As lagartixas podem transmitir doenças e carregar certos parasitas, como a giardíase, que pode infectar você, sua família e seus animais de estimação caso não seja tratada corretamente. Por isso, é importante evitar que as lagartixas se tornem um problema mais sério na sua casa.
"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.
Não, a lagartixa doméstica morde, mas não possui veneno. Não existe relato de nenhuma lagartixa de qualquer gênero e família que o possua. Por isso, não há problema em deixar esse pequeno lagarto circular por sua casa. No entanto, como todo réptil, a lagartixa pode ser portadora da bactéria Salmonela sp.
Evite deixar migalhas de comida e lixo acumulado. Um dos fatores que podem atrair o animal para a sua casa é a busca por alimento. Para quem possui jardim, é recomendado eliminar qualquer item que possa servir de abrigo e refúgio para as lagartixas.
Em cativeiro, algumas vivem por aproximadamento 9 anos, tempo variável de acordo com a espécie, mas sabe-se que na natureza, devido ao maior número de predadores, o tempo de vida é muito menor. A maioria das espécies faz autotomia caudal, que é o fenômeno de soltar a cauda quando se sentem ameaçadas.
Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra.
O que é a Platinosomose? A "doença da lagartixa" é uma parasitose comum em felinos, resultante do hábito natural de caça. O parasita causador é o Platinosoma, que é transportado por répteis, como lagartixas e sapos, que não adoecem com a infecção, mas o carregam em seu organismo e o disseminam através de suas fezes.
A presença destes animais em casa pode ser observado como algo positivo. Ao visitarem o seu lar, elas levam energias positivas, limpas e saudáveis, que pode ser um prenúncio de que as coisas vão bem para você e sua família.
Uma ótima dica para afastar lagartixas de casa é usar o aroma de óleos essenciais. Um dos melhores e mais eficazes é a citronela, que espanta também insetos com bastante eficácia.
O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo,diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas.
A lagartixa, por ser um réptil, pode ser portadora da salmonella — gênero de bactérias responsável por contaminar alimentos diversos. Por isso, caso toque em uma lagartixa, lave bem as mãos após o contato.
A reprodução das lagartixas é ovípara. Geralmente, as fêmeas põe entre um ou dois ovos. Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra. Nas casas, qualquer fresta um pouco úmida, como pequenas fissuras ou frestas de janelas, já é local adequado.
A alimentação destes répteis consiste basicamente em frutas, vegetais, ovos, além de alguns insetos e aracnídeos como os escorpiões contribuindo, assim, para o controle de algumas pragas agrícolas e urbanas.
A visão dessa espécie é bastante especializada, fazendo com que os animais consigam enxergar longe. Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão.
Um lagarto pode viver sem comida, varia de espécie para espécie. Os dragões barbudos adultos podem sobreviver por até três semanas sem comer, enquanto as lagartixas leopardo adultas podem viver mais de um mês sem comida. Também depende se o lagarto é adulto ou bebê.
É conhecida por motivar a transformação da natureza humana. Ligada ao calor, ela assume influência sobre as emoções e o temperamento pessoal. Por isso, também está associada a justiça, proteção e paz interior, bem como à capacidade de superação frente a desafios, obstáculos e provações.
Ter lagartixas por perto pode parecer assustador para algumas pessoas, mas esses pequenos répteis são inofensivos e úteis no combate de pragas domésticas. As lagartixas costumam andar pelas paredes das residências à procura de alimentos, podendo ser traças, aranhas, insetos e mosquitos.
Na verdade, as lagartixas podem ser até úteis para os humanos: elas se alimentam de aranhas, escorpiões e insetos em geral, como mosquitos (inclusive o Aedes aegypti), moscas e baratas, controlando as populações desses animais.
Você já deve ter ouvido falar que lagartixas transmitem cobreiro, não é mesmo? Na verdade, isso se trata de um mito! Sim, sei que ficou chocado com essa informação, mas o cobreiro não possui nenhuma relação com as lagartixas ou qualquer outro animal!
Existem diversos repelentes que podem ser utilizados para espantar lagartixas sem causar danos a elas. Por exemplo, o uso de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, citronela e lavanda pode ser eficaz para afastar esses répteis.
As lagartixas podem ser criadas como animais de estimação. Existem várias espécies de lagartixas que são populares entre as pessoas que gostam de ter animais em casa, incluindo as lagartixas-leopardo, as lagartixas-crested, as lagartixas-barbudas e as lagartixas-de-cauda-gorda.
Em 1960, um cientista alemão chamado Uwe Hiller sugeriu que essa habilidade estava relacionada a um tipo de força de atração e repulsão entre as moléculas da pata da lagartixa e as da parede. Essa força é conhecida como forças intermoleculares ou forças de Van der Waals.