, a bananeira é considerada como sendo a maior planta herbácea que se conhece. A produção de banana é a quarta maior produção de fruta em todo o mundo.