Uma moto elétrica pode rodar na chuva, atravessar poças d'água, mas deve evitar enchentes. Saiba que se você tem uma moto elétrica pode, inclusive, lavá-la. Aliás, caso resida ou circule em cidades à beira-mar, sua moto elétrica precisa de lavagens frequentes.
Embora muitos se questionem se uma scooter elétrica pode andar na chuva, é importante destacar que a exposição à água deve ser minimizada. A água pode afetar componentes eletrônicos e acelerar a corrosão, especialmente se o veículo não for limpo e seco após o uso em condições úmidas.
A moto na chuva estraga alguns componentes caso essa exposição seja regular. Isso porque a água da chuva pode penetrar em partes sensíveis da moto, como o motor, a caixa de marchas e o sistema elétrico, causando corrosão e mau funcionamento.
Elas são resistentes a respingos, o que significa que podem lidar com uma chuva leve por um curto período. No entanto, a exposição prolongada à chuva, especialmente forte, pode resultar em água entrando nos componentes elétricos, causando curto-circuitos e danos permanentes.
Retire a bateria da moto e use água destilada para manter o nível entre as marcas de mínimo e máximo. Nunca use água da torneira ou mineral, pois os minerais podem corroer as placas internas da bateria.
Sempre utilize capacete, jaqueta resistente à água, calças e botas apropriadas, além de luvas que proporcionem uma boa aderência mesmo quando molhadas. Esses itens são essenciais para proteger o corpo em caso de queda. Na Promenac Motos você encontra todos os itens para garantir a sua segurança em dias de chuva.
O que não pode molhar na moto elétrica? Não é recomendado molhar diretamente os componentes elétricos, como bateria, controladores e conectores. Além disso, é aconselhável evitar jatos de água de alta pressão, pois podem forçar a entrada de água em áreas sensíveis.
10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.
Sabemos que é comum ver motociclistas se arriscando todos os dias, levantando as pernas e os pés para passar em locais como esses, mas não faça isso, pois o risco de queda é muito grande! Além disso, caso a água esteja por cima do eixo da rota, ela pode cair e o motor acabar morrendo.
Andar de moto na chuva pode ser extremamente perigoso. Portanto redobre a atenção, pois as possibilidades de um acidente aumentam e a dificuldade de pilotar a moto é completamente diferente. Em rodovias esse cenário se torna pior ainda.
Se exposto costumeiramente a sol e chuva, o tecido pode rachar e, posteriormente, rasgar, condenando a espuma a apodrecer por infiltração de água. Evite esse tipo de ocorrência estacionando sua moto em áreas de sombra, ou deixando o banco sempre coberto com pano ou papelão.
1 – Espere o motor esfriar: os especialistas recomendam lavar sua moto elétrica apenas com o motor frio. Dessa forma, procure lavar sua moto antes de ligá-la ou espere cerca de meia hora até o motor esfriar por completo, antes de começar a lavagem.
Desligue a bateria (solte primeiro o pólo negativo), retire-a da moto, abra todas as tampinhas e complete o nível com água destilada vendida em postos de combustíveis e farmácias – água comum oxida as placas metálicas existentes dentro da bateria. Não use água mineral ou da torneira.
Além do risco ao motor e escapamento, os scooters usam câmbio do tipo automático – conhecido como CVT. Se o componente ficar abaixo da linha da água a caixa de engrenagem será afetada assim como o óleo será contaminado com lama.
Afinal, pode – ou deve – lavar o motor? E a resposta é não! O jato de água direto por comprometer, em qualquer uma das propulsões, alguns componentes eletrônicos e danificar a central eletrônica, por exemplo. No caso do elétrico a situação pode ser um pouco mais grave.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
Sim, é verdade que lavar a moto com o motor quente pode representar riscos de danos, especialmente ao bloco metálico. Quando você lava a moto enquanto o motor está quente, há uma brusca mudança de temperatura na superfície do bloco do motor. Isso pode causar o que é conhecido como choque térmico.
A bicicleta elétrica é projetada igual as bicicletas convencionais, então ela não é de açúcar e pode sim se molhar um pouco. Mas os fabricantes advertem: sua bike é RESISTENTE à água, não à prova. É indicado que a sua bicicleta elétrica fique guardada em locais secos e protegidos, longe das ações do tempo.
Para pilotar na chuva (e em qualquer situação) o ideal é usar capacete com viseira limpa e sem riscos, além de calça, jaqueta, luvas e bota. Um conjunto impermeável com uma cor chamativa e áreas com material refletivo ajudam os outros motoristas a enxergarem você em dias chuvosos.
Suavidade nos movimentos. Para pilotar na chuva, além de saber como frear a moto na chuva, é indicado manter uma troca de roupa sempre pronta, pois prevenir nunca é demais. Em dias de chuva, outra dica relevante é: faça movimentos suaves. Ajustes do acelerador, a frenagem e as curvas devem ser realizados suavemente.